O Movimento FIRE: Independência Financeira e Aposentadoria antecipada

(Postado em 01/07/2012, atualizando em 2020)
 

Lançamos hoje, 01 de Julho de 2012, o blog Aposenteaos40.org. A principal missão é trazer o movimento FIRE americano para o Brasil.

FIRE (Independência Financeira / Aposentadoria antecipada)

FIRE vem das iniciais em inglês do termo Financial Independence Retire Early. Trata-se de um movimento que ganha mais adeptos a cada dia. A ideia central do FIRE é chegar ao ponto em que você não precisa trabalhar em período integral se não quiser pois seus investimentos gerarão a renda necessária para pagar suas contas. Você pode trabalhar meio período ou simplesmente parar de trabalhar por completo. A escolha é sua.
FIRE vai muito além de apenas parar de trabalhar e viver de renda e prega a uma mudança de estilo de vida para viver melhor, evitando comprar coisas que você não precisa para impressionar pessoas que você não gosta !
Aposentadoria antecipada jamais deve ser confundida com aposentadoria tradicional. Ninguém aqui quer parar de trabalhar aos 40. Apenas parar de fazer o que você não gosta pela obrigação de ganhar um salário para sobreviver. E se você conseguir isso em qualquer idade antes dos 65 você é um FIRE ! (não precisa ter entre 40 e 50 como alguns erroneamente entenderam)

FIRE é ASSIM – Anos de martelada para ter o resultado final

 

ORIGEM DO TERMO FIRE

 O movimento FIRE surgiu no início dos anos 90 nos EUA a partir do livro “Your Money or Your Life” dos autores Vicki Robin e Joe Dominguez. No entanto este termo não vingou até mais recentemente quando blogueiros de todo o mundo começaram a utilizar o termo e torná-lo conhecido da grande mídia. Os pioneiros e mais famosos são Mr. MoneyMustacheEarlyRetirementExtremeGoCurryCracker, MadFientistJLCollins (padrinho do movimento FIRE), RootofGoodMillennial-RevolutionChooseFI dentre outros. A ideia atraiu a mídia e também seguidores, principalmente das gerações mais jovens abraçando a idea de viver uma vida mais frugal, porém bem vivida. Não baseada em bens materiais mas sim em experiências para ser feliz e, ao mesmo tempo, fugir da corrida dos ratos e das armadilhas de consumo implantadas pela sociedade tradicional, tais como comprar a casa própria a preços absurdos e trocar de carro com frequência.

FIREE é como é conhecido o aspirante a FIRE. Aquele que está na jornada de acumulação de capital para atingir a IF com a possibilidade de RE.
 

CONCEITO

 
O conceito mais aceito de FIRE é: Maximizar a sua taxa de poupança através da redução de gastos e/ou aumento da renda, para alcançar a Independência Financeira (FI) e ter a liberdade, mas não a obrigação, de aposentar-se o mais rápido possível (RE).
 

LEMA

O lema é, consistentemente, gastar menos do que você ganha e investir a diferença. A partir do momento que você começa a economizar seu salário de forma a investir 10%, 20% ou até 50% do mesmo, você fica mais perto da sua independência financeira.
 
A independência financeira (IF ou FI – Financial Independence em inglês) está intimamente relacionada com o conceito de aposentadoria antecipada ou aposentadoria precoce (RE – Retire Early em inglês) – largar seu trabalho tradicional / carreira quando a quantidade de dinheiro guardada for grande o suficiente para que os juros dela sustente todas as suas despesas mensais. Isto não significa parar de trabalhar mas ter o poder de escolha para parar de fazer o que você não gosta só por dinheiro. Fazer outras atividades que lhe deem prazer e não necessariamente gerem renda.
 

O AA40

O blog AA40 é um dos primeiros blogs do Brasil dedicado a trazer o movimento FIRE ao país e um dos criadores da comunidade FIRE brasileira. Trazemos dicas de como começar, passando por poupar mais, evitar armadilhas financeiras e de consumo, investir melhor, gerenciar o seu dinheiro e planejar a tão sonhada jornada FI/RE.
Nossa missão é, além de criar conteúdo exclusivo sobre o tema FIRE, trazer conteúdo de qualidade dos blogs internacionais sobre o tema e adaptá-lo a situação brasileira, mantendo os aspectos não financeiros e motivacionais.
 

FIRE é sobre:

  • ·         Descobrir e alcançar objetivos de vida: “O que eu faria com a minha vida se eu não tivesse que trabalhar por dinheiro?”
  • ·      Simplificar e remodelar seu estilo de vida para reduzir os gastos. Seus desejos e necessidades não devem ser impostos pela sociedade ou mídia.
  • ·       Trabalhar para aumentar seus fluxos de renda extra, seja com dividendos, aluguel, renda fixa ou qualquer outro tipo de investimento.
  • ·  Esforçar-se para economizar uma grande porcentagem (geralmente mais de 50%) de sua renda para acelerar a independência financeira.
  • ·      Investir para fazer seu dinheiro trabalhar para você. Aprender a gerenciar e otimizar esses investimentos com base em investimentos conservadores (>=50% em RF).

 

FIRE NÃO é sobre:

 
  • ·         Ganhar riqueza para fins de aumentar o consumo
  • ·        Aposentar-se pelo método tradicional via INSS ou ficar sem fazer nada para sempre
  • ·   Arriscar seu patrimônio em investimentos duvidosos, arriscados e não tradicionais 
  • ·    Enriquecer rapidamente aplicando tudo na bolsa ou em investimentos “da moda”
Tornar-se financeiramente independente exige trabalho árduo e uma atitude saudável mas responsável em relação ao dinheiro. Adquirir, ao longo do tempo, um grau de conhecimento bem acima da média sobre o mercado financeiro e investimentos para ter ainda mais controle sobre o dinheiro e o consumo.
 
Venha conosco nesta Jornada rumo a FIRE ! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *