Aproveitando o tópico do post anterior “Inflação: Você sabe realmente o que é ?”, dedicamos este post a falar mais sobre os juros reais.
Agora que você sabe o que é inflação, quais os níveis ótimos da mesma e como ela impacta seus investimentos, vamos falar sobre os juros reais.
Juros reais nada mais são do que quanto seus investimentos rendem, descontada a inflação. Simples assim.
No Brasil de hoje (23 março de 2017), temos um CDI rendendo 12,13% e um IPCA 12 meses de 4,76%. Isto dá um juro real de
((1+12.13%)/(1+4.76%))-1 = 7,04%.
O gráfico abaixo mostra a inflação em barras azuis e a taxa de juros (Selic) no Brasil que é sempre muito próxima ao CDI.
Veja que quando a linha pontilhada está acima das colunas azuis temos juros reais positivos. Quanto maior é esta distância mais o investidor de renda fixa baseado em CDI/Selic ganha. De 2014 a 2015 e da metade de 2017 até hoje temos uma boa taxa de juros reais no mercado.
São os juros reais mais altos dos últimos tempos no país, que historicamente não superam os 4%. É um ótimo momento para a renda fixa, mas os juros tendem a cair com força em breve e estes juros reais não serão mais realidade a partir da próxima reunião do banco central (Copom).
Então, na próxima vês que ouvir no Jornal Nacional que o Copom alterou a taxa básica de juros, preste atenção pois isto, por incrível que pareça, afeta sua vida diretamente !