Estudo de Caso: Saúde física ou financeira. Qual é prioritária?

Prezados leitores, Recebemos um estudo de caso um tanto inusitado, porém acredito que existem muitas pessoas nesta situação no Brasil. Pessoas que tem um emprego normal com rendimentos considerados baixo para os padrões gerais ou que estejam começando a carreira e querem desde cedo aprender a investir e para que seja possível pensar em FIRE um dia.

Vamos ao email recebido: 

Olá;   Mastroiane, assistente administrativo,32 anos, solteiro, sou do interior do RS, atualmente moro no trabalho não pago aluguel, mas pago um preço por isso.. mais horas de trabalho e não tenho opção de ter uma cozinha, tenho que comer o que tem e quando tem, eu tenho apenas um quarto pequeno e um banheiro; Não tenho controle nenhum de minhas despesas, eu sou gordo então meus maiores gastos são com bobagens e guloseimas, pago uma prestação de uma smartv de 180 reais por mês, ainda falta umas 8 prestações e tomo medicamentos para depressão um gasto de 200 reais por mês, 50 reais de créditos para celular, 50 reais com produtos de limpeza; Recebo 1500 com descontos de fgts e inss fica 1300 esse é meu único ganho atualmente; Tenho 6 mil reais na poupança, valor que vendi meu carro, hj em dia não possuo carro; Ainda sou solteiro então ainda me encontro sem um rumo certo,minha vida teve várias mudanças eu mudei de cidade a 5 meses por conta desse emprego, parei de fumar cerca de um mês atrás ainda fico muito ansioso, meu sonho era emagrecer pois ja esta ficando insustentável estou pesando mais de 150 kg; Gostaria de uma orientação do que fazer com esse dinheiro que tá na poupança pois tenho medo de ir gastando e ficar sem nada, e que quantia devo guardar aliando com um pouquinho de prazer. ainda não acostumei com esse salário pois 31 dias parece uma eternidade para passar  desde ja meu muito obrigado! estou no aguardo!

Comentários

Caro Mastroiane, bem vindo ao seu estudo de caso. Primeiramente parabéns por parar de fumar e por tentar cuidar da saúde. Isto é muito importante, até mais do que investir e poupar dinheiro. Sem saúde não adiantará de nada ter dinheiro. Quem sabe essa sua depressão e os gastos com ela diminuirão com o passar do tempo e a melhora das condições de vida e saúde por largar o vício.   Do ponto de vista financeiro, ganhas R$ 1300 líquidos mensais, mas seus gastos estão bem limitados e pelo que escreveu, menos de 500 reais mensais. Ainda lhe sobrariam cerca de 800 reais mensais (provavelmente menos já que não cita compra de alimentação) para poupar e investir o que seria uma taxa de poupança de cerca de 60%, o que não é nada mal para quem ganha pouco mais de um salário mínimo, mas como bem escreveu, você está em uma situação bem particular que não é padrão e não será assim para sempre.   Sua pergunta não é sobre FIRE (e nem podemos pensar muito nisso até não organizar a vida) e viver de renda. Para isto teríamos que recomendar você tentar se qualificar e conseguir um emprego melhor e/ou aumentar a sua renda de outra forma.
Sua pergunta é sobre o que fazer com o dinheiro na poupança pois como ele está muito acessível você fica tentado a gastar. Pois bem, como sua situação financeira não é muito confortável nem seu emprego muito estável a primeira vista, o que podemos recomendar é manter uma parte destes 6 mil reais na poupança ou preferencialmente no Tesouro Selic como reserva de emergência para caso aconteça algo como perder o emprego ou precisar achar um lugar para morar – já que mora no emprego hoje. Deve ficar claro que com um capital baixo não deves buscar rendimentos maiores pois isso praticamente não vai mudar nada. Precisa é proteger o que tem de você mesmo e procurar aumentar este bolo quando for possível através de maiores fontes de renda. Muito provavelmente você tenha esta poupança em um grande banco tipo Banco do Brasil. Existe nestes bancos investimentos sem imposto de renda chamado LCIs e LCAs que possuem uma carência de 90 dias, um ano e 2 anos, período este em que você não pode sacar este dinheiro. Ele fica preso. Talvez este tipo de investimento produza essa proteção de que você não gastará o dinheiro em um acesso de impulsividade e ganhará alguns centavos a mais de retorno. Porém, não coloque tudo neles já que pode precisar de dinheiro caso aconteça algum imprevisto como falamos. Deixe metade ou pouco mais do valor que tens hoje na poupança, mas procure não gastar a não ser se acontecer uma emergência.
Estes instrumentos citados acima possuem limite de investimento mínimo de mil reais então se quiser aportar seus 800 reais mensais, precisará acumular dois meses na poupança depois transferir para o título. Se você realmente quer aprender a investir da melhor forma, sugiro ler muito e abrir uma conta em uma corretora de valores e comprar CDBs de bancos menores que tem a mesma segurança (FGC) e rendimentos superiores e também tem período de carência que não poderá sacar, que é o que busca.

Gastar ou Guardar?

Pergunta também qual quantia deve guardar/gastar para aliar um pouco de prazer a vida. Esta é uma pergunta muito pessoal Mastroiane. Difícil dizer, mas hoje está guardando bastante tendo em vista o quando ganha. Precisa equilibrar as coisas de modo a nunca guardar menos que 20% do salário líquido por exemplo. Alguns meses guardará mais, outros menos, mas na média sempre guardará um  bom pouco que fará diferença no futuro. Guarde um percentual fixo ao receber o salário e o resto gaste como quiser e seja feliz. Se qualificar um pouco mais e conseguir um emprego melhor pode ser outra meta. Quando isto acontecer, poderá guardar mais e começar a investir para valer, abrindo uma conta em uma corretora. Algumas pessoas poderão te dizer para abrir agora e começar a comprar ações (leia isso), mas eu acho que isto é precipitado sem ter um fundo de emergência e um pouco investido em renda fixa antes.

Saúde física em primeiro lugar

De qualquer forma, acho que antes de pensar no financeiro, tens coisa muito mais importante a se preocupar e focar que é perder peso e cuidar da saúde. Veja que seu maior sonho é emagrecer. Se este é seu maior sonho, precisa fazer isto acontecer ! Eu mesmo estou tentando emagrecer mas é difícil, eu sei bem. Porém não é meu maior sonho e por isso fica sempre em segundo plano. Quando é sua meta maior precisa focar, fazer o que é preciso e se sacrificar por isso.  Muita força e espero que estes parágrafos te ajudem a te dar um rumo e priorizar o que é importante para você.

Um abraço e abrimos para comentários sobre o que o Mastroiane pode fazer para melhorar sua vida pessoal e financeira!  


31 thoughts on “Estudo de Caso: Saúde física ou financeira. Qual é prioritária?

  1. Fala, AA40, boa tarde.

    Saúde física é fundamental para qualquer coisa que pensemos em fazer. Não há sentido algum em poupar, investir e deixar a saúde de lado. Mastroiane, invista no seu emagrecimento, seja através de uma academia ou de um esporte e, a partir daí, comece a pensar em investimentos, seguindo as dicas do AA40.

    Sucesso, saúde e bons negócios.
    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

  2. diminui a punheta e vai caminhar, mastroiane. é bom pro corpo e pra cabeça. já é um boa começo. depois que melhorar seu ânimo, comece a pensar em dinheiro.

  3. Saúde mental em primeiro lugar, de que adianta juntar milhões se você nunca gasta e fica levando marmita pro trabalho, indo de bicicleta pro supermercado, para no final os outros gastarem na sua morte ou ainda pior, pra quê guardar se você for dar tudo pra caridade igual um famosinho americano zé ruela ? O primeiro gasto obrigatório de vocês deveria ser o psiquiatra.

  4. Minha vida melhorou muito depois que adotei o surf como hobbie. Ganhei condicionamento físico, um grupo de amigos e uma dose diária de serotonina e contato com a natureza que mudou a minha vida da água pro vinho. Sugiro fortemente que você pratique um esporte e o incorpore a sua rotina.

  5. Estudo de caso triste, o colega aí em cima está lutando duas das maiores batalhas da vida… normalmente abrimos mão da saude para ganhar mais dinheiro ou o contrário, infelizmente ele está com dificuldades dos dois lados. É muito fácil dizer pra ele cuidar primeiro da saúde mas eu sei muito bem como é difícil quando o restante da vida profissional não está indo bem. Vai ser preciso muito esforço mental para colocar as coisas nos trilhos.

    As vezes me sinto bastante culpado com esse negócio de blog pq sinto que estou "vendendo" um sonho que nem sempre é democrático e está ao alcance de todos.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    1. Verdade. É um sonho para alguns até impossível pode ser. Mas mesmo sem IF , o camarada pode ter uma boa reserva de emergência. Mas continue com o blog

  6. Como o Sr. IF 365 dias falou logo ali em cima,

    Todo blog que eu visito aqui na finansfera, os blogueiros são sempre os fodões: são héteros, tem patrimônio (casa, terreno, ações em geral), fazem coisas legais (surfam, pilotam, viajam, jogam futebol), falam vários idiomas, conheceram vários países, alguns até vivem e trabalham no exterior. Estão no topo. E para eles, estar lá, no topo, não é tão complexo, como para outras pessoas. Por isso, qualquer um é tido como chorão, vitimista, derrotista por parte deles.

    Eu sou pobre, homossexual, ainda por cima, meu pai nos abandonou há muito tempo. Fiquei com a responsabilidade de ajudar financeiramente minha família, minha mãe, também depressiva, e meu irmão, que tem uma deficiência mental grave. Estudo de todas as formas, como sair desse poço, dessa depressão, mas sempre tem um porém, um obstáculo. Tenho sonhos demais, mas, jamais poderei vivê-los. Não vou poder morar muito longe deles, caso queira estudar ou trabalhar, pois, posso ser acusado até de abandono. Não posso deixar os dois sozinhos pois estamos falando de deficiência mental. Nunca vou poder morar no exterior, que era meu sonho. Não vejo graça em viver. Penso em suicídio todos os dias. Entra ano, sai ano, sempre continua do mesmo jeito.

    Mas, pros caras daqui da finansfera foi sim mais fácil. Eles tiveram apoio, incentivo, dos pais, uma boa educação, curso de idiomas, esportes. Eu não tive nada disso. Queria conseguir fingir que não sei a gravidade disso. As vezes, queria nunca ter conhecido os blogs de finanças, pois mostram uma imagem do que eu não posso ser. Isso só me deixa mais perturbado.

    Claro que eu tento, claro que eu quero, mas, acho que devo ter sido um criminoso em vidas passadas, só pode ter sido.

    1. Ninguém é obrigado a ler um blog sobre um assunto que lhe faz mal.
      Existem centenas de outros blogs sobre os mais variados assuntos: futebol, novelas, big brother, coleção de carrinhos, etc.
      Procure ler blogs sobre assuntos que lhe façam bem.
      Se os blogs sobre finanças pessoais lhe fazem sentir mal, deixe de le-los. A não ser que você seja masoquista e goste de se torturar…

    2. Pode ter certeza de que essa não é a intenção dos blogs, mas realmente a maioria aqui teve sim um início privilegiado e que permitiu chegar onde chegou, o mérito está em não ter desperdiçado a oportunidade que "deus deu", isso porque tem gente que tem oportunidade e desperdiça.

      Tento me policiar para meu blog não virar uma página de Facebook onde meticulosamente crio a imagem de levar uma vida perfeita, mas imagino que aos olhos dos outros eu possa estar falhando. Assim como vc também tenho meu lado obscuro da vida que já me levou próximo à depressão, o pior dele é a minha saúde… acho que já faz mais de uma década que eu não sei oque é não sentir dor desde o momento que acordo até a hora de dormir. Minha mente às vezes nem registra mais as dores porém se eu para e prestar atenção está lá. Então pode ter certeza de que em todas as minha fotos bonitas em lugares exóticos o meu sorriso que aparece lá mascara essa vida de dor crônica que eu levo. Também como qualquer outra pessoa normal tenho meus dramas familiares, alguns bem graves… enfim, cada um infelizmente carrega a própria cruz e para mim saber que outras pessoas tem problemas maiores que o meu não me faz sentir melhor, pelo contrário fico ainda mais revoltado com a vida e me pergunto diariamente porque fomos colocados no mundo para simplesmente nascer, crescer, sofrer e morrer.

      Sr.IF
      http://www.srif365.com

    3. Perturbado deixa a pessoa quando ver o Instagram. Aqui ė mais aprendizado Não é como as imagens do Instagram. Que vc consiga seus objetivos. Esse negocio de fire é para pouca gente no Brasil, quase ninguém em 208 milhões.

    4. Anon, ao contrário de muitos, estudei em escola publica, universidade publica, nunca tive ajuda de familia e mesmo assim me considero bem sucedido então é possível sim. Sua situação é bem complicada dado aos problemas familiares que acredito seja o que te leva a essa depressão. Deve ser complicado mesmo, agora tirando isso todo o resto tem solução, isto não vai durar para sempre.
      Se quiser nos enviar um email para um estudo de caso de suas finanças e quem sabe ouvir algumas sugestões dos colegas da blogosfera fique a vontade, só queremos ajudar a todos a conseguir realizar nem que seja parcialmente seus sonhos e a este ponto nosso blog já virou quase um divã hahah. Abcs

    5. SrIF365 Não ligue. Pessoas tóxicas que só reclamam e nada fazem estão no seu blog, na minha família e em toda parte. Não posso aportar tanto quanto os campeões ,no meu caso 1/10 deles e tudo bem porque o que procuro é me libertar do emprego que estou e próximos que terei, por liberdade de escolha e tranquilidade com o futuro e cada um tem seus gastos e vida próprias.
      Anon derrotista das 11:25 tem aposentadoria especial para seu irmão e até você se comprovar sua depressão ser sem volta.
      Tanto o If365 A40 me dão vontade de me esforçar e agradeço muito o trabalho que tem feito de ajudar os outros. Agradeço profundamente.

    6. Ótimo ponto Anon, se o irmão tem deficiencia mental ele pode conseguir "se encontar no INPS" como falavam antigamente e conseguir aposentadoria especial. Quem sabe até sua mãe ou por idade em breve. Com isto consegue pagar um cuidador já que mora no interior e isto é bem barato ai. Assim que fica quase livre para seguir seus sonhos e arrumar um homem na cidade grande ! Abcs

    7. Oi, Anon das 11h25min. Já te vi comentando em outros posts. Acho que, dada a situação do seu irmão, a sugestão dos colegas aqui sobre o auxílio do governo é bem-vinda. Dá uma olhada pra ver o que você precisa fazer pra ter esse auxílio.

      Quanto à sua homossexualidade, certamente ainda há um estigma na sociedade que ainda prejudica bastante o seu bem-estar, mas você pode procurar fazer amizades com outros homossexuais ou simpatizantes da sua região. Acredito que isso vai te fazer se sentir melhor, vai te ajudar a enfrentar teus desafios.

      Abraço

    8. Anônimo 11:25, você já pensou em criar o seu próprio blog FIRE onde você também conta suas experiências pessoais (e o que mais der na telha)?
      Esse comportamento de ler blogs FIRE só para passar raiva não é nada saudável.
      E não "se culpe" pela vida difícil que leva. Você é uma pessoa decente que não abandona a sua família – e certamente não sabe dos podres dos blogueiros FIRE fodões (que obviamente não revelam essa parte da vida deles nas redes sociais).

    9. Não seria bacana filtrar o que é informação sobre finanças, educação financeira, investimentos e independência financeira e sobre a vida pessoal de cada um? Sei que é interessante ver a rotina dos criadores de blog. Mas se martirizar sobre isso é deixar de lado os fundamentos sobre educação financeira, que está ao alcance de todos em relação a vida pessoal de cada um. Tem a questão de proporcionalidade também. Não é muito pesado querer algo relacio9nado a outra pessoa na sua realidade? Eu mesmo sou assalariado. Comecei a investir em ações no início da pandemia (março de 2020). Proporcionalmente tenho resultados muito bons dado a minha realidade. Eu ganhei 300,00 só de dividendos. Fiquei feliz pacas quando vi meus resultados na minha planilha.

  7. Amigo do post, vou te dar uma dica que mudou minha vida! Procure sobre dieta flexível no youtube e seja feliz com os resultados! Academia é vida, e com o tempo você vai gostar, confiei em mim. Abraço

    1. Caro anon, tente essa alternativa: https://www.youtube.com/watch?v=ECxYJcnvyMw
      Não fiz ainda, pois consigo pagar uma academia. Mas recomendei para um brother meu a um mês. Ele faz diariamente, e recentemente tá sentindo uma melhora no condicionamento dele.
      Não garanto que funciona, mas começa por aí, depois tu vê se quer comprar uns pesos pra malhar.
      Sucesso.

  8. Olá Mastroiane primeiro parabéns por pensar em como melhorar sua vida. Concordo com o AA40 que você deveria manter uma reserva de emergência e não mexer nesse dinheiro.
    Como vc parece muito motivado a mudar por que não tenta colocar uma meta de caminhar 10 minutos por dia 5x por semana e vai aumentando isso?
    Tem como vc acordar meia hora mais cedo e tentar fazer isso antes do trabalho? Com o tempo vc vai se sentir mais disposto e vai querer se alimentar melhor. Uma coisa q faço é marcar num calendário toda noite um X num dia que não comi doce e fiz exercício e sempre me desafio a ter uma sequência grande de Xs. Esse ano já fiquei 22 dias sem doce, fraquejei e comecei de novo! O começo é caótico pq açúcar é um vicio mesmo mas com o tempo vai melhorando!!
    Boa sorte
    Abs
    Muquirana

  9. Um caso complicado, mas não difícil.
    O pior que é a humildade de buscar apoio já passou!
    Cabe a você focar toda energia e motivação de leitura da galera e canalizar para ações que ajudem na sua trajetória amigo. Não saia atropelando tudo pela grana sem uma base sólida na sua saúde. Realizando o seu sonho de emagrecer, tudo vai se ajeitar para melhor, sua auto estima no geral crescerá!
    Boa sorte

  10. Troque as besteiras dos saquinhos por aperitivos saudáveis (vegetais).
    Monte seu prato com mais legumes e menos arroz.
    Corte refrigerantes: Primeiro os de cola e depois todo os outros tipos.
    Corte os sucos de pó (ainda não consegui), sucos naturais sem caixinha.
    Beba bastante água.

  11. Mastroiane, parabéns pela vontade de melhorar de vida. Minha dica é bem simples, é mais no intuito de te dar um empurrãozinho mesmo.

    Antes de tomar banho, faz alguns marinheiros até não aguentar (pode ser 1, 2 ou 10, não importa); no dia seguinte, em vez de marinheiro, antes de tomar banho faz uns agachamentos até cansar. Já que você vai tomar banho mesmo, é melhor ir todo suado pra aproveitar ao máximo! Ao longo do tempo, vai colocando mais exercícios nesse combo de "até cansar".

    Acho que esse empurrãozinho vai te dar disciplina pra cuidar mais do corpo. O teu próprio corpo vai pedir pra se movimentar. Quando você sentir os músculos pós-treino, a sensação é tão boa – e o esforço é tão pequeno – que você vai querer fazer toda vez antes do banho.

    Abraço & boa sorte!

  12. AA40,

    Gostei do seu post, suas dicas ficaram abrangentes e completas.

    Em minha opinião, saúde física e mental em primeiro lugar, pois sem ela, de que adiantará o dinheiro? Claro que o dinheiro ajudará muito, mas melhor evitar estragar muito a saúde, pois os danos podem ser irreparáveis.

    Mastroiane,

    Sobre a perda de peso, conheço algumas pessoas que fizeram cirurgia bariátrica e a maioria acabou voltando ao peso inicial.
    Por quê? A mudança mental e de hábitos é fundamental. Não é fácil, mas com persistência e motivação acredito que é possível perder peso de forma natural.

    Você poderia começar mudando alguns hábitos, como alimentos mais gordurosos ou doces por frutas.
    Na ânsia por doces, damasco é bom, pois dá a sensação de saciedade.

    No meu blog, tenho alguns posts sobre alimentação, se quiser ver:
    Posts sobre alimentação – Simplicidade e Harmonia

    Boa semana à todos,
    Simplicidade e Harmonia

  13. Alimentação

    Não sou muito de comentar mas senti a necessidade de ajudar, sou vegetariano a anos e atualmente crudivoro ou alimentação viva procure no youtube rita zamberlar ou alcaline man, não precisa ser radical pra continuar a vida toda, apenas se comprometa por um mês na alimentação viva e esse próprio tempo e sua experiencia ou resultados vai te mostrar o quanto vai emagrecer sem dieta, livros, academia, coisas caras pelo contrario vc vai economizar e comer melhor. faça apenas por um més não custa nada já que esta a anos em um estado que não quer estar.

    Seu paladar vai mudar neste um mês e seu novo habito sera um prazer, as pessoas veem com maus olhos alimentação saudável, porque assim como drogas, açúcar, pornografia e outros vícios em geral dessensibilizam o corpo, que ele não se contenta mais com o natural. so quem fica um tempo em abstinência com essa alimentação pode entender o que quero passar.

    Seu corpo é seu templo sem saúde, tudo perde o sentido acredite.

    Dinheiro

    O processo de economizar deve ser algo natural e não de valor, assim como não "sente" falta do inss pois ele é arrancado de você, a parcela de economizar de 10 a 20% deve ser natural, mesmo que ganhe 50 reais ao acaso, parece bobagem mas guarde 5 não lhe fara falta psicologicamente mas ganha o habito de poupar independente de quanto é o seu salario.

    Na nossa idade vão me criticar, mas era difícil conseguir faculdade na época então me formei tarde, hoje o pessoal já esta formado com 22 fica difícil se melhorar para conseguir emprego melhor além de ser uma vida sofrida isso de competição…

    Empreenda em qualquer coisa que sinta que você pode, esse é o melhor jeito de aumentar o quanto ganha com pouco investimento, e nisso pode até mudar o conceito de trabalhar para outra pessoa por segurança financeira.

    Acredite organização de consumo te traz liberdade.

    Boa sorte na sua trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *