Tradução da entrevista do AA40 ao Millennial-Revolution de 18/12/2017

Tradução da entrevista do AA40 ao Millennial-Revolution publicada no dia 18 de dezembro de 2017:

• FireCracker -AA40, bem-vindo. Muito obrigado por falar conosco hoje.

 Olá FireCracker. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar um pouco sobre como é investir no Brasil, bem como algumas das coisas que as pessoas que procuram viver de renda de investimento e aposentar-se antecipadamente estão fazendo neste louco mercado emergente em que vivemos aqui.

• FC -Bem, então vamos começar com isso, porque é realmente interessante como a estrategia de investimento de vocês se difere da nossa. Para começar, quando inicialmente conversamos por e-mail, você mencionou que no Brasil é o oposto em termos de alocação de ativos em comparação com os EUA. O que você quer dizer com isso e por quê?

Em um dos primeiros e-mails que trocamos, mencionei sim que nossa alocação de ativos no Brasil geralmente (não para todos) se baseia em renda fixa. Como você sabe, temos uma das maiores taxas de juros do mundo. Não só isso, temos uma das maiores taxas REAIS de juros do mundo. Isso significa que nós brasileiros não precisa “arriscar” muito no mercado de ações para obter bons retornos porque os títulos do governo e até mesmo alguns CDBs podem render cerca de 4% acima da inflação ao ano. Isso não se aproxima dos CBDs (CDs) e títulos do tesouro americano, por exemplo.

Claro, diversificamos nossos investimentos e usamos ETFs e ações para isso, mas nossa alocação de ativos é mais ou menos o oposto de um americano/canadense que busca aposentadoria antecipada. Enquanto vocês usam 60% de ações / 40% de títulos de renda fixa nos EUA, no Brasil geralmente usamos renda fixa entre 60% a 80% (títulos, CDBs e outros instrumentos que você não possuem ai, como LCAs – Contrato de dívida de Agricultura, LCIs – Contratos de dívida imobiliária) e apenas 20% a 40% no máximo em ações / FIIs.

A maioria das pessoas no Brasil (mas não a comunidade FIRE) ainda mantém seu dinheiro em contas poupança com grandes bancos. Embora a taxa de retorno atual em uma conta poupança de 5,12% possa parecer realmente boa para você, não é. Podemos obter taxas muito melhores em CDBs, títulos do governo e corporativos, bons fundos e outros, mas para isso você tem que investir através de uma corretora, algo que ainda não é muito popular entre os brasileiros por falta de conhecimento, interesse ou medo simplesmente.

Nossa comunidade de blogueiros desempenha um papel importante aqui, tentando esclarecer todas as questões, preocupações e promover a educação financeira para que nossas gente invista da melhor maneira possível, maximizando o poder dos juros compostos; mas ainda há um longo caminho a percorrer.

• FC:4% de retorno após a inflação? Você deve estar brincando comigo. Isto seria o equivalente a rendimento de títulos de Bonds entre 6-7%! E quanto ao investimento em ações? Vocês tem fundos do Índice Brasileiro?

Diferentes pessoas usam estratégias diferentes aqui. Como temos muitas empresas ruins em nossos principais índices – natural para um mercado emergente – algumas pessoas gostam de escolher boas ações diretamente, enquanto outras não e assim indexam.

Nós da AA40, como vocês, somos a favor de investir através de ETFs de baixo custo, no entanto, o mercado ETF no Brasil não é tão vigoroso quanto nos países desenvolvidos ainda, mas está crescendo. Não temos centenas de opções, mas temos alguns ETFs como o PIBB11 e o BOVA11 que basicamente replica do IBOV (principal índice de ações brasileiro).

Nós também temos índices de small caps, dividendos, setoriais e outros ETFs – Lista completa aqui.

Uma coisa é diferente – Dividendos. No Brasil, os dividendos em ETFs não são depositados em sua conta na corretoras todos os meses / trimestre, mas são automaticamente reinvestidos no principal.

Um ETF muito interessante que usamos aqui é o IVVB11, que é o índice S & P 500, mas negociado no mercado de ações brasileiro. Como você sabe, para um estrangeiro investir diretamente no mercado dos EUA pode ser um verdadeiro pé no s… e pode levar muitas horas de leitura (apenas a tributação em sí é um pesadelo), então, através deste ETF, podemos investir nos EUA sem mover nosso dinheiro para o exterior e toda a complicação que isso envolve.

• FC: Como são os MERs (taxas de administração)?

Quanto às taxas de administração, definitivamente temos custos mais elevados aqui do que nos mercados desenvolvidos devido à falta de concorrência basicamente.

Alguns fundos gerenciados ativamente podem cobrar até 3% ou mesmo 4% ao ano, o que é insano. O índice ETFs que mencionei acima cobra taxas mais razoáveis. O PIBB11 cobra 0,06% ao ano, enquanto a BOVA11 cobra 0,54% ao ano.

Outra coisa que desempenha um papel importante é o imposto de renda. Quanto mais tempo você manter seus investimentos no mercado, menor será o imposto de renda que você deve pagar com renda fixa. Não é por faixas de renda como é nos EUA. É de acordo com esta tabela abaixo:

Até 180 dias 22,5%

181 a 360 dias 20,0%

361 a 720 dias 17,5%

720+ 15,0%

Esta é também outra razão pela qual defendemos investir para o longo prazo.

Há uma grande campanha acontecendo agora tentando fazer as pessoas investir através de corretoras em vez de grandes bancos, como eu mencionei acima. Você tem mais e melhores opções de investimento, taxas mais baixas, os mesmos níveis de segurança (FGC que é o mesmo que o seguro FDIC nos EUA). Você também pode comprar títulos do governo sem encargos através de corretoras, mas quase nunca através de grandes bancos que cobram normalmente na casa de 0,5% ao ano para simplesmente entregar seu dinheiro para o governo usar.

• FC: Como o hedge monetário funciona neste caso? A maior parte do seu dinheiro é mantida em Reais ou outra moeda?

A maioria de nós que estamos investindo com meta de independência financeira tem a maior parte do dinheiro em reais já que planejamos viver aqui. Porém, como resultado da nossa recente crise econômica / política, mais e mais pessoas estão investindo em fundos de hedge e ETFs em moedas mais fortes, como USD ou EURO. Alguns preferem fundos FX para se protegerem contra a desvalorização do BRL.

Nós, na AA40, geralmente dizemos que é uma boa prática manter uma parcela (~10%) do seu portfólio em um investimento em moeda mais forte. Isso também faz sentido se você está planejando fazer muitas viagens internacionais – o que é o sonho da maioria de nós durante FI/RE – então você não precisaria se preocupar demais se a taxa de câmbio BRL x USD / EUR ficar maluca !

• FC: Uma vez que o Brasil tem uma economia similar a Canadense (baseada em petroleo), vocês foram atingidos pela queda do preço do petróleo em 2015 junto com a gente. Como foi isso?

Oh se fomos. Agora, além disso, você adicione a isto corrupção como nunca antes. Não estou falando de pequenas quantidades. Estou falando de bilhões de dólares perdidos em escândalos de suborno em todos os níveis do governo.
Se você vir o gráfico abaixo, ele irá dizer o que aconteceu. A Petrobras, nossa gigante de petróleo estatal caiu de 39 reais por ação em 2009 para menos de 5 reais em 2015.

 

Fonte: Yahoo Finance for PETR4

Não só o petróleo foi atingido, mas o Brasil também depende muito das exportações de minério de ferro e adivinhe o que? Também despencou. Toda a economia afundou e as pessoas ainda sofrem com isso hoje. A taxa de desemprego de 14% mostra somente agora alguns sinais de declínio.

Em meio a essas terríveis notícias no mercado de ações, as taxas de Juros e Inflação aumentaram para 14,25% e 10,67% respectivamente. Não é a pior notícia para alguém com dinheiro investido em renda fixa, mas para economia, criação de emprego, PIB, as exportações são realmente péssimas. Em tempos como esses, você mantém sua renda fixa, que ainda estava pagando 3 a 4% de juros reais, enquanto espera por oportunidades de compra de longo prazo no mercado de ações. Simplesmente rebalanceando seu portfólio você conseguiria isso.

• FC: Uau, essa é uma inflação LOUCA. Então eu suponho que você não pode estar comprando muitos títulos prefixados em situações como essa. Como vocês se protegem contra isso? Você tem um equivalente de Obrigações de Retorno Real ou TIPS (Treasury Inflatable Protected Securities)?

Se você é alguém que pensa em uma carteira de aposentadoria de longo prazo, você deve adicionar algumas TIPS a ela (NTN-B) para se proteger contra a inflação e seu terrível efeito sobre o poder de compra. Aqui chamamos TIPS os títulos Tesouro IPCA+ (IPCA é o termo em português para CPI-Inflação). Ele repõe a taxa de inflação mais uma porcentagem do retorno real bruto.

A inflação finalmente deu uma trégua em 2017 graças a algumas reformas promovidas pelo novo governo (naturalmente muito impopular por causa disso além de estar envolvido em mais escândalos de corrupção). Quando escrevo isso, a inflação acumulada de 12 meses está em 2,8%. Nada mal se você comparar com 10,67% em 2015. Com isso, as taxas de juros também caíram de 14,25% para 7% atualmente.

No momento, um desses títulos, que amadurece em 2045, está pagando inflação mais 5,46% para alguém que o leva até a data de maturação.

Fonte: http://www.stn.fazenda.gov.br/web/stn/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Comparado com os TIPS americanos, isso é incrivelmente bom. Claro, você tem que pagar imposto de renda sobre os ganhos totais, mas ainda assim, você terá mais de 4% ao ano de retorno real líquido.

Isso significa que você poderia facilmente usar uma taxa de retirada segura de 4% ou mais, apenas investindo em IPCA + (renda fixa) aqui no Brasil se a inflação se comportar.

Esses títulos são considerados os mais seguros que você pode ter aqui, pois é respaldado pelo tesouro nacional (no pior caso eles podem imprimir mais dinheiro).

• FC: OK vamos mudar de assunto um pouco. Como é o custo de vida no Brasil? Um dos maiores desafios para os canadenses que tentam alcançar a FI é evitar o pagamento excessivo por imóveis. Você tem esse problema no Brasil?

Ótima pergunta. Nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e a maioria das capitais dos estados, o custo de vida é bastante elevado e também os preços dos imóveis. A única maneira de uma pessoa pobre ou de classe média comprar uma casa é ficar presa a financiamentos de até 30 anos, pagando taxas de juros absurdas que levam você a pagar duas vezes ou mais o preço original de uma casa / apartamento. Infelizmente, a maioria das pessoas aqui não pensam em termos financeiros, mas apenas emocionais quando analisam comprar ou não uma casa e a maioria cai em uma armadilha sem mesmo vê-la como tal.

Minha opinião é exatamente como a sua quando se trata de comprar uma casa. Ou você compra barato ou não compra e ponto final – e aluga. Com as altas taxas de juros no Brasil, quase nunca é uma boa ideia comprar uma casa se você usar a matemática. Você empresta dinheiro a juros e nunca pega dinheiro empresado aqui – esse é o nosso mantra.

Se você quiser investir em imóveis no Brasil, recomendamos fazê-lo através de REITs (FIIs como os chamamos aqui). É bem regulamentado e você tem boas opções e receita regular.

• FC: E, seguindo nisso, um dos maiores desafios para os americanos é o custo ligado a saúde. Como é isso no Brasil?

O Brasil tem um sistema público gratuito de saúde. Isso não significa que você possa confiar nele. Normalmente, nas grandes cidades, as filas de espera para exames e para atendimento médico são tão   grandes que é praticamente impraticável esperar. Hospitais públicos e centros de saúde estão sempre lotados e não recebem todo o financiamento necessário do governo. Nas cidades mais pequenas e no interior isto geralmente é muito melhor.

A maioria de nós prefere comprar planos de saúde como chamamos isso (não exatamente seguros) de empresas privadas de saúde. Normalmente, você paga uma quantia mensal e você tem acesso a uma longa lista de procedimentos médicos e clínicas cobertas a 100% (sem co-participação).

Felizmente, os cuidados de saúde são mais acessíveis aqui do que nos EUA, mas se você quer um melhor tratamento e não quer esperar na fila, você terá que gastar algum dinheiro todos os meses. O bom é que você tem opções se quiser enfrentar o sistema público de saúde e economizar dinheiro ou se você simplesmente não tem dinheiro.

• FC: Por curiosidade, quanto custa o seguro saúde no Brasil?

Existe uma grande variedade de preços com diferentes empresas, como você pode imaginar. O que eu tenho, por exemplo, que é um plano bom, mas não de alto nível, pago R$ 316 por mês (~ 100 USD) e abrange 100% de clínicas e hospitais dentro da rede, emergência, exames, uma grande lista de procedimentos médicos e cirurgias e 100% de cobertura para médicos dentro da rede.

Quanto mais velho porém, mais você paga, infelizmente. Neste site há uma tabela que mostra a média por idade em diferentes categorias (individual, familiar e corporativa). Isto é de 2016, mas pode dar-lhe uma boa visão de como as coisas funcionam. Os preços estão em BRL para dividir por 3,30 para ver em USD – Clique aqui

• FC: Jesus Cristo, esses números são uma FRAÇÃO do que os americanos pagam. OK, mas deixe-me perguntar-lhe isso: as pessoas no Brasil normalmente têm muita dívida estudantil? Os americanos que escrevem para nós regularmente têm mais de $100k em dívida estudantil, o que é incompreensível para mim.

Uau. Não, nem mesmo perto do que os americanos têm. Infelizmente, ainda não temos essa estatística aqui para eu compartilhar.

Nós temos universidades públicas que estão entre as melhores universidades do país. Uma vez que você é aprovado nos testes (ENEM) que são muito difíceis, você não paga para estudar- o que é ótimo.

Claro, apenas as universidades federais não conseguem suprir toda a demanda, de modo que o governo tem um programa de financiamento para permitir que as pessoas estudem em instituições privadas e você pode pagar mais tarde quando você se formar. Isso é chamado de FIES (programa de financiamento estudantil) que funciona de forma semelhante ao sistema americano, mas a diferença é o preço da mensalidade que é muito menor para a maioria dos cursos (talvez a Direito e Medicina já cheguem perto).

• FC: Ótimo. Olha só, mesmo países em desenvolvimento como o Brasil tem um sistema de saúde e financiamento estudantil que funciona. * suspiro de raiva *Bom, voltando, a FI não é realmente “comum” em nenhum lugar, mas como é como tentar atingir a FI no Brasil? Vocês são vistos como “loucos” pela população em geral?

Louco é a palavra certa. Todos que vão contra o pensamento geral são chamados de louco, né?

O movimento FIRE não é muito grande aqui mas está ganhando alguma tração ultimamente, acho que principalmente inspirado por experiências compartilhadas por blog como Millennial-Revolution, Mr. Money Moustache, Retireby40, o grande RootofGood, ERE e muitos outros.

O número de blogs sobre esse assunto cresceu de forma exponencial nos últimos anos até aqui – AA40 entre eles.

A maioria dos blogueiros publica seu patrimônio líquido todos os meses (é uma espécie de competição saudável e um desses blogueiros compila um ranking), juntamente com estratégias de investimento e comentários gerais sobre o que está funcionando e o que não está.

A AA40 está tentando reunir alguns desses blogueiros para organizar o primeiro congresso ou reunião da comunidade FIRE no Brasil. Algo parecido com o Chautauqua que vocês têm de vez em quando e talvez trazer alguns palestrantes convidados como FireCracker (pessoas abertas que gostam de viajar e querem visitar o Brasil). Esta é apenas uma ideia por enquanto, mas definitivamente algo que estamos ansiosos para fazer. Se você e / ou outros blogueiros estão interessados em viajar para o Brasil para treinar o seu português e falar com a nossa comunidade, são muito bem-vindo.

• FC: Olha que vou hein. Conte-nos sobre comunidade FIRE no Brasil. Você tem seus próprios bloggers FI em português ou as pessoas lêem os blogs americanos / canadenses? Existe um “Senhor Money Moustache”?

Nós temos uma comunidade de bloggers FI muito engajada, mas também lemos muito os blogs americanos / canadenses. O principal problema é a nossa língua, que meio que nos isola do resto da comunidade FIRE. As pessoas que falam/lêem inglês no Brasil não são muitas, então blogs como AA40 e muitos outros tentam trazer o melhor do que é publicado em inglês para o português e, mais importante, adaptam à nossa realidade: Não podemos recomendar investir pesadamente ou apenas em ações aqui porque não faz sentido do ponto de vista do risco, pois você pode perder 50% em questão de dias – lembre-se, vivemos em um mercado emergente e você tem que ter um estômago de aço para investir.

Não há apenas um único blog que se destaca aqui, mas dezenas. Um desses blogueiros compilou uma lista de blogs na comunidade brasileira de fogo e os classificou por número de acesso – clique aqui. Como o alvo é a língua portuguesa, o número de acesso não é significativo em comparação com os escritos em inglês como o seu, mas é algo mesmo assim.

• FC: Uau, isso foi super iluminante, e eu só queria agradecer você por isso.

Gostaria muito de agradecer esta oportunidade da entrevista e não posso realmente expressar o quanto você e outros blogueiros significam para nós. Finalmente ter um propósito de enfrentar  intermináveis horas de trabalho, tentar economizar mais e investir melhor. Você é a prova viva de que é totalmente possível sair da corrida de ratos de uma vez por todas e alcançar a liberdade para fazer tudo o que se quiser.

Um grande muito obrigado de todos os blogueiros FIRE brasileiros a você FIRECracker e a todos os leitores do M-R.

• FC: E um enorme thank you de volta! AA40, todos, vocês podem ler mais no blog https://aposenteaos40.org. Cara, estamos ficando internacionais aqui. Algum leitor brasileiro aí fora? Queremos ouvir você nos comentários! E se você tiver uma participação internacional interessante na comunidade FI, envie-me um e-mail. Gostaria de apresentar você!

By Millennial-Revolution, FC. Traduzido e adaptado por AA40

Leia a versão original em Inglês

16 thoughts on “Tradução da entrevista do AA40 ao Millennial-Revolution de 18/12/2017

  1. Relendo a entrevista traduzida, fiquei muito feliz por ter conseguido compreender a entrevista original em inglês, o que indica que não estou tão mal com o idioma norte-americano. Aprender outro idioma é questão de prática mesmo.

    Reitero meus parabéns por ter conseguido passar aos gringos uma visão geral muito boa sobre como é a nossa luta pela IF no Brasil.

    Abraço.

    1. Fico feliz por você e seu inglês CI. Lembro bem minha luta para aprender e sem gastar 1 centavo com cursos…100% autodidata, mas cheguei lá acredito eu.
      obrigado
      abcs-AA40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *