FOMO, o ETF para quem quer surfar as “ações modinha”

Contra-indicado para qualquer FIRE mas sempre interessante saber – A Tuttle Capital Management lançou recentemente um novo ETF nos EUA cujo Ticker é sugestivo: FOMO.

Para quem não sabe, FOMO é a abreviação de Fear of Missing Out ou, medo de estar/ficar de fora.

Este novo ETF americano permite que qualquer investidor participe e “invista” nas meme stocks, ou seja, aquelas empresas e ações que estão na moda ou que estão sendo, de certa forma, manipuladas (geralmente vendidas) por Hedge funds e sofrendo ataques “manada” por grupos do Reddit e redes sociais, algo que explodiu durante o período de pandemia. Entre estas estão a GameStop (GME), a AMC Cinemas (AMC), Virgin Galactic (SPCE), Clover Health (CLOV), veja outras.

O fundo também investe em empresas de aquisição para fins especiais, as chamadas SPACs, e também em empresas cripto-relacionadas.

Matthew Tuttle, CEO e diretor de investimentos da Tuttle Capital Management em um comunicado disse: “O FOMO pode mudar a exposição para qualquer coisa que esteja sendo tendência no momento, ele se rebalanceia semanalmente para que possa ficar em harmonia com as tendências do mercado e ponderar as participações de forma adequada.”

O ETF hoje (8/7/2021) possui 84 participações diferentes, de acordo com seu site. O fundo tem 225.000 ações em circulação a $25,44 de NAV, o que dá um $5,7 milhões em ativos. Já o custo em taxa de administração para este ETF são salgados 0.90%aa.

As top 10 ações em carteira hoje são:

Veja a composição em tempo real clicando aqui. Inclusive a corretora brasileira XP faz parte da lista

Perto do Bear Market

Hoje. 8 de julho de 2021, o índice de meme stocks da Bloomberg está perto de entrar em bear market (>20% de correção). Porém o ETF, que não investe apenas nelas, não está caindo tanto quanto, porém, quem investe em ETFs assim só pode ter certeza de uma coisa: VOLATILIDADE.

Segundo a Bloomberg, a cesta de ações ditas meme está prestes a entrar em bear; O índice caiu durante o mês passado devido a perdas da Clover Health Investments Corp., somadas a da Chamath Palihapitiya, bem como da GameStop Corp. e de outras empresas especulativas como Koss Corp. e Naked Brand Group. Todas as quatro ações caíram pelo menos um 25% de seu valor de mercado no mês anterior.

As quedas ocorrem em meio a sinais de que o frenesi dos day-traders que eclodiu durante os lockdowns da pandemia pode estar esfriando. O analista Will Nance, do Goldman Sachs, citou uma queda de aproximadamente 30% no comércio de ações de varejo ao rebaixar as ações da corretora Charles Schwab Corp. de compra para neutras na quinta-feira.

Conselho para os FIRE

Conselho para você FIREE ou FIRE? Fique longe destes instrumentos especulativos de investimento. Mas é sempre bom conhecer que existe, por isso escrevemos sobre ele. Ou ainda você gosta de arriscar e quer aproveitar a nova custódia grátis da IB para comprar um pouquinho de FOMO?

Ainda, para aqueles que andam meio desanimados com FIRE e sua acumulação de patrimônio, fica a sugestão de leitura deste super post do nosso colega Ifologia Pop:

Leia ainda: “Novas pesquisas descobriram que ETFs muito focados em um setor não são bons para os investidores

E o que você acha do ETF FOMO? Conhecia? Investiria nele? Comente abaixo:


AVISO/DISCLAIMER: Não é recomendação de investimento, apenas sugestão de mais estudo

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização. Leia nossa Política de Privacidade

6 thoughts on “FOMO, o ETF para quem quer surfar as “ações modinha”

  1. desanimei com fire depois da pandemia,. . querer virar fire ai vem esse virus.
    alguns possiveis fire podem ter infelizmente falecido. descansem em paz.

    1. Eu entendo Leandro, muita gente desanimou, mas olha que pelo menos nos EUA eles estão voltando aos poucos. Assim que as coisas voltarem ao normal no Brasil isto vai acontecer também.
      Pode até desanimar, mas o importante é não desistir dos sonhos né e viver ao mesmo tempo. O sonho acaba só quando se falece, enquanto isto é lutar, sendo sua meta FIRE ou continuar trabalhando até as forças acabarem ! Abcs AA40

    1. Pois é BPM, estes ETFs alavancados são muito mais arriscados e a receita para o desastre.
      Se vc ver os gráficos, muitos deles, os shorts principalmente, tendem a zero por um detalhe que poucos se atentam. Eles são Daily Leverage Resetting, replicam ou multiplicam apenas o retorno diário do índice.

      Por exemplo, se o S&P 500 cair 5%, um ETF como o SSO deve cair 10%. Se assumirmos um preço de $ 10, o SSO deve cair para cerca de $ 9 após o primeiro dia. No segundo dia, se o S&P 500 subir 5%, ao longo dos dois dias o retorno do S&P 500 será de -0,25%. Um investidor desavisado pensaria que o SSO deveria cair 0,5% mas não. O aumento de 10% no segundo dia aumentará o preço de $ 9,00 para $ 9,90, e o SSO, na realidade, cairá 1%. Ai que mora o perigo ! Fiquem longe dessas bombas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *