Entrevistamos o casal FIREE brasileiro que está fazendo muito sucesso no Instagram

Caros leitores, hoje gostaria de trazer para vocês uma entrevista com a nova-guarda FIRE que vem ai. Um casal FIREE (aqueles em busca) que tem abalado o Instagram e feito muito sucesso com seu estilo simples, comunicação direta e um bom humor raro nos dias de hoje.

Pode ser que você já os sigam, pode ser que não. O fato é que vale a pena conferir eles que são um dos pouquíssimos exemplos FIREEs no Brasil que não estão no anonimato. Então, sem mais delongas, apresento-os a Tyemi e o Matheus do canal @amoreutenhoumplano.

 

 

 
Olá Tyemi, Matheus, para quem ainda não os conhece, poderiam contar um pouco de sua história para nossos leitores? 
 

Oie AA40!

Uma honra mesmo poder contribuir pro blog sendo entrevistados!!!

Então, na verdade a gente nunca foi entrevistado antes. Criamos o perfil de finanças para compartilhar o que fazíamos de certo e em fevereiro desse ano descobrimos o FIRE. Devoramos os blogs gringos, depois os brasileiros e os livros do assunto. E descobrimos que já éramos FIRE desde 2015 que poupamos pra FI.

Mas resumidamente vou contar nossa história,

Somos ambos nascidos no interior de SP. Eu (Tyemi) fiz direito em Curitiba e Matheus Contabilidade na USP Ribeirão. Namoramos desde os 16 anos. Foram 10 a distância. E em 2014 estávamos ferrados de grana, sem tempo e a 700 km de distância. Pra ter ideia eu ganhava 1215 liquido como advogada recém formada. E nessa época já tínhamos lido Pai Rico, Segredos da mente milionária e fazíamos mil cursos.

Abrimos nossa empresa para ganhar mais, o que possibilitou a gente morar juntos – hoje em Ribeirão Preto/SP. E a partir daí começaram os aportes. 

Todo o minimalismo do FIRE, junto com a filosofia estoicista que hoje tentamos aplicar, acontecerem porque começamos a entrar em crise com a empresa de meados de 2018 pra cá. 

Faturamento caiu praticamente 95% nos últimos dois anos. Foi bem complicado.

Na verdade ainda está bem desafiador. Estamos recomeçando do zero. Mas descobrimos que precisávamos de muito pouco para viver bem, que amamos gastar com viagens – que fazemos todo ano sem falta – e com poucas coisas. 

Então durante o período de vacas gordas, hoje olhando pra trás, vemos que gastamos demais.

A nossa ideia agora é compartilhar o que fazemos com o mundo! Desde a organização financeira, a carteira que montamos, e o que fizemos para conseguir ganhar mais. Por isso surgiu o @amoreutenhoumplano. No início sem qualquer pretensão de dar curso, mas sob demanda comecei a ajudar alguns amigos.  E hoje pensamos em conseguir levar o movimento a mais gente!

Que história incrível Tyemi. E pelo que vejo, vocês estão abalando no Instagram com lives praticamente todo dia. Por que especificamente o nome “Amor eu tenho um plano”? O plano este era ser IF, FIRE ou foi uma consequência?

hahahaha 

O plano era ser IF no início, mas hoje o plano é ser FIRE. A ideia é atingir até os 39 anos.

Mas o nome em si vem do diálogo entre casais que querem um plano para conseguir ter uma vida melhor.

Quando eu morava em Curitiba e Matheus em Ribeirão sempre conversávamos por telefone sobre o que poderíamos fazer para ter mais liberdade e conseguirmos morar na mesma cidade. A gente fuçava e lia de tudo. Então vira e mexe a gente se ligava falando, “Amor, eu tenho um plano” hahaha

A ideia desse nome é falar de mais que apenas a independência financeira, mas falar de família, da construção dessa vida incrível como família, sabe?!

Muito bacana. Você falou que conheceu FIRE em fevereiro deste ano, mas pela quantidade de material no canal do Instagram qualquer um juraria que vocês conhecem FIRE a décadas. O material, os conceitos, as dicas são muito legais. Percebi também que ultimamente está dando “aulas” semanais e tem mais de 100 alunos. Nos conte um pouco por que começou a dar aulas, como são estas aulas, qual o script e o perfil dos alunos, como é? Muita gente endividada ou já é mais o pessoal com mente FIRE?

Então! Na verdade descobrimos o conceito FIRE em fevereiro desse ano, mas já falávamos sobre finanças com amigos e já promovíamos o estilo de vida (sem saber que era FIRE) muito antes. Já que esse ano completamos 5 anos poupando e investindo pro FIRE.

Nós começamos lá trás falando de dinheiro para a equipe da nossa empresa. Percebemos que poderíamos muito melhorar a qualidade de vida da galera (a produtividade, a alegria e o ambiente) se soubessem lidar melhor com o dinheiro. Isso foi em 2018 e foi aí que percebi o quanto a galera não fazia ideia nenhuma de finanças, juros compostos, investimentos. Nada, nada mesmo. Depois disso comecei a usar minhas redes sociais pessoais para compartilhar o que fazíamos. A Família começou a pedir dicas, amigos, etc. O negócio cresceu e em meados de 2019 criamos o @amoreutenhoumplano para documentarmos juntos a jornada. E por indicação aparecem pessoas querendo consultoria. Então esse resolvemos profissionalizar e ajudar mais gente pela internet. Hoje estamos com alguns mentorados no offline e vamos começar com turmas 100% online.

Sobre o Script das aulas, falamos sobre tudo, desde dívidas, como organizar as finanças, fazer sobrar, ferramentas e mentalidade e investimentos com o objetivo do FIRE especificamente. A ideia das aulas é pegar a galera pela mão e ajuda-las a criar um plano cristalino do FIRE independente de qual etapa ela se encontra. O importante é ter vontade e a mentalidade de quem quer mesmo.

Inicialmente começamos com muita gente endividada querendo se organizar. Agora, mais recentemente estamos atraindo uma galera mais pronta para investir! O que é muito empolgante. Adoramos trocar ideia com essa galera. Nosso sonho é ter uma comunidade de gente com a mesma pegada compartilhando tudo que faz.

Show. Como os nossos leitores podem participar das aulas e se tornarem alunos de vocês? Tem custo?

Toda quarta-feira tem aula gratuita com diversos alunos no Instagram. Essas aulas serão para sempre. E vamos abrir uma turma de mentoria agora dia 10/06 para pouca gente. A ideia é pegar a galera pela mão e independente de qual etapa ela esteja, ajudar ela a sair da mentoria com o plano do FIRE dela 90% pronto – adequado ao perfil dela, considerando o nível de poupança e tempo dedicado aos estudos. A mentoria vai ter custo sim, ainda o preço não tá 100% certo, porque nesse formato nunca lançamos, mas vai ser um preço bem justo por 6 meses de acompanhamento.

Bem interessante para quem tiver interesse ai. É importante ser grátis. Poucos vão atrás de trazer mais pessoas para a comunidade como vcs fazem. E no plano pessoal, quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo do casal?

Principal objetivo de longo prazo: atingir o FIRE até os 39. Nosso foco é bem grande nisso, mas não queremos poupar apenas economizando. Hoje a gente foca bastante em aumentar a renda e por isso investimos pesado na nossa empresa (aliás, investimos mais nela do que no FIRE em si ) porque sabemos do potencial que ela tem.

Curto: Nosso foco maior hoje é no trabalho. Por isso até que decidimos ter filhos mais pra frente. Queremos fazer a empresa crescer bastante! E amamos viajar também! Todo ano fazemos 1 ou 2 viagens grandes – esse ano é que tá mais difícil por conta do COVID-19.

Médio: Construir nossa casa. Apesar de saber que o aluguel é hoje a melhor opção, a gente pesquisa e sonha em ter uma casa estilo loft minimalista, com uma vista bonita. Bem campo sabe?! Nossa madrinha de casamento tem uma casa em Atibaia que é sonho de consumo. A casa em si é simples, mas a vista… a vista é surreal. E é bem no estilo que queremos construir a nossa. A casa talvez seja o maior sonho do Matheus depois do FIRE.

 

Em relação ao custo de vida, você fala que descobriram que eram FIRE por acaso e que seu custo de vida é muito baixo. No canal você publica alguns números e tudo mais, se importaria em compartilhar com nosso público e/ou deixar um link aqui para que eles confiram lá?

A gente ainda não fez um vídeo abrindo 100% dos custos de vida, eu abro em alguns vídeos alguns aspectos, mas nunca fiz um assim mostrando minha planilha. Me deu uma excelente ideia por sinal!

Mas hoje, considerando tudo tudo, nosso custo de vida gira em torno de R$10.000,00. Aliás, abril de 2020 foi especificamente de R$9065.46, que é menos de 50% do que ganhamos. Talvez para a maior parte das pessoas isso seja um custo de vida alto, mas por conta do nosso trabalho, temos alguns custos que são necessários – viajamos muito e por isso mantemos um carro bom e novo e moramos em um bairro bom e seguro em Ribeirão Preto. 

No nosso canal existem vários vídeos e aulas contando um pouco mais das nossas escolhas e finanças – fiquem à vontade para fuçar por lá!

 

A grande pergunta: Anonimato FIRE. Vocês não se mantiveram no anonimato como 95% dos FIREEs fazem. Poderiam comentar os prós e os contras de sair dele?

Como já falávamos de finanças, investimentos, patrimônio antes de conhecer o FIRE, o normal entre os educadores financeiros é mostrar a cara. Até porque a maior parte deles não abre o patrimônio. Quando conhecemos o FIRE e toda a finansfera blogueira foi que percebemos o anonimato – primeiro nos EUA – e depois no Brasil. Não entendemos de início o porque do anonimato, mas agora faz sentido. Normalmente as pessoas ou abrem as finanças e patrimônio ou mostram o rosto. Difícil encontrar alguém que abra 100% tudo.

Prós: gera muito mais conexão conversar com uma pessoa de verdade, que mostra o rosto, mostra a rotina, o que faz, o que acredita. A gente gosta de gente e aprende melhor com gente. Então como educadores e influenciadores, mostrar o rosto faz muita diferença.

Contra: Aumenta um pouco a exposição e as críticas da galera. Mas assim, isso nunca nos atrapalhou, nunca nos sentimos expostos e nunca sentimos pressão da galera em ter que emprestar ou ajudar a família (que é um medo da galera do FIRE) 

Ao nosso ver, tem muita gente muito mais rica, com muito mais renda e patrimônio que abre e aparece com muito mais naturalidade- empreendedores, influencers, etc. Então, não vimos porque a gente seria diferente.

 

Entendi. Pelo que percebi vocês não possuem um blog. Isto é proposital? O que acham daquela pergunta do SRIF365: É preciso ter um blog para ser FIRE? Ou Instagram agora é melhor que um blog?

 

Na verdade a gente tem sim, comecei a escrever recentemente, mas de fato não é o foco. O endereço é https://www.instagram.com/amoreutenhoumplano/

O Instagram foi mais por conta da versatilidade da ferramenta. Você consegue gerar conteúdos mais longos e pessoais por uma live, posts curtos e de rápida absorção pelo feed e gerar relacionamentos mais longos pelo stories. Eu (Tyemi) gosto e me adaptei rápido. Além disso, acho que é uma rede social bem crescente.

 

 

Verdade. Recentemente vocês fizeram uma live com o Viagem Lenta que atiçou o mundo FIRE, já que ele é um nome/blog muito respeitado no meio. Muitos conheceram vocês devido a esta live. Vocês pretendem seguir fazendo lives assim e se possuem alguma ideia de contornar o problema do anonimato?

 

Sim! Pretendemos! Aliás, quem quiser, só mandar um direct via Instagram pra gente que agendamos! A nossa ideia é fazer com todos! Mas nem todos topam né! Queremos mostrar pra galera que o FIRE não é teoria, que é possível, e assim compartilhar a história de pessoas que já estão mais avançadas no processo. Já chamamos algumas pessoas que negaram, faz parte. Mas queremos fazer no formato de LIVE porque fica mais pessoal. Tem muita gente da finansfera por exemplo que nem Instagram tem. 

Podemos fazer com máscara, tapando a câmera, da forma como couber para o entrevistado. Infelizmente entrevistas escritas, por usarmos o Instagram fica mais difícil. Quem sabe a gente não propaga por aí a ideia de que o anonimato não precisa ser tão extremo assim e a galera começa a topar participar de máscara! Na quinta 26/05 às 18h faremos outra com o menteinvestidora.

 

 

É, o AA40 foi um dos que disseram não, já que além do anonimato minha vós e desenvoltura para falar em público são péssimas. Quem sabe um dia.

Pergunta bônus: Qual o livro, blog estrangeiro, blog nacional, canal do Instagram e/ou canal youtube que mais gostam ou mais os influenciou:

 

Nossa, vários!

Conhecemos o termo FIRE pelo canal do youtube do Rich Journey. E daí seguimos para, é claro, Mr Mustache, playing with FI, millenialmoney.

Ouvimos o podcast do Sr IF, o Choose FI, MadFientist

E lemos o livro seu dinheiro ou sua vida da Vicky Robin e Joe Dominguez.

Aliás, lá no início, compramos o documentário Playing with FIRE the documentary e isso foi determinante para entrarmos no movimento. No Brasil com certeza o AA40 foi um dos blogs mais relevantes para entendermos como andava o movimento no Brasil.

Obrigado pela citação. Agradeço imensamente a participação de vocês aqui no AA40. Espero que sigam tendo muito sucesso neste novo modelo de comunicação FIRE que é o Instagram. A Firesfera ainda é mais da velha guarda de usar mais os blogs, mas aos poucos teremos que nos modernizar e muitos já o fizeram. O próprio AA40 aderiu ao Instagram este ano como teste (@aa40.fire).

Bem, querem deixar uma última mensagem para nosso público e fazer aquele convite para visitarem e seguirem o canal @amoreutenhoumplano ? Fiquem a vontade:

 

Primeiro obrigada pela oportunidade de compartilhar nossa história aqui com vocês e fico muito feliz de ver a união da comunidade FIRE cada dia maior. Isso é top demais, porque no final das contas quanto mais gente entender o movimento e dele puder fazer parte mais pessoas serão libertas de uma vida e emprego infelizes. 

Obrigada galera por terem acompanhado até aqui e se vocês também acham que dinheiro só é importante se for para fazer você viver uma vida radicalmente feliz, segue a gente lá no Instagram @amoreutenhoumplano. Te vejo 18h30 no aulão de quarta! 

Muito obrigado Tyemi e Matheus por falarem conosco e por trazerem novas pessoas para o nosso movimento FIRE. Precisamos de discípulos cada vez mais no mundo atual, mas gente séria que não venda milagres e vocês parecem ser destes, parabéns e continuem o belo trabalho.

 E você, siga eles lá no Instagram e deixe abaixo seu comentário e suas perguntas para o casal. 

Obrigado.


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.



71 thoughts on “Entrevistamos o casal FIREE brasileiro que está fazendo muito sucesso no Instagram

  1. O título da matéria não condiz com a situação do casal, que explicita claramente que estão em busca de "atingir o FIRE até os 39". Portanto, não são ainda FIRE

    1. Correção feita, realmente tinha entendido que eran FIRES desde 2015 como o anon acima falou porém acho que foi o caso do uso errado do termo FIRE e não FIREE (aspirante). Atualizado. Abcs

  2. Acho ótimo ver a consciência financeira atingindo mais gente. Mas o canal tá bem longe da seriedade/qualidade dos blogs e apresenta alguns erros crassos. Há, por exemplo, um post dizendo que se você poupar 100% da sua renda você será independente em 16 anos. (facepalm) Nesse mesmo post, alguém pergunta: "Então se eu poupar 5k por mês em 16 anos depois desse tempo terie o 5 k de aposentadoria mensalmente ?" E eles respondem que sim. Tá certo, então, guardar 5k/mês por 16 anos na poupança vai garantir 5k de renda mensal depois durante a vida? Vai render o mesmo que em FII ou ações também?
    Além disso, para alguém que se formou em Direito, tá muito mal na escrita.

    Mas repito: acho ótimo o movimento alcançando mais gente. Só espero que isso seja feito com responsabilidade, não oportunismo.

    Abraços, AA!

    1. Olá Anônimo!
      Não sei se você chegou a ler a descrição, mas eu comentei neste mesmo post que utilizamos os cálculos de 5% ao ano real.
      De fato, investindo na poupança em 16 anos fica difícil, mas se montar uma carteira diversificada e inteligente – 100% de poupança se atinge a FI sim.

  3. Conheci este canal por meio do André. Só me pergunto se não é rápido demais para começar a dar curso sendo que conheceu o movimento em fevereiro desde ano, não são nem 6 meses ainda?

    1. Olá Anônimo,

      descobrimos a nomenclatura Fire recentemente mas já vivíamos a filosofia há um bom tempo sem saber. Eu sou formado em ciência contábeis pela USP, trabalhei 7 anos mercado financeiro como gerente Corporate do Bradesco e broker de corretora. Tirei certificações como ANCOR, CPA 20 e estudei um bom tempo para ser CFA. Sei que é um longo caminho para melhorarmos mas estou disposto a dar a cara a tapa e tentar fazer o meu melhor. 🙂

      Espero poder contribuir assim como todos aqueles que se arriscam a produzir conteúdo.

  4. Eles têm uma visão mais "vendedor Hinodê". Aliás, aparentemente, uma grande parte da renda deles é desse tipo de marketing multinível (e eles querem ampliar para esses cursos e aulas), o que é bacana e inteligente. Porém, eu acho mais interessantes os conteúdos de pessoas mais "normais".

    1. Oi Maximizador. Sim, grande parte de nossa renda veio empreendendo como distribuidor dos cosméticos do Grupo Hinode.

      Eu não estava feliz mais atuando no mercado financeiro, mais infeliz ainda com a minha renda.

      Queremos mostrar buscar a liberdade financeira pode ser para todos, até "anormais" como eu das vendas diretas, do multinível. 🙂

  5. Nada mais são do que "vendedores de curso", discipulos da Nathalia Arcuri!, que querem enriquecer as custa do movimento Fire! Ninguem aqui na Finesfera havia tido essa idéia antes?? enfim, bom pra eles…

    1. Oi Anônimo,

      O massa do capitalismo é que as pessoas só compram aquilo que tem valor. Caso algo não tenha valor no longo prazo será varrido pelo sr. mercado.

      Espero que possa enriquecer ajudando as pessoas, é algo que todo empreendedor sonha em fazer.

  6. A melhor forma de chegar ao fire hoje é sendo dono do seu próprio negócio.

    Está disposto a partir pro tudo ou nada? Essa é a principal pergunta.

    1. Na verdade é só a nossa verdade. Empreender me economizou 33 anos de vida e 114 anos para a Tyemi.

      Começamos primeiro em tempo parcial, depois viramos a chave para o tempo integral. Não precisa ser tão da noite para o dia… mas pode ser pensado para ser feito paralelo a sua atividade principal. Minha visão.

    1. Frugalidade não tem muito mais a ver com o processo e que fazemos nossas escolhas? Ou é simplesmente com o número bruto que gastamos?
      COnheço pessoas que vivem com 2 mil reais e não são nada frugais e pessoas que vivem com 10k que são extremamente frugais. Acho que existe um erro conceitual aí. Melhor ir estudar.

    2. Não tem nada de frugal um casal sem filhos gastar 10k. Pode se contorcer a vontade para distorcer a realidade mas esses aí só servem de exemplo para geração Nutella mesmo. Nutella com dinheiro, bem no estilo façam o que mando não o que faço. Serve só como entretenimento.

    3. Concordo com cada palavra.. ainda confirma a ideia generalizada que Fire é pra poucos. Inspiração pra mim é Ana Bochi (YouTube), ela ganhava 2mil e economizada metade. Pra ela e o marido.

    4. Pensei a mesma coisa, kkkk. Dez conto sem filhos? Me poupe…
      Nem eu que tenho 3 filhos gasto dez conto por mês, eu sim sou frugal.

  7. Acho o canal deles fantástico, fala com o publico jovem e iniciante. A blogosfera não fala para eles, fala só para os "investidores" que já estão no caminho FIRE. Quem ai está criticando não faz nada para trazer novos integrantes como eles fazem. Parabéns ao casal

    1. A nossa visão foi essa os conteúdos da blogosfera são incríveis porém o dialeto específico do mercado financeiro acaba por barrar muitas pessoas do conhecimento. Agradeço meu caro.

  8. Bem legal a entrevista, tem que ser corajoso pra expor a verdadeira identidade na internet quando o assunto é finanças. A começar por ter que lidar com um dos maiores tabus que norteia a finansfera, vender seja lá oq for. Juro q eu não sei de onde veio a percepção negativa de que vender conhecimento sobre finanças é errado. Talvez daí q venha a impossibilidade da gente conseguir viver de blog no Brasil. Eu mesmo venderia algo se conseguisse produzir valor, mas por enquanto fico só no amadorismo mesmo.

    Sucesso ao casal e vou criar uma conta no Instagram só pra conhecer o trabalho deles.

    1. É como sempre digo, o povo brasileiro tem a mente de comunista. Ganhar dinheiro é visto como coisa feia, como se alguém vivesse sem dinheiro. Uma hipocrisia sem tamanho a sociedade do politicamente correto de hoje.

    2. Agradeço imensamente ao SR. IF 365 ao buscarmos conteúdo sobre Fire o primeiro blog que caímos foi o AA40 e o primeiro podcast foi o seu!

      Obrigado por elevar o nível das discussões abrindo sua experiência, entrevistando Firees e mostrando o caminho para quem deseja chegar lá.

      Obrigado e continue sua produção, não perco um episódio.

  9. Legal enquanto ficarem só na educação financeira. Quero ver a autorização da CVM e certificação para recomendarem investimentos e darem curso afinal agora é obrigatório.

  10. Hinode, Mentoria financeira (coaching).. hummmm

    Não há nada de errado em ganhar dinheiro. Problema é quando a forma encontrada é no limiar da picaretagem.

    1. A Hinode tem mais de 30 anos de existência.

      Eu sou formado em ciência contábeis pela USP, trabalhei 7 anos mercado financeiro como gerente Corporate do Bradesco e broker de corretora. Tirei certificações como ANCOR, CPA 20 e estudei um bom tempo para ser CFA. Sei que é um longo caminho para melhorarmos mas estou disposto a dar a cara a tapa e tentar fazer o meu melhor. 🙂

      Espero poder contribuir assim como todos aqueles que se arriscam a produzir conteúdo.

    2. hinode ou qualquer "marketing multinivel" é PIRÂMIDE DISFARÇADA!!! E não adianta argumentar pq não mudo a minha opinião!os trouxas que entram na base acham que vão ficar ricos

    3. Entendi amigo, eu não preciso argumentar nada.

      É só acompanhar as empresas do setor como a minha que tem 30 anos no Brasil ou tantas outras de tem capital aberto nos EUA.

      Se as ações continuam sendo negociadas lá e os players são muitos, talvez… Só talvez, negócios de venda direta e MMN tenham valor.

      Mas se você é desses que troca confunde informação com opinião. Boa sorte.

  11. Eu sou da velha guarda. Instagram não é pra mim. Já da trabalho demais cuidar de facebook e linkedin. Parabens ao casal pela coragem de mostrar a cara e dá-la a tapa. Eu vi a live do andré. Sucesso e que nunca abandonem seus sonhos !

  12. Também conheci o casal pela Live com o André (até usei o Instagram da patroa pra assistir, já que eu não tenho).
    Realmente o conteúdo que olhei depois nos posts do Instagram demonstrou ser pra iniciantes, o que não é problema.

    Vender uma mentoria, com acompanhamento posterior, é uma ideia bacana. Há anos contratei um CFP para fazer exatamente isso para minha família e foi extremamente produtivo. Se o planejamento for sério e o casal tiver sólida experiência nisso, acho legal. Espero que tenham didática e um ótimo planejamento, partindo da premissa que saber um assunto não significa saber ensiná-lo (acabei de quebrar a cara com 3 cursos online, postei sobre isso há pouco).

    Abraços e sucesso
    https://www.aposentecedo.com

  13. Deve ser muito bom pra quem nada sabe e quer começar a aprender, porém pra galera da blogosfera n vejo muita vantagem.
    A verdade é que o anonimato não serve apenas pra resguardar a segurança, mas também permite diálogos mais verdadeiros, visto que não existe fama e o ímpeto de capitalizar o conhecimento, por isso gosto deste ambiente anônimo e devo muito a ele

  14. Interessante o casal, não conhecia.

    Achei o custo de vida mensal deles altíssimo. O meu, na pessoa física, fica metade disso ou no máximo o valor mencionado por eles quando gasto mais. E aqui entra custo com filho, manutenção dos imóveis que não quero alugar e ainda gasto muito com Angus e Wagyus.

    E mesmo assim ainda acho que gasto muito e posso cortar mais, devo ser preocupado demais.

    1. Pois é, Anon!
      Achei meio incoerente esse gasto, ainda mais no interior de SP (que conheço muitíssimo bem), com a filosofia dos ensinamentos deles, de buscar Fire gastando esse montante todo, com o devido respeito, obviamente, me passa a imagem de que o foco deles, na verdade, é a venda de cursos. Então, precisam "se vender" com viagens e tudo à volta para manter uma postura de vencedor.

      Bem coisa de coach.

      Mas não conheço nada do trabalho deles para afirmar. Só tive essa impressão.

      Se tivessem falado 5 mil de despesa mensal, em 02, para Ribeirão Preto, acharia aceitável. Mas o pensamento de "carro bom, condomínio bom", para mim não vai na linha do Fire.

      É mesma coisa de eu considerar só meus aportes atuais e "gente, vou ensinar a ser Fire", quando na verdade, o que serve de base é minha experiência antes da minha empresa, antes do sucesso financeiro, de quando eu ganhava 500,00 mensal.
      Se atingir Fire com essa despesa mensal, haja capital para sustentar isso tudo (até porque, a tendência é os gastos irem aumentando).

    2. Com certeza Ivestidor Precoce!
      Eles trabalhavam com a hinode! Precisam passar a imagem de pessoas de sucesso!
      Por isso o custo elevado… quem vai comprar um curso de uma pessoa "fracassada"?
      (e o brasileiro comum adora uma ostentação).. Faz parte do jogo

  15. Primeiramente, desejo boa sorte pro casal.

    "Segundamente", uma obscena maioria de quem vende qualquer tipo de educaçao financeira é picareta. Simplesmente pq de largada já tentam vender que isso é possivel pra todo mundo o que infelizmente é mentira, pois exige muito esforço, foco e competencia. Pouquissima gente tem essas tres qualidades (eu inclusive, admito). Porém, contar a verdade nao vai fazer ninguem rico explorando as esperança dos iludidos.

    E assim gira a roda da vida

    Vejo vcs daqui a 5, 10 , 15 anos.

  16. Falando em blogs FIRE, um dos que eu mais gostava além deste era o do Viver de Renda, mas cara sumiu em Março e nunca mais atutalizou nada (até comentarios nos posts nao saem mais)

    1. Que saudade do Viver de Renda!! Pelo menos o cara teve a decência de não deletar o blog. Tem ensinamentos ali pra ler por 365 dias..

  17. Como tem um povinho inútil comentando coisa nada a ver com o tema ultimamente. Não tem nada de útil pra comentar não comentem

  18. Poh AA40, acompanhei um pouco o canal deles e os cara tão copiando seu conteúdo daqui na cara dura, linha por linha e nem te citando. Se adonaram do termo FIRE. Fiquei de cara e parei de seguir eles. Acho que você foi enganado na sua boa fé.

    1. Normal FF. O Robert, depois que publicou o livro e ficou ainda mais rico, virou as costas para tudo isso. Eu sigo ele no Twitter e as coisas que ele defende lá são até chocantes as vezes. Ele é de extrema direita e até anarquista por vezes. Fazer o que, melhor usarmos o pouco de bom que ele escreveu (pai rico pai pobre) para abrir nossos olhos também. Alias não foi ele quem escreveu, há quem diga que a Sharon Lechter fez tudo praticamente sozinha e ele levou a fama. Abcs

    2. Li o livro dele esse ano apenas de tanto que falam dele. Olivro é um belo tratado sobre a mais-valia de Karl Marx mas duvido que o autor concorde.

      Agora ele anda falando que o dolar vai derreter em inflacao e está mandando todo mundo comprar ouro

    3. Pois é, o cara tem umas opiniões um tanto controversas. Alguns concordam, outros não. Mas do jeito que o FED está agindo pode até acontecer….vai saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *