Skip to content

AA40

Independência Financeira é essencial. Aposentadoria antecipada é Opcional !

  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
Responda ao questionário do Anuário FIRE 2025 do AA40, clique aqui.

Um milhão não é mais suficiente?

Como assim? 1 milhão não é mais suficiente para se aposentar?

A capa online do jornal New York Post deste final de semana trouxe uma reportagem interessante cujo título é "Americanos precisarão de $1.5 M para se aposentar confortavelmente".

O artigo diz que o tão falado 1 milhão de dólares que costumava ser mais que suficiente para se aposentar confortavelmente até pouco tempo atrás já não é mais suficiente. Planejadores financeiros lá agora estimam que este número é de um milhão e meio de dólares.

 
"US $ 1 milhão não é tão duradouro como costumava ser. Está realmente muito ruim ai fora". 

A premissa básica desta opinião é que as políticas monetária e de redução de impostos estão criando uma super valorização das ações que não são baseadas em fundamentos e é consenso que o rendimento médio do mercado acionário nos próximos anos nos EUA será abaixo da média histórica devido a isto além de poder ocorrer uma forte correção a qualquer momento . Além disso, as taxas de juros historicamente baixas requerem mais capital na aposentadoria para gerar a mesma quantidade de renda passiva que a geração passada estava acostumada.

Trazendo para o Brasil

Traçando um paralelo com o Brasil, percebemos nitidamente que o grande sonho de ter 1 milhão de reais na conta, apesar de ainda ser o objetivo de muita gente, pode não ser o bastante para garantir renda passiva suficiente para cobrir todos os seus gastos - mas o motivo é outro - a inflação.
Um milhão de reais na conta hoje continua sendo uma ótima quantia e hoje lhe permitiriam uma renda passiva mensal conservadora de R$ 3.333 (TSR 4%). Pela TSR, esta quantia é corrigida todo ano pela inflação assim como sua retirada, protengendo capital e saques contra perda do poder de compra.
Agora vamos supor que você ainda não tenha 1 milhão hoje e está planejando ter ele apenas em 2028, dez anos no futuro. Nosso objetivo ainda seja o famigerado 1 milhão de reais. A renda passiva possível continua sendo R$ 3.333 mas o que a inflação teria feito com o poder de compra deste valor em 10 anos?
Vamos supor uma inflação no centro da meta em 4% aa. Em 2028, para comprar o que você compra hoje com R$ 3.333 seriam precisos R$ 4.933 reais.
A grosso modo, a inflação, mesmo no centro da meta, vai lhe tirar R$ 1.600* reais de poder de compra em 10 anos, ou quase a metade do valor presente (seria o mesmo que você ter hoje R$ 1.700 reais e não R$ 3.333).
Se considerarmos que queremos manter este poder de compra proporcionado por 1 milhão de reais de capital hoje, devemos ver qual montante lhe dará uma renda passiva de R$ 4.933. Usando a TSR 4% chegamos a  R$ 1.480.096,26 e, como nos EUA, muito próximo a 1.5M. Este é o valor a ser utilizado para quem está almejando atingir o seu "um milhão" em 10 anos.
Quem possui este valor hoje, basta investir bem de modo a não perder poder de compra, sempre superando a inflação em no mínimo 4%aa.
* Conforme observado por alguns leitores mais críticos, não poderíamos misturar valores presente com valores futuro .Como neste caso é uma estimativa apenas e ela ilustra bem a perda equivalente do poder de compra e ajuda a refletir, vamos manter esta comparação com esta observação.

Conclusão

Cada um sofre com os seus problemas. Isto também é verdade nas finanças. Enquanto nos EUA a inflação é muito baixa, na casa de 1-2%aa, a necessidade de guardar mais dinheiro para proporcionar a mesma renda passiva se deve a baixa taxa de juros na renda fixa e a expectativa de retorno futuro do mercado acionário ser menor nos próximos anos, no Brasil, a inflação é o grande vilão. Mesmo dentro da meta ela pode corroer metade do poder de compra em apenas 10 anos. Instrumentos que proporcionem retorno real, ou seja, acima da inflação, são essenciais para garantir a manutenção do poder de compra. Além disso, o mercado acionário brasileiro, apesar de ter uma alta correlação com o mercado americano, encontra-se em uma fase de retomada do crescimento em que é possível conseguir rendimentos superiores ao da média da década e, portanto, torna-se um belo instrumento de alavancagem dos rendimentos, mas isso só se você investidor souber o que está fazendo e entender os riscos inerentes à renda variável.

Navegação de Post

Post Anterior Post Anterior:
ESTUDO DE CASO: Não quero mais olhar o home broker e preciso de 20 mil por mês. Como fazer?
Próximo Post Próximo Post:
ESTUDO DE CASO: Morando no exterior para turbinar IF. Consigo me aposentar em 2 anos?

Você poderá gostar de ler também...

Maus negócios que dão certo e objetivos para 2018

30 de dezembro de 201713 de junho de 2021

Como contar com o SUS durante a sua aposentadoria antecipada

27 de julho de 20193 de dezembro de 2022

Não deixe seu IRPF para a última hora. Veja por que:

15 de fevereiro de 20172 de julho de 2021

Nunca esteve tão ruim para o rentista

6 de maio de 20203 de julho de 2021

O grande problema da Independência Financeira

29 de junho de 20173 de julho de 2021

Focus Investing: O jeito Warren Buffet de investir

25 de junho de 20185 de julho de 2021

49 thoughts on “Um milhão não é mais suficiente?”

  1. Gari Advogado disse:
    30 de janeiro de 2018 às 09:36

    Muito bom o post!!!! Estou longe da IF. Para mim, seria acima de 2,5 milhoes nos valores atuais. Claro que não deixo de viver, mas todo mês busco aportar no minimo 50 a 60% do meu salário. Vou acompanhar seu blog!! Abraço

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 11:58

      Vivendo e aportando tudo isso está no caminho certo. 2.5M tbm é minha meta mas nem sei se preciso tanto. Sou bem flexível e frugal então acho que de boa. No pior dos casos basta vender coco na praia. Abcs

      Responder
  2. Anônimo disse:
    30 de janeiro de 2018 às 10:25

    Vi que está melhorando tecnicamente, parabéns. Mas essa frase não faz sentido:

    A inflação, mesmo no centro da meta, vai lhe tirar R$ 1.600 reais de poder de compra em 10 anos, ou quase a metade do valor presente (seria o mesmo que você ter hoje R$ 1.700 reais e não R$ 3.333).

    A comparação acima é inválida pq compara um valor futuro com um valor presente. Não dá para subtrair diretamente "dinheiros" de diferentes épocas.

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 14:59

      Seja bem vindo de volta amigo crítico. Críticas construtivas são bem vindas. Realmente se estivessemos fazendo um cálculo exato não poderiamos fazer esta conta, mas a título de ilustração vamos manter. (Adicionamos uma observação para alertar os leitores)

      Responder
  3. Investidor Inglês disse:
    30 de janeiro de 2018 às 11:27

    Puxa, logo os 2 milhos que penso serem suficientes não serão mais devido ao dragão…

    Difícil hein AA40! Não sei mais o que fazer rsrs

    Belo post! Abcs

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 11:56

      Calma II. Serão sim pois sabemos como nos proteger da inflação e obter rendimento real além de aportar e aumentar os aportes todo ano. Nós estamos no caminho sim. Quem não considera os efeitos da inflação é que pode estar em perigo. Foco e vamos em frente. Abcs

      Responder
  4. Senhor Ministro disse:
    30 de janeiro de 2018 às 12:05

    É extremamente salutar fazer essa reflexão, pois muitos bitolam tanto no tal "milhão" e esquecem da inflação. Particularmente, minha meta de IF é R$ 3 milhões (valores de hoje), ma se colocar a inflação ai, certamente vai ser um valor bem mais alto.

    Ninguém disse que seria fácil rsrs

    Abraços!

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 14:54

      Não é mole não senhor ministro. O que me intriga realmente é como o Brasil é caro para se viver. 3 milhões de reais são 1 milhão de dolares praticamente. É muita grana e daria para viver nos EUA, um país de primeiro mundo com este valor. O custo Brasil realmente é uma m. O jeito é planejar viver em países mais baratos como nosso post de arbitragem geográfica falou!

      Responder
  5. Anônimo disse:
    30 de janeiro de 2018 às 17:26

    Não entendi uma coisa: Se a taxa segura de retirada é R$ 3.333,00, o valor principal não seria preservado e corrigido pela inflação?

    Dependendo da estratégia e custo de vida de cada um, 1 milhão dá sim pra parar de trabalhar. Com 1kk em fii's dá pra fazer um carteira diversificada rendendo de 7 a 8% ao ano. Uma renda mensal acima de 6k mês. Se a pessoa tiver imóvel quitado e levar uma vida tranquila dá pra viver com 4k e ainda fazer um poupança.
    Essa quantia não dá pra viver viajando, trocar de carro, ir pra balada todo fds ou sustentar família.

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 17:31

      Claro Anon. Vai sim mas se você tiver um milhão hoje.
      Quem está pensando em juntar um milhão daqui a 10 anos e juntando para isto, aí é que está o problema, pois os R$ 3.333 de hoje serão equivalentes ao poder de compra de quase 5 mil reais em 10 anos.
      Ter 1 milhão hoje é muito diferente de ter 1 milhão em 2028 e precisa-se pensar nisso ao planejar.
      Concordo plenamente com vc no comentário quanto aos FIIs e custo de vida.

      Responder
  6. André disse:
    30 de janeiro de 2018 às 17:32

    Olá AA40! Bela provocação no post!

    Mas a resposta à pergunta sempre passará pelo tripé "tempo de sobrevida x necessidade de fluxo mensal x retorno do investimento".

    Se alguém me questionar sobre isso, tem que sentar no colinho e responder direitinho essas perguntas rsrs

    Abraço!

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 17:41

      heheh seus comentários são um enigna sempre. Este post é mais um alerta aos que estão começando já que é preciso levar em consideração o fator tempoxinflacao já que o valor das depesas deve ser estimado em valor futuro e não em valor presente para então sim verificar o tamanho do bolo necessário. No caso o tripé que mencionaste envolve exatamente isto de maneira genérica para não-investidores.

      Responder
  7. Anônimo disse:
    30 de janeiro de 2018 às 18:27

    De fato, o efeito da inflação torna o target da IF variável, por isso imaginar um valor X como objetivo é muito arriscado. Penso que o melhor é definir X% (4… 5… 6 ou 7% vai depender do potencial de ganhos da sua carteira) de renda e a diferença tem que amortizar os efeitos da inflação.
    Lembro claramente, quando era criança, quando o litro da gasolina chegou a 1 real e meu pai furioso achando caríssimo!

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 18:29

      Perfeita analogia Anon.
      Ao contrario de muitos, também sou favorável a usar uma porcentagem do rendimento. A TSR neste caso. Conservadores usam 4%, arrojados usam de 4.5% até 6%. Mais que isto fica bem arriscado na minha opiniao

      Responder
  8. Anônimo disse:
    30 de janeiro de 2018 às 20:15

    O estudo trinity e outros a respeito de TSR foram construídos a partir da premissa de que o valor inicial será corrigido pela inflação ao longo dos anos.
    Inflação é ruim e aumenta o risco de erros ou mesmo de exaurimento do portfólio, mas o seu texto não está em conformidade com os estudos de TSR.

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 20:50

      Gostaria que apontesse onde não está em conformidade? Repito novamente que isto foi elaborado pensando em quem ainda não tem 1 milhão. Se vc já tme 1 milhào a TSR sim te protege, se não tiver não vai adiantar nada. Não sei como deixar mais claro que isto!!!!

      Responder
  9. SOLDADO DO MILHAO disse:
    30 de janeiro de 2018 às 20:57

    sei que não pode confiar 100% mais a aposentadoria do inss pode da uma ajuda no final mesmo se parar de trabalhar acredito que valha a pena continuar pagando o carne …

    Responder
    1. AA40 disse:
      30 de janeiro de 2018 às 21:00

      Pode ser uma boa sim Soldado. Isso se as novas regras não tornarem as coisas bem mais difíceis para alcançá-la.

      Responder
    2. Anônimo disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 03:35

      Eu como autônomo parei completamente depois q vi a dificuldade q seria conseguir receber o teto. Sem contar q tenho planos de aponsentar cedo quando alcançar a minha IF. Acho q só deve contribuir com INSS quem tem carteira assinada, mesmo pq não tem como escapar. Mas quem puder fuja desse “investimento”, acho q não tem lugar pior p colocar o seu dinheiro.

      Responder
  10. Anônimo disse:
    31 de janeiro de 2018 às 12:05

    Pois é, já faz tempo q 1KK não garante IF nem de cara solteiro. Por isso decidi atacar dos dois lados, juntar mais trabalhando em algo q me paga bem porém odeio e no momento de viver a IF me mudar para um país com um custo de vida menor q o Brasil, só assim p concretizar meus planos. Caso tivesse optado por continuar a trabalhar no Brasil e viver por lá depois da IF a coisa complicaria. Como já foi dito, quanto menos vc for flexível na vida mais terá q trabalhar…

    Responder
    1. AA40 disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 02:27

      Verdade. Qual país escolheste para a IF? Qual seu valor alvo?

      Responder
  11. Investidor Concursado disse:
    31 de janeiro de 2018 às 23:40

    R$ 1kk é muito pouco pra se considerar numa IF, especialmente pra quem tem menos de 50 anos.

    Eu só teria coragem de largar minha ocupação com um patrimônio de pelo menos uns R$ 5 milhoes.

    Responder
    1. AA40 disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 02:26

      Por que tudo isso?

      Responder
    2. Anônimo disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 03:31

      Eu acho q o número mágico para o Brasil ainda seja 1KK de DÓLARES, ou seja 3.3kk de reais. Com isso daria um TSR de 11k por mês. Dá p viver sem grandes extravagâncias.

      Responder
    3. Investidor Concursado disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 16:33

      AA40, sou novo (<30) e tenho familiares que dependem da minha ajuda, dois fatores que puxam a TSR pra baixo.

      Ademais, esse valor corrobora o sugerido no post (US$ 1,5kk =~ R$ 4,9KK).

      Responder
    4. AA40 disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 16:56

      Entendi. Se com 1.5M dá pra viver muito bem nos EUA, não entendo por que no Brasil precisamos deste tanto todo. Deveria ser muito mais barato viver aqui onde a infraestrutura é muito básica e um país essencialmente agricola o gasto com alimentação deveria ser muito baixo. Se tivesse 1.5M mudaria para o Caribe ou Europa se conseguisse visto.

      Responder
  12. Anônimo disse:
    2 de fevereiro de 2018 às 07:57

    Agora vc tocou em um ponto importante, o grande problema do país. Não só pagamos caro por tudo como também pagamos duas vezes pela mesma coisa. Não basta pagar impostos como nos EUA, temos q pagar por seguros contra a criminalidade q a polícia não consegue conter, pagar condomínio pq morar em imóvel “na rua” é perigoso, pagar por escola particular pq a do governo é um lixo, pagar pedágios para a concessionárias pq as estradas federais estão caindo aos pedaços, etc…. por isso eu acho q é muito mais fácil ser IF lá fora dq aqui.

    Responder
  13. BP Milhão disse:
    18 de fevereiro de 2018 às 20:11

    Toda vez que eu leio TSR eu fico me coçando kkkkk. Não pretendo morrer e deixar tudo que juntei corrigido pela inflação comi herança então, vou gastando parte deste montante assim que for pra reserva.

    Responder
    1. Vagabundo disse:
      19 de fevereiro de 2018 às 10:22

      Temos que lembrar que o conceito de TSR não é preservar o principal e sim evitar que o patrimonio acabe antes que a pessoa morra.

      Responder
  14. AA40 disse:
    18 de fevereiro de 2018 às 23:26

    Nao se coce BPM pois eu também nao pretendo deixar tudo de herança nao. A TSR é só nosso guia principal e a partir daí podemos flexibilizar baseados no nosso estilo de vida , investimentos e desejos futuros. Pretendo utilziar a TSR no incio, uma vez que meu portifolio for aumentando, analisarei a possivel TSR sustentavel todo ano.

    Responder
  15. Anônimo disse:
    14 de março de 2018 às 21:44

    Tenho 47 anos já cheguei nos 6 milhões. Com o país do jeito que está, nem este valor me tranquiliza. Vou continuar aumentando este valor.

    Responder
    1. AA40 disse:
      14 de março de 2018 às 21:47

      Ai vc desanima a todos nós hein. Quando o Brasil esteve bem ? Acho que está perdendo tempo trabalhando ao invés de estar curtindo a vida que é curta e uma só, mas…vc quem sabe.

      Responder
    2. BP Milhão disse:
      15 de março de 2018 às 01:07

      Sinceramente, você precisa ter um motivo muito forte pra ter esse valor e ainda estar no Brasil.

      Responder
    3. AA40 disse:
      15 de março de 2018 às 01:33

      Oi? BPM, a pergunta não deveria ser, motivo para ter todo este valor e ainda estar trabalhando? Estar no Brasil a meu ver não tem nada a ver com isto. Ele poderia estar em Porto de Galinhas, Gramado, Jurere Internacional, Trancoso, enfim, tantos lugares bacanas NO Brasil

      Responder
    4. BP Milhão disse:
      15 de março de 2018 às 08:08

      Depense. Após a aposentadoria muitos continuam trabalhando mas sem o compromisso, fazem isso apenas para ter uma atividade e pode ser qualquer coisa que não te deixe preso. Nem todos vão pescar de segunda a segunda.

      Já no caso de ter um patrimônio desses e deixar ele todo no Brasil com todas as instabilidades que temos eu acho loucura.

      Claro que ele pode parar de trabalhar e viver em qualquer lugar com esse valor mas deixar correndo risco no Brasil é o mais preocupante.

      Responder
    5. AA40 disse:
      15 de março de 2018 às 12:26

      Entendi. Vc se refere ao dinheiro e não a pessoa. Concordo que deveria ter parte em moeda forte e tal…mas ele não especificou. Fica o convite para um estudo de caso Anon. abcs

      Responder
  16. Investidor Concursado disse:
    14 de março de 2018 às 21:55

    6kk e continua trabalhando? Será que é o Viver de Renda postando como anon? kkk

    Responder
    1. AA40 disse:
      14 de março de 2018 às 22:05

      Pode ser ! kkkkk

      Responder
  17. Anônimo disse:
    15 de março de 2018 às 18:08

    Não sou este Viver de Renda não! rs Sou novo no site e estou abrindo bem a cabeça. Realmente, se continuarmos a trabalhar, não aproveitamos o que acumulamos. Sobre sair do Brasil, pensei várias vezes, simplesmente por ter dois filhos pequenos e só, pois amo o Brasil, mas está bem difícil por aqui, sobretudo violência. Me prendo por ter empresa e minha família que depende de mim. Mas sobre o assunto do post, graças a vcs estou começando a rever valores….tirar o pé do acelerador. Pois para dinheiro, não há fim, nunca a pessoa está satisfeita!

    Responder
    1. AA40 disse:
      15 de março de 2018 às 18:11

      Legal que podemos contribuir para vc repensar isso tudo. É preciso aproveitar a vida que é uma só e passa rapido demais.abcs e bem vindo

      Responder
  18. Anônimo disse:
    7 de maio de 2018 às 18:32

    Agora fiquei desanimado, visto que tenho 40 anos e consegui a duras penas acumular 650k.
    Minha capacidade de aporte está muito pequena agora e gostaria de chegar a 1kk com IF. Mas quando eu conseguir chegar lá, pelo post, não será suficiente. Não tenho muitas despesas, portanto precisaria de pouco mais do que 4k de renda somando renda passiva + aposentadoria mínima do inss.
    Será que consigo a tão sonhada IF?

    Responder
    1. AA40 disse:
      7 de maio de 2018 às 18:41

      Não desanime não Anon. Com 40 anos você ainda é novo e poderia teoricamente guardar um pouco mais para aposentar mais tranquilamente. Acredito que se tiveres casa própria é possível sim. Não desista do sonho.
      Para ter uma maior certeza de uma renda vitalícia, divida sempre o capital acumulado por 300 e vc terá o quanto poderá gastar todo mês. Esta é uma conta conservadora. Se você investir muito bem pode até dividir por 250.
      Hj você já tem mais de 2 mil reais de renda que poderia sacar então está muito melhor que muita gente.

      Responder
    2. Anônimo disse:
      7 de maio de 2018 às 21:04

      Muito obrigado por ler e responder meu comentário!

      Responder
    3. AA40 disse:
      7 de maio de 2018 às 21:12

      Sem problemas. Atenção ao leitor é o mínimo que podemos fazer. Abcs

      Responder
  19. Constan disse:
    9 de novembro de 2018 às 06:53

    Para mim, o grande problema não está somente na inflação versus retorno de aplicação, mas nos reajustes dos Planos de Saúde que aumentam 10 a 20% ao ano. Se o objeto é se aposentar em definitivo, há que se considerar a longevidade das pessoas e as despesas/seguro em assistência médica, já que não dá para confiar no SUS. Atualmente um Plano de Saúde razoável custa R$ 2mil por mês, para quem tem mais de 60 anos… Outro detalhe importante é que não dá para confiar na previdência oficial para garantir renda mensal, pois a qualquer momento esse modelo pode quebrar. Isso é Brasil…

    Responder
  20. AM disse:
    13 de dezembro de 2018 às 19:47

    isto é muito sério e é esquecido nas projeções de renda IF (planos de saúde)

    Responder
    1. AA40 disse:
      13 de dezembro de 2018 às 19:56

      Sim a menos que vc se mude para uma cidade onde o SUS funciona e por incrível que pareça existem muitas.

      Responder
    2. Vagabundo disse:
      13 de dezembro de 2018 às 21:12

      Quais ? Lembro de sao caetano do sul aparecendo na TV uma vez.

      Responder
    3. AA40 disse:
      14 de dezembro de 2018 às 10:39

      Tente procurar nas cidades alemães de Santa Catarina, vaje Itajaí, Joinville, Serra gaúcha na parte não turística, partes so litoral sul, etc

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para aa40.fire@gmail.com
Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para [email protected]
Compartilhe seus ganhos em 2025 e seus planos para 2026

Mais Recente na FIREsfera

1 mês de Mudança - Impressões até o Momento
Dec 06, 2025 02:12 — Viver, Viajar e Investir - VVI
Balanço - Novembro/2025
Dec 04, 2025 19:49 — Quero virar Vagabundo
Fechando o ano com rentabilidade e agradecimentos à Firesfera!
Dec 04, 2025 19:05 — Professora FIRE
Carteira de Dividendos – Dezembro de 2025
Dec 01, 2025 23:46 — Os Poupadores
A Decade Can Change Everything
Dec 01, 2025 14:30 — Millennial Revolution
Carteira Fórmula Mágica Novembro 2025
Dec 01, 2025 12:20 — Investidor Inglês
Breaking the Golden Handcuffs with 5 Kids | Sunny Burns | Ep 575
Dec 01, 2025 06:00 — ChooseFI
Fechamento de Novembro 25 - 8.714.306 (+1,37%)
Nov 30, 2025 15:01 — Independência Financeira ou Morte
Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
Nov 29, 2025 13:34 — Viagem Lenta
Happy Thanksgiving 2025!
Nov 24, 2025 03:38 — Retire by 40
The 50-year mortgage is not as bad as we’ve been told!
Nov 19, 2025 09:00 — Early Retirement Now
VIDA
Nov 16, 2025 12:15 — Caminho das Pedras
Learning How to Spend Money (While Enjoying Every Dollar Spent)
Nov 14, 2025 14:29 — Financial Independence and Early Retirement Blog - Mad Fientist
Atualização Patrimonial Out/2025 R$2.967.506 (+0,07%) | TSR 4% R$9.982
Nov 13, 2025 18:22 — FIRE Arroz com Feijão
How Unlimited Free Stuff from Amazon Almost Ruined My Retirement
Oct 07, 2025 01:32 — Mr. Money Mustache

⇘Veja mais antigos ⇘Veja Blogs da FIRESFERA

 

Receba nossa Newsletter Mensal


Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

MAIS LIDOS ESTE MÊS
crap

Termômetro FIRE
crap

Enquete

Opine: Estou tendo rendimentos acima da inflação este ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ferramentas

Cadastre seu blog na firesfera


LIVROS RECOMENDADOS

Twitter/X do AA40-Clique aqui

Podcast do AA40

Subscreva no seu player preferido

Entre de vez para o Movimento FIRE Brasil

Receba novidades em seu email e um relatório FIRE-DASH mensal com o que aconteceu no mercado


Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Featured in
M&R
ECONOWEEK UOL

Aviso / Isenção de Responsabilidade

O conteúdo do Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/), incluindo artigos, ferramentas como o simulador Monte Carlo, e outros recursos, é fornecido exclusivamente para fins educacionais e de entretenimento, com base no direito de expressão garantido pelos artigos 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados, e nada neste site deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro, jurídico ou fiscal. Os ativos, estratégias ou cenários mencionados refletem opiniões e experiências pessoais dos autores, que podem não ser adequados para outros investidores. Resultados passados não garantem resultados futuros, e as ferramentas de simulação geram estimativas probabilísticas, não previsões precisas. Encorajamos os usuários a consultar profissionais financeiros qualificados antes de tomar decisões de investimento ou aposentadoria. O uso deste site e de suas ferramentas é de exclusiva responsabilidade do usuário. O Aposente aos 40, seus criadores, colaboradores e afiliados não se responsabilizam por perdas, danos ou consequências decorrentes do uso das informações aqui fornecidas. Ao acessar este site, você reconhece e aceita os riscos inerentes às decisões financeiras e às projeções de mercado. Podemos receber comissões por links afiliados ou conteúdo patrocinado, sem custo adicional para você. Comentários de leitores não representam a opinião do Aposente aos 40. Todo o conteúdo é voltado principalmente para o público brasileiro; usuários de outros países devem verificar a conformidade com regulamentações locais.

💠 Consulte nossa Política de Privacidade 💠 Siga-nos no X : https://twitter.com/aa40_fire

2025 © AA40 - www.aposenteaos40.org | Todos os Direitos Reservados | [email protected]
WordPress and Bam.
Responder

Não mostrar novamente