Você é extremamente conservador? Conheça o método “W-A-R-M” de aposentadoria

Alerta: Este Post é Baseado neste post do Jim Collins

Não é incomum nos depararmos com pessoas que detestam o mercado financeiro. Não podem nem ouvir falar em bolsa que logo pensam em um cassino onde você nunca ganha, mas os bancos sim.

Enquanto sabemos que isto não é verdade também não é mentira até certo ponto. Uma grande parte da população quer passar o mais longe possível da bolsa, mas ao menos na fase de acumulação, é um poderoso instrumento para aumentar seu patrimônio.

Outros ainda investem no mercado mas não se sentem a vontade para se expor muito a renda variável e ao seu efeito gangorra no seu patrimônio. Mas será que existe uma forma de, ao invés de usar a regra dos 4%, pelo menos ao atingir FIRE ou depois de aposentar, de não usar o mercado financeiro e dormir muito mais tranquilo? Existe:

Conheça o modelo W.A.R.M. (The Wasting Asset Retirement Model) introduzido por A. Noonan Moose ao JL. Collins.

 
por A. Noonan Moose
Os consultores de investimentos devem me odiar. Eles ligam regularmente, mas nunca são atendidos.
 
Por que não?
Desde que me aposentei em 2008, venho executando meu próprio plano para o futuro. Não preciso contratar especialistas porque minha abordagem é tão simples, tão chata e tão confiável que posso lidar facilmente com tudo sozinho.
O melhor de tudo é que meu plano de aposentadoria é alimentado por algo que está amplamente sob meu controle (gastos familiares), em vez de algo que está totalmente fora do meu controle (retornos do mercado de ações)
Se as ações estivessem alimentando minha aposentadoria, eu nem sempre dormiria tão bem. Mas, em meio a qualquer turbulência no mercado, durmo tranquilo.
Aqui está o porquê:
Para implementar meu plano de aposentadoria simples, chato e confiável, você precisa saber apenas três números:
–sua idade
–seus gastos domésticos anuais
–seu patrimônio líquido

Como eu disse, é um plano simples. Aqui está um exemplo:

John Dough tem 50 anos e sua esposa Jane também;

sua “burn rate” de gastos familiares anuais é em média $ 40.000 por ano; e

seu patrimônio líquido é de $ 2 milhões.

Os Doughs possuem o suficiente para se aposentar aos 50 anos?

Sim, eles possuem.
Como eu sei?
Porque seu patrimônio líquido é suficiente para cobrir 100% de suas necessidades de gastos nos próximos 50 anos. A matemática é tão fácil que um aluno da terceira série poderia fazer: $ 2.000.000 de patrimônio líquido / $ 40.000 de taxa de queima = 50 anos.
Mas como posso saber se 50 anos de gastos serão suficientes?
Estatística. De acordo com o censo americano, apenas 0,02% dos cidadãos vivem para ver seu 100º aniversário. Isso é apenas 1 em cada 5.000 pessoas.
Assim, enquanto os Doughs se adaptarem razoavelmente à inflação (mais sobre isso abaixo), as chances são muito altas de que seu dinheiro durará mais do que suas vidas.

THE WASTING ASSET RETIREMENT MODEL (WARM)

Minha abordagem simples para a aposentadoria trata o patrimônio como um “ativo depreciativo”.

Um ativo depreciativo é um ativo que tem uma vida útil limitada e, portanto, perde valor com o tempo. Eventualmente, o valor do ativo cai para zero (ou ligeiramente acima de zero se o item tiver valor de revenda).

Sua geladeira é um exemplo de um ativo depreciativo. Você a compra nova por US$ 1.000. Depois disso, seu valor de revenda diminui continuamente até ela parar de funcionar, quando você a descarta.

Nosso patrimônio pode ser tratado como um ativo depreciativo também, porque nós mesmos estamos usando-o. Inevitavelmente, o corpo humano declina da mesma forma que as geladeiras (nossos restos mortais podem não ir para o ferro-velho, mas para o cemitério). Quando partimos, nossa riqueza não vale nada para nós, porque não podemos acessar o dinheiro e, claro, estamos mortos então pouco importa.

O método WARM de planejamento de aposentadoria ou FIRE pode ser apresentado como uma tabela simples (veja abaixo). Se você conhece sua taxa de gasto anual e os anos em que se aposentará, a tabela mostra o tamanho do patrimônio de que você precisa. Se você souber sua taxa de consumo anual e patrimônio líquido, a tabela mostra quanto tempo seu dinheiro durará se você tratá-lo como um ativo depreciativo.

Fonte: jlcollinsnh.com / Mr. Moose

Nota-se que a tabela não possui um retorno esperado sobre investimento. Isso porque WARM destaca-se por: (1) comprar ações durante os anos de acumulação para aumentar sua riqueza; e (2) seus anos FIRE, quando você evita ações para preservar a riqueza acumulada. Uma vez que seu portfólio cresceu o suficiente para financiar o prazo de aposentadoria desejada, você faz a transição de seu portfólio para ativos mais seguros.

Em nossa casa, por exemplo, nosso patrimônio cresceu o suficiente para nós dois passarmos dos 100 anos, desde que nos adaptemos razoavelmente à inflação (mais sobre isso abaixo). Conseqüentemente, podemos manter uma alocação de ativos conservadora: 6,51% em ações, 27,94% em imóveis (ou REITs) e 65,55% em títulos de renda fixa.

A maioria dos consultores profissionais ridicularizaria nossa alocação de ativos como indevidamente tímida, mas nossa resposta a eles é a seguinte: se já temos ativos suficientes para chegar aos 100 anos, por que deveríamos nos expor a riscos desnecessários? Somos frugais, não materialistas. Não temos ambições de nos tornarmos grandes gastadores de repente. Quaisquer ganhos que obtivéssemos com as ações seriam inteiramente supérfluos para nossas necessidades e qualquer grande perda poderia nos mandar para o mercado de trabalho forçadamente. Portanto, seguimos um plano de aposentadoria que evita turbulências de mercado, que é algo que não podemos controlar, e aproveita nossa capacidade de gerenciar os gastos familiares, que é algo que controlamos muito bem.

Em outras palavras, com essa abordagem conservadora da aposentadoria, dormimos tranquilos.

PERGUNTAS

O que acontecerá com você se a inflação subir muito?

Se a inflação crescer, isso não acontecerá da noite para o dia. Teremos aviso prévio suficiente para cortar nossos gastos discricionários. Nosso estilo de vida atual reflete muitos luxos. Cortes relativamente indolores de 25% ou mais estão bem ao nosso alcance. Se for absolutamente necessário, também podemos investir em riscos maiores que oferecem a perspectiva de retornos maiores.

Mas, novamente, se a inflação aumentar, podemos simplesmente seguir nosso plano existente. Essa resposta é possível porque WARM inclui dois hedges embutidos contra o aumento dos preços.

Primeiro, ignora o dinheiro que receberemos da previdência social. Trabalhadores aposentados por idade ou tempo de serviço recebem benefícios de seguridade social e nossa casa contém dois trabalhadores aposentados. Por lei, os benefícios da previdência social aumentam a cada ano em sincronia com o Índice de Preços ao Consumidor (EUA). Claro, as finanças do sistema são complicadas e isso pode reduzir os benefícios futuros. Mas benefícios reduzidos não são o mesmo que benefícios zero. A Previdência Social continuará a existir de uma forma ou de outra. E seu fluxo constante de renda compensará a inflação.

Em segundo lugar, WARM assume que nossas despesas anuais permanecerão niveladas até morrermos. Na realidade, nossos gastos diminuirão muito antes de nós conforme várias pesquisas mostram:

“As despesas domésticas diminuem constantemente com a idade. Com o gasto de 65 anos como referência, o gasto familiar cai 19% aos 75 anos, 34% aos 85 anos e 52% aos 95 anos. ” Expenditure Patterns of Older Americans, 2001-2009, S. Banerjee (EBRI Issue Brief, 02/2012).

Por que os grandes declínios? Resposta simples: embora os idosos gastem mais com cuidados médicos à medida que envelhecem, também gastam muito menos com viagens e entretenimento. Conseqüentemente, a inflação na vida adulta é compensada por custos de vida mais baixos.

E quanto ao risco de viver mais que sua carteira?

Acreditamos que contabilizamos adequadamente o risco de longevidade ao acumular ativos suficientes para que ambos passemos dos 100 anos. Em qualquer caso, se os avanços médicos futuros estenderem drasticamente a expectativa de vida atual, podemos sempre reduzir nossa taxa gosto anual e, se for absolutamente necessário, aumentar nossa exposição para ações.

Que tal deixar uma herança para a próxima geração?

Não temos filhos e não acreditamos em transferências dinásticas de riqueza para nossos parentes mais próximos. Nossa atitude sobre herança é baseada na nossa experiência. Pessoas que esperam receber uma bolada de herança tendem a perder tempo, negando a si mesmas a realização que vem de atividades produtivas. Então, em vez de danificar a ética de trabalho de nossas sobrinhas e sobrinhos, nosso plano imobiliário financiará várias instituições de caridade merecedoras que apoiamos por décadas. Nosso legado ajudará muitas pessoas em vez de apenas alguns herdeiros sortudos.

A propósito, sinta-se à vontade para discordar de nosso plano. Sabemos que não é para todos. Mas se quiser enriquecer seus parentes, assumindo com isto um risco desnecessário, fique a vontade, mas isto é justo?

Como o WARM se compara à regra dos quatro por cento?

A regra dos quatro por cento é uma fórmula bem conhecida para financiar aposentadorias que duram até 30 anos, que é o alcance externo dos planos financeiros tradicionais (pare aos 65, morra aos 95). Sob esta regra, os novos aposentados retiram 4 por cento.

FIREs do estilo WARM têm que pagar mais pelo luxo de dormir tranquilo durante as oscilações do mercado – não existe almoço grátis.

Você pode mudar da regra dos 4% para a WARM de três maneiras

Primeiro, acumulando um patrimônio 20% maior. Isso significa permanecer mais tempo trabalhando  ou estender sua exposição ao mercado de ações durante a acumulação.

Em segundo lugar, podem atingir a WARM cortando despesas. Por exemplo, aposentados com taxas de gasto anual de $ 40.000 precisam de um patrimônio de $ 1 milhão para financiar uma aposentadoria de 30 anos de acordo com a regra dos quatro por cento. Se, no entanto, esses aposentados reduzirem seus gastos para US $ 35.000, isto já seria suficiente para utilizar a WARM. (Aqueles que gostam de uma vida frugal provavelmente preferirão cortar gastos do que ficar mais tempo na força de trabalho)

Terceiro, para atingir o WARM, os aposentados podem combinar os dois acima.

Resumindo:

WARM prioriza o gerenciamento de despesas (que você pode controlar) sobre o retorno do portfólio  de investimento (que você não pode controlar). Nesse processo, o WARM diminui o risco de você sobreviver ao seu dinheiro, elimina a necessidade de consultores especializados e reduz o imposto de renda. O preço que você paga por toda essa tranquilidade é: (1) ter que acumular um patrimônio ligeiramente maior; (2) uma taxa de gastos ligeiramente menor; ou (3) uma combinação cuidadosa de cada um.

AA40 – Particularmente, não é um método que eu indico. Porém, se você é uma destas pessoas que morre de medo de perder dinheiro no mercado, ainda mais se já tiver economizado uma quantia razoável que te permite viver bem pelo resto dos seus dias e não quer deixar herança, por que não? Inflação talvez venha a mente de muitos como o principal problema, mas no Brasil, que temos Tesouro Direito IPCA+ que garante rendimento bruto acima da inflação, uma alta exposição aos mesmos praticamente resolveria este problema.

E ai pessoal, gostaram do método WARM? Utilizariam? Trouxemos isto para vocês para mostrar que há mais de uma maneira de viver FIRE, mesmo sendo extremamente conservador. Comente abaixo e/ou leia o post original do JLCollins aqui.


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.



20 thoughts on “Você é extremamente conservador? Conheça o método “W-A-R-M” de aposentadoria

  1. Interessante. Sempre pensei desta forma também. Gasto X por mes. Parando aos 50 vou viver mais 50 (se for sortuda). 50*12*X=Montante que preciso.
    Claro que a inflação entra na conta, mas só usar uma NTN-B como comentado no texto. Acho que é bem mais segura e fácil do que os 4%.
    Bjos – Carol

    1. Legal Carol. Pois é, é outra forma de calcular o quanto precisamos. Acho que a maioria faz esta conta mesmo, antes de conhecer a regra dos 4%. Porém inflação é o principal ponto e é preciso se proteger dela para usar o método WARM. Abcs

  2. Bom Dia. Mestre AA40. Ótima publicação como sempre. Uma duvida que fiquei é a respeito do percentual utilizado por ele nessa metodo de aposentadoria. No caso tem algum estudo ou formula que chegou nesses percentuais?

    1. Bom dia. Ótima pergunta. Moose foi perguntando sobre isto também no post do Collins e ele aparentemente não fixou esta alocação. Ele diz que "I might consider going as high as a 20% allocation in stocks in the event of a major market tumble, but that’s probably where I’d be topping out." poderia investir até 20% em ações durante a aposentadoria, mas não mais que isto. Portanto é flexível.
      Outros ainda comentam de uma regra, a 70:25:5 que existe nos EUA. 70 Bonds, includindo TIPs que é o mesmo nosso TD IPCA+ 25 REITs e 5% ações de crescimento.
      Como era esperado, os comentários focaram em inflação, inflação e inflação. A isto ele responde:
      So what’s my response to a future bout of “inflation, inflation, inflation?” It will to adapt, adapt, adapt

      Abcs-AA40

  3. Bom dia AA40, ótimo artigo.fiquei intrigado com a tabela annual Burn rates…uma pessoa aos 65 necessita ter acumulado bem mais que uma aos 35 ? A expectativa de vida é bem menor nós 65. Não teria que ser menor o valor acumulado ?!abcos

    1. FIRE2kFAT, a tabela mostra a quantidade de anos aposentado, não a idade. Eu também li desta forma da primeira vez, mas lendo com mais cuidado percebi que é anos em aposentadoria.
      Abcs AA40

    1. Valeu escola. Sim bastante conservador. Eu já havia feito estes cálculos para ver se conseguiria remover mais risco da minha carteira, mas precisaria trabalhar muitos anos mais para isto. Prefiro a TSR entre 4 a 3% mesmo. Abcs

  4. Fala AA40!

    Não conhecia o método, mas ele vem ao encontro de muitas considerações que faço no meu método da TNRP e a planilha de plano patrimonial.

    A gestão de despesas anuais está lá, as mudanças que podemos fazer em nossa vida financeira (compra de imóvel? emprego meio período? viagens?), a decisão de manter uma herança ou não…

    Tudo isso é importante e em mudança durante nossa vida. Por isso que nunca gostei da TSR.

    A diferença é que na planilha tem uma taxa estimada de retorno, o que nesse método não tem. Mas vejo isso como uma vantagem, pois você poderá até decidir sua alocação de ativos baseada nela.

    Por exemplo, se a TNRP for abaixo de 3%, vc teoricamente poderia colocar todo seu patrimônio em NTNBs com juros semestrais e ser feliz. Claro que isso pioraria sua gestão de risco, mas é uma possibilidade. A TNRP ajuda a você tomar as melhores decisões.

    Abraço!

    1. Interessante sim, e na verdade um dos primeiros cálculos que todos fazem para ver se tem dinheiro para o resto da vida, isso sem considerar juros nem nada. Abcs

  5. Olá AA40,

    Interessante o método. Eu particularmente adotarei a parte de não deixar herança, pelo menos não tudo. A ideia do não desenvolvimento pelo fato de receber uma bolada acho totalmente válida.

    Então, espero ensinar minha filha a seguir com as próprias pernas.

    Abraço!

    1. Realmente II, a parte da herança é algo que eu também não me preocupo. Vou ajudar com o que posso em vida e o restante, se sobrar algo, será bem vindo para ele, se não, vai ter que lutar como eu estou lutando agora. Abcs

  6. AA40, tira uma dúvida minha sobre o ETF que replica do S&P500.

    IVVB11 x mesmo índice direto nos EUA. Como o primeiro não distribui dividendos, e sim acumula, imaginei ser uma vantagem fiscal x investir direto em corretora americana, uma vez que lá distribui dividendos e taxa os 30% de IR. Porém, o Paranhos me disse que não há vantagem nenhuma no IVV sob esta questão, pois os 30% de IR são descontados do mesmo jeito porém da gestora do fundo, e apenas os outros 70% reinvestidos na cota. Tirando o fato de ter dólares ou não, dá no mesmo então do ponto de vista de descontos fiscais referentes a IR? Nem estou me referindo aqui a impostos sobre herança, IOF, etc. Apenas a conta dos 30%.

    1. Anon. Precisaria eu ler o prospecto do fundo para te responder certinho mas faz sentido. Acho que o investidor institucional (Blackrock) não deve contar com qualquer isenção de IR portanto o fundo sim deve reter os 30% e pagar o IR,dando no mesmo sob este aspecto somente.
      Mas veja que o yield destes ETFs são muito baixos e não chega a ser um problema grande. Só o dólar afeta imensamente mais… Abcs

    1. One, certamente volatilidade é bem vinda e ajuda a carteira a crescer na fase de acumulação quando vc tá empregado e aportando. Mas quando vc parar e não tiver mais renda e depender de seus investimentos? Volatilidade só vai te tirar o sono a menos que tenha milhões. Existe os dois lados da moeda…. Abcs
      Aa40

    2. Muito bem, AA! Verdade mesmo, agora enquanto novos(relativamente novos rsrs) tudo bem, mas na aposentadoria fire é outra coisa não é…Será a hora de ajustar as velas do navio e nos deixar levar dormindo tranquilamente sob nossas conquistas, Valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *