Confesso que relutei muito para escrever sobre isso, mas sinto que é importante registrar este marco de alguma forma. Afinal, o blog se chama “Aposente aos 40”. Agora que recentemente completei quatro décadas de vida, a pergunta que não quer calar é: o que fazer agora?
A Crise da Meia Idade
A crise da meia-idade, que antes eu considerava um exagero, chegou e é muito real. As mudanças físicas são notáveis, e reflexões sobre a vida até aqui se tornaram uma constante. O que eu quero para os próximos 40 anos? Talvez a maior realização seja a compreensão de que o tempo vale mais do que o dinheiro.
Mas, para que quero mais tempo livre? Essa é uma pergunta que venho tentando responder de todas as formas, mas sem sucesso até agora.
Ficar Mais Tempo com a Família?
Em teoria, sim. No entanto, na prática, um final de semana prolongado já é o suficiente para eu desejar um pouco de espaço. Acredito que todos precisamos desse espaço pessoal; afinal, a convivência excessiva pode se tornar cansativa e causar mais conflitos.
Viajar Mais?
Nos meus 20 e poucos anos, viajar era um dos meus maiores planos. O que eu mais queria era explorar o mundo, viver em lugares diferentes por alguns meses e me perder em novas culturas. Hoje em dia, essa ambição diminuiu bastante. Viajar cansa! Os perrengues são sempre certos, e os aeroportos são mais desconfortáveis do que nunca. Lidar com as multidões em todos os lugares turísticos e as intermináveis filas me faz valorizar cada vez mais a comodidade e liberdade da minha casa.
Embora eu não descarte a ideia de morar em diferentes lugares no futuro, a realidade é que o mundo está muito cheio, bem mais complicado do que antigamente, cheio de conflitos e mais caro do que nunca; No momento é ainda mais difícil especialmente por ter crianças em idade escolar. Mas quem sabe, aos 50 ou 55 anos, eu mude de ideia novamente ou quem sabe as coisas ficam mais fáceis até lá?
Abrir um negócio próprio?
Não. Se não fiz até agora, por que faria agora? Arriscar meu patrimônio em algo incerto e que só me traria mais trabalho e dores de cabeça parece uma má ideia.
Assistir Netflix e/ou Viver na Praia?
Confesso que para mim essa ideia tem seu apelo, mas sei que após três meses desse estilo de vida, eu estaria entediado e em busca de algo para manter a mente ativa. A passividade não combina comigo.
O Que Mais?
Uma das coisas que realmente quero dedicar mais tempo, quando decidir pendurar as chuteiras, é cuidar da minha saúde. Fazer mais atividades físicas se tornou uma prioridade. Gosto de pedalar e quero investir em uma boa bicicleta e dedicar mais tempo a isso.
Outros hobbies, como programação e trading, também me atraem. Quanto ao trading, confesso que não sei se quero realmente me envolver novamente com isto. A melhor coisa que fiz pela minha saúde financeira foi parar de operar no mercado. Se eu voltar a fazer isso, posso cair na tentação de perder dinheiro novamente, afinal, é quase que um vício – eu lembro bem odiando o final de semana por que a bolsa estava fechada – coisa de maluco!
E a Parte Financeira?
Quando comecei minha jornada FIRE (Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada) há cerca de 14 anos, não imaginava que a parte mais difícil seria decidir o que fazer depois de atingir a meta financeira. Tudo o que ouvi em podcasts como o ChooseFI, que parecia ser a realidade de quem já chegou lá, se tornou verdade. No momento em que você atinge FIRE, nada muda. Nada! A felicidade não vem automaticamente, seus desejos não se realizam, e a vida não fica mais fácil. Nada muda se você não mudar e decidir o que quer fazer de diferente.
Para ser claro, ainda não atingi completamente minha meta financeira, mas estou próximo. Invisto mais de 80% do meu patrimônio nos EUA, sendo 30% em renda fixa. Por isso quero uma TSR um pouco mais conservadora, de 3,3% em vez de 4%. Isso exigirá um patrimônio um pouco maior do que possuo hoje, e tudo bem trabalhar um ano ou dois a mais para isto.
Meu trabalho atual é tolerável, mas está longe de ser legal. Um dia é empolgante e você acha que é valorizado, mas nos outros 4 dias da semana você quer pedir as contas. É o tipo de lugar onde quem mais trabalha geralmente é quem menos se destaca, e as promoções vão para quem está sempre no lugar certo na hora certa, puxando o saco de quem precisa. Parece familiar? Embora eu me sinta compensado de forma justa pelo meu trabalho, trabalhar 10 horas por dia é a norma – ainda bem que não preciso trabalhar nos finais de semana.
Ideias para o Futuro
Como mencionei, as coisas que eu não quero fazer estão cada vez mais claras. No entanto, o que realmente quero fazer ao atingir FIRE não está nada claro ainda. Parece que passamos tanto tempo focados em medidas práticas para alcançar esse objetivo financeiro que muitas vezes esquecemos de planejar a vida que desejamos viver depois.
Preciso identificar as áreas e mentalidades que precisam ser trabalhadas e começar a planejar a vida que realmente quero. Mas como fazer isso? Pode parecer mais simples continuar a trabalhar e deixar a vida fluir naturalmente, mas o tempo é finito e não espera por ninguém.
Bom pessoal, este é o AA40 fazendo 40 anos e vivendo sua crise da meia-idade; me fazendo refletir sobre o futuro, o presente e o passado. E você, já chegou a este marco ou passou ou está passando por uma crise semelhante? Comente abaixo como tem sido ou como foi para você!
A gente passa a vida aprendendo! Obrigado por essa e as muitas outras lições neste blog.
Pessoalmente, com 38 anos sigo firme nas viagens frequentes, praia pelo menos 1x na semana (nem que seja de casaco pra ver o mar) e exercício físico, além do trabalho num ritmo bem menos intenso do que já foi. Cada um tem de descobrir o que gosta e focar nisso!
Abraço
Sem dúvidas Aposente Cedo. A vida toda é aprender e aprender.
Vc está fazendo certo. Eu tbm sempre tentei não adiar todos os planos para o pós-FIRE. Sempre continuei a viajar e fazer as coisas que eu queria, com moderação claro. Não podemos adiar tudo pois o corpo de 40 anos nào é o mesmo de 25 anos. Eu que o diga. Imagina como estará aos 65? Muitas das coisas que quero fazer o corpo não aguentará então precisamos respeitas as “seasons”. Acampar com os filhos ou escalar uma montanha tem seu prazo de validade.
Abcs
AA40
Hobby é uma boa saída. E se sentir entediado, muda de hobby. Com a IF vc vai dosar tudo na medida certa para não cair na rotina.
Caminhando e Poupando
https://caminhandoepoupando.blogspot.com/
Pois é CP, acho que será uma das principais ocupações minha durante FIRE. Adoro programação, mas preciso trabalhar em projetos que sejam úteis para alguém, como o FIRE-DASH está sendo. O problema é que um email com críticas já basta para eu querer largar tudo de mão. FIRE traz isso de ruim, vc não se compremete muito por que não precisa daquilo para viver. É algo que precisamos tomar cuidado…
Abcs
AA40
“No momento em que você atinge FIRE, nada muda. Nada! A felicidade não vem automaticamente, seus desejos não se realizam, e a vida não fica mais fácil. Nada muda se você não mudar e decidir o que quer fazer de diferente.”
Acho que a expectativa que pessoas “comuns” têm de viver de renda é sempre atrelada a receber uma boa herança repentina ou ganhar na loteria. O caminho FIRE é muito diferente disso, não há ruptura, não há uma descarga de adrenalina, é apenas uma coisa construida, tijolo a tijolo, com muito suor.
Eu sou novo na IF, contudo uma coisa mudou sim na minha vida, eu estou com uma sensação de paz muito boa.
Meu trabalho não era ruim, mas ele sugava bastante da minha energia, mesmo quando eu estava de folga. Hoje eu consigo me dedicar mais de corpo e alma no que eu quero. Isso me parece o maior dividendo que a IF paga, o poder da escolha.
Abraços.
Legal Mendigo.
Sem dúvidas FIRE traz paz e segurança além de mais liberdade. Vc matou a charada eu acho, como não há uma ruptura de vida como ao ganhar na loteria, nada muda mesmo. Interessante isto, não havia parado para pensar mas isso dá um post!
Abcs
AA40
Não sei precisar exatamente quando conheci o movimento fire, acredito que foi em 2019 e através deste blog, tenho hoje 42 anos e me identifiquei muito com a comunidade. Leio vários blogs da comunidade e o que imagino ser a essência do FIre é você não precisar fazer o que não quer em relação a trabalho…Sou profissional liberal mas tenho tambem 2 concursos publicos, gosto do que faço, atingi lean fire(acredito estar a 1-2 anos do fire) e isso me deixa muito tranquilo..poderia ganhar mais me dedicando somente ao serviço privado, mas a estabilidade do público junto com meta Fire atingida me permitem relaxar da luta que é se manter bem na concorrência privada… enfim, gostaria de agradecer aos ensinamentos e por descobrir na comunidade Fire pessoas que comungam de idéias semelhantes às minhas.. acho que o Fire no final é uma busca por tranquilidade e talvez sejamos um pouco ansiosos mesmo, mas uma segurança financeira sem dúvida alivia..
E ia esquecendo, bem vindo aos 40, parabéns! Muito sucesso e saúde! Obrigado pelo blog, é um serviço prestado à sociedade
Valeu Anon. Abcs AA40
Bingo Anon. É exatamente isso. Mas como estamos falando, a parte financeira acredito ser mais fácil. Se vc investir mesmo em renda fixa, uma boa percentagem da sua renda (>30%), não há como não chegar lá em menos de 20 anos. É só não fazer besteiras como trades, arriscar em especulação, etc.
Agora, chegando lá, o que fazer é que é a grande questão que estou me deparando agora. Não é algo matemático que uma equação ou regra vai te dizer, e é isto que complica para alguém que respira matemática e finanças o dia todo.
Abcs
AA40
Olá AA40,
Parabéns e felicidades no seu aniversário. Desejo paz e felicidades, e também que continue com o blog que auxiliará muitas pessoas a encontrar seu caminho nesse mundo maluco.
Referente a “Crise de Meia-Idade”, considero um nome um pouco pejorativo que a sociedade dá para aqueles que começam a refletir as coisas como são, questionando as dissonâncias cognitivas que percebemos a nossa volta.
Considero esse momento de auto-reflexão como a maior oportunidade de nossa vida, mesmo não sabendo o que somos. Também faço parte do grupo 40+ e estou numa transição até declarar o FIRE e uso esse período para estudar negócios do estilo hobby (marcenaria, design e programação) e filosofia.
Que venham mais auto-reflexões e que compartilhem conosco.
Abraços,
Fala VAR. Obrigado cara.
Sim, concordo, pejorativo e modinha, mas nao encontrei outra forma de descrever, mas vc sim. Obrigado.
Interessante vc dizer que devemos tomar este momento para explorar e refletir sobre nossa vida e o que somos e queremos ser. Parece bem isto que estou tentando fazer.
Concordo sobre os Hobbies, mas não sei se isto apenas será o suficiente para me manter motivado e feliz. Tvlz sim, preciso testar, por isso estou pensando em mini-retirements antes de declarar FIRE.
Por isso mesmo decidi compartilhar estas reflexões com vcs. Sempre os comentários são úteis e trazem novas perspectivas. Como minha mente é muito “exatas”, a parte “humanas” fica devendo – preciso de vcs pra isso.
Abcs
AA40
Parabéns AA40, muita saúde saúde saúde, família sempre unida e que esse blog seja infinito, pois como o colega falou, é um excelente serviço prestado à sociedade. Ler seus posts e os comentários dos amigos me faz entender que não sou um ET, que mais pessoas pensam como eu, que alivio.
Estou no caminho FIRE acredito que já percorri uns 60% da jornada, mas pensa numa ansiedade, nossa estou no auge da minha falta de paciência no trabalho, estou numa linha tênue entre “calma você está no caminho certo” x “dane-se saia logo e vá viver sua vida livre”, como é complicada essa fase. Ando com crise de ansiedade, parece modinha, mas não é.
Obrigado Suzana. É ET não, ou nós todos somos, depende de como vc olhar hahaha.
Vc me descreveu no seu último parágrafo. Estou nessa tbm. Se algo ruim ou inconveniente acontece na empresa eu já penso em “dane-se, não preciso mais disso”, mas ao mesmo tempo, ainda falta um pouco…ansiedade e falta de paciência imperam.
Mas quando me sinto assim já abro o Google Flights ou Airbnb e começo a planejar um getaway e já passa (só não pensar muito no caos dos aeroportos, filas e passar pelo TSA)…
Abcs
AA40
O que fazer com tanto tempo livre de modo a evitar que eu fique entediado? Também tenho me feito esta questão e talvez desista de aposentar completamente. Um meio termo pode ser a melhor solução.
Pois é Anon. Eu sabia na verdade que este seria meu principal problema. Acho que a maioria que atinge FIRE tem uma mente tão criativa e disciplinada, além de ser inteligente que é muito difícil parar de exercitar esta mente. Precisamos nos ocupar e ter projetos e nunca parar.
Um meio termo realmente parece ser uma boa. Acho que vou começar planejar mini-retirements e tlvz trabalhar remotamente por alguns meses do ano se me permitirem Será um bom começo.
Abcs
AA40
Olá AA40,
Parabéns pelo aniversário e pelas metas alcançadas.
Obrigado pelas reflexões e por congregar essa verdadeira comunidade de pessoas com objetivos diferentes, mas que partem de ideias comuns.
Realmente, à medida em que a idade avança e as experiências se somam, as situações de que não gostamos ou que não queremos mais vivenciar ficam cada vez mais claras em nossa percepção.
Por outro lado, algumas ideias preconcebidas sobre o que seria “vencer na vida” desaparecem quando esse momento chega, deixando um vazio.
Aproveitar o tempo livre, disposição e liberdade financeira para cuidar da saúde (sem exagerar nas neuras e descamabar para a hipocondria) é sempre um excelente ponto de partida.
Boa sorte na sua jornada para identificar as novas oportunidades que certamente surgirão.
Abraços,
Obrigado Anon. Acho que vc resumiu bem.É isto mesmo.
Abcs AA40
Parabéns! E obrigada pelos ensinamentos constantes do seu blog. Independentemente do que você decidir, parabéns novamente por chegar aos 40 com a liberdade financeira que te permita escolher. Algo que eu com 45, ainda estou longe de atingir mas vc foi uma inspiração.
Olá Muna. Muito obrigado.
Acho que vou decidir que não preciso decidir nada no momento. Vou continuar a trabalhar um pouco mais, começar a tentar fazer mini-retirements para testar as águas…
Abcs e força e foco que logo vc chega lá tbm.
AA40
Caro AA40, meus parabéns pelo aniversario! Vc é uma fonte de inspiração para muitos que percorrem esse caminho. Uma grande inspiração para mim.
Me surpreendi por vc , após ter sido pego nessa crise da meia-idade, se questionar o que quer fazer com o tempo livre pós-FIRE. Imaginava que vc já tinha isso planejado, mas o fato é que vc é um ser humano como nós, entao natural surgirem duvidas, medos, hesitações..
É aquela historia: O caminho FIRE é muito mais que um caminho de acumulação de dinheiro, mas antes de tudo, de auto-conhecimento. Só vc pode dizer o que te faz genuinamente feliz.
abraço
Obrigado Mão Fechada.
Sim. Sou como qualquer um. Posso saber bastante de investimentos e FIRE mas no final, apesar de não parecer, isto é a parte mais fácil do processo. O psicológico é sempre o mais complicado e quando vc entra em “crise” existencial, a dúvida e a hesitação é natural.
Vou te dizer que eu tinha planejado bastante o que fazer depois de FIRE, mas os gostos mudam, o que vc achava que ia gostar de fazer, não é mais o que gosta agora. E o que vc gosta agora, pode odiar daqui a 5 anos. Mudamos tanto que o sobe e desce da bolsa é a única constante, o resto tudo é mutável.
Saudades de quando a única preocupação era dinheiro e taxa de poupança kkkk – Tlvz agora entenda aquela velha frase “Não tem nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar”
Abcs
AA40
Parabéns AA40!
Muitas felicidades e que a sua vida FIRE seja repleta de realizações.
Confesso que apesar de desejar muito parar de trabalhar também me questiono sobre o que fazer com esse tempo. Ainda que eu tenha atividades em vista, sair da corrida dos ratos exige uma certa ousadia e as pessoas fires são tão doidas em seguir planos q essa ousadia não parece ser muito o perfil delas.
Mas confesso que meu maior medo é a auto sabotagem do plano FIRE, como algumas pessoas que ficam majorando os planos, reduzindo a TSR e vendo necessidade num valor sempre maior só pra não se declarar FIRE e assim encarar essa vida nova e seus dilemas.
Eu gostos muito da tese da aposentada aos 30 que o FIRE não significa vencer a vida, significa apenas vencer o capitalismo. Agora precisa correr atrás de todo o resto, qual o sentido da vida, o que te faz feliz e etc
E pra essas perguntas acho q 40 anos não serão suficientes para responde-las, mas vale tentar cada segundo.
Inclusive tem uma série que chama Carol e o Fim do Mundo (netflix) em que fala sobre o que fazer com o tempo que nos resta, bem interessante e bem diferente da abordagem FIRE.
Abraços e espero que continue compartilhando seus dilemas e sua vida Fire com a gente.
Valeu Well.
Obrigado pelas felicitações! E entendo completamente suas reflexões. Sair da corrida dos ratos realmente exige coragem, mas também uma boa dose de autoconhecimento. Acho que esse ponto que você trouxe sobre a auto sabotagem é bem real. Muitas vezes, a gente acaba ajustando tanto o plano, querendo um “número perfeito” ou a segurança total, que o medo de viver essa nova fase acaba nos travando.
Sobre a tese da aposentada aos 30, faz certo sentido! FIRE não é o fim do jogo, só muda as regras, né? Acho que nem é vencer o capitalismo mas usá-lo a nosso favor, mas aí vem o desafio de descobrir o que realmente nos move além disso. Essas perguntas sobre sentido, propósito e felicidade são eternas, e como você disse, talvez nem 40 anos sejam suficientes pra responder. Mas o legal via FIRE teremos tempo pra explorar essas questões de forma mais profunda.
Vou dar uma olhada nessa série que você recomendou, parece bem interessante! E pode deixar, vou continuar compartilhando meus dilemas e aprendizados dessa jornada FIRE com vocês.
Abraço – AA40
Olá, AA! Você gosta de ler livros? Acredito ser um ótimo hobby e expande nossos horizontes. Pode te dar novas ideias sobre o que fazer. Andar também é ótimo para refletir.
Outra atividade que recomendo é a meditação, que também expande nosso horizonte e nos transforma.
Concordo que a parte mais fácil é calcular e poupar. Difícil é o jogo da vida desnudada, o fardo do livre arbítrio e a responsabilidade que vem junto. Tem algo mais humano que isso? Acredito ser um passo certo para a evolução da pessoa e o autoconhecimento. Quem sabe o que você pode encontrar no caminho?
Abs,
Eu acho que eu sou um ET então pq nao vejo fardo nenhum no livre arbitrio, fardo pra mim é ter que trabalhar jornadas de 12h, tendo que correr pra bater o ponto na hora, aguentar ser tratado como robô para maior produtividade, aguentar chefia que sabe muito menos que vc mas fica sentada mandando pq tem cargo de confiança, aguentar pessoas com muito menos qualificação mas que por questao politica podem mandar em vc e usam e abusam do pequeno poder. Acho mto dificil a felicidade nao vir automaticamente quando nao tiver mais essas coisas na minha vida. Invejo quem está preocupado em o que vai fazer pós-FIRE. Eu daria tudo pra me declarar FIRE agora e já tenho uma lista de coisas pra fazer
Entendo sua posição, mão fechada. Não discordo dela, mas enquanto estamos nessa situação de dificuldade e sofrimento me parece clara a escolha: tentar escapar dela. Logo, para quem tem mentalidade FIRE, é natural trilhar esse caminho de persistência, planejamento e poupança. Ainda que seja um caminho desafiador, é como se fosse uma trilha aberta na floresta, lógico que com obstáculos e privações.
Ao conquistar FIRE, vejo como se estivesse em campo aberto, com um sem número de caminhos para escolher. Acaba que a trilha FIRE fica em modo automático, você só quer sair da floresta. Mas no campo aberto que o jogo realmente começa! Você tem que escolher cada passo e construir sua trajetória de autoconhecimento. Observo também que a adaptação hedonista é muito real, logo pode ser que seja um grande alívio conquistar fire (e é mesmo), mas você se acostuma, entende? Não podemos deixar a peteca cair, ainda mais quem tinha uma direção tão clara de sair da situação ruim anterior.
Mas você tem razão sim, seria muito legal que todos tivessem a oportunidade de chegar nesse privilégio de múltiplas escolhas sem a corda no pescoço pelo próprio sustento. É nesse ponto, no entanto, que a responsabilidade aumenta, precisamos assumir a responsabilidade pelo uso do nosso tempo e da construção da nossa identidade fora do modelo tradicional da sociedade.
Abs,
Neste movimento, somos todos ETs pessoal, vamos nos orgulhar disso!
Abcs AA40
As vezes eu penso isso também, por exemplo em relação as férias.. No dia que eu entro de férias, eu sinto uma felicidade muito grande, como uma descarga de dopamina, a vida parece que volta a fazer sentido, eu me sinto vivo, e percebo que a vida é bela e que vale a pena kkkk
Aí fico pensando… quando atingir FIRE e entrar numas férias eternas, vai ser natural perder esse êxtase todo.. a adaptação hedonica existe, claro, mas acredito que a unica coisa que pode trazer uma felicidade duradoura é a liberdade… afinal se nao for a liberdade, o que mais seria? Mas tambem acredito que se preparar para essa fase é importante sim, inclusive pra mim o exercicio do auto-conhecimento é fundamental durante toda a caminhada FIRE , e isso eu tenho feito.. Pode ser que eu mude de percepção ao chegar lá, mas hoje essa preocupação de o que fazer com o tempo livre nao é uma coisa que me preocupa… abç
Parabéns pelo aniversário, AA40! Que seu novo ciclo seja repleto de boas surpresas.
Esta é uma oportunidade para lhe agradecer pelo seu trabalho aqui no blog e pela suas reflexões.
O movimento FIRE é permeado por uma reflexão transversal sobre a eterna negociação que fazemos entre o hoje e o amanhã, com olhares muitas vezes para nossos sucessos e traumas do passado. O mais bonito da trajetória para a liberdade financeira é o caminhar, a revisão constante de nossos valores e objetivos, bem como a disciplina que nos move em querer sempre que amanhã seja melhor que hoje.
Que continuemos a caminhar com a cabeça erguida…
Muito obrigado pela mensagem e pelo carinho! Fico muito feliz em poder compartilhar minhas reflexões com vocês.
Concordo plenamente com o que você disse sobre o movimento FIRE. A caminhada é cheia de altos e baixos, e é realmente um processo contínuo de autoconhecimento e revisão de prioridades. Acho que o mais importante é seguir em frente com propósito e aprender com cada passo, sempre mantendo a visão de um futuro melhor, pois investir é sim acreditar em um futuro melhor, se não, qual o sentido né?Vamos seguir juntos nessa jornada, sempre de cabeça erguida! 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=aeOz-jjSSPQ&ab_channel=Educa%C3%A7%C3%A3o%26Cultura-%CE%A6%CE%B9%CE%BB%CE%BF%CF%83%CE%BF%CF%86%CE%AF%CE%B1
Tudo bem, AA40?
Como outros já disseram: arranje um hobby. Se dedique a alguma coisa nova e interessante, encontre uma “comunidade” dessa atividade, faça parte dela. E podem ser várias coisas, afinal você terá mais tempo – grupos de ciclistas, motoclube, grupos de corrida, jogar futebol, jogar baralho, dominó, sinuca, etc (Atividades em grupo, para suprir a falta de convivência com colegas de trabalho); e também coisas mais agregadoras e que você faça sozinho (para ter seu tempo para você) como marcenaria, pintura, escultura, artesanatos em geral, escrever, desenhar, etc. Você também pode tentar aprender um novo idioma (ou mais), fazer uma faculdade de alguma coisa que sempre achou interessante mas nunca teve tempo (ou essa coisa não serve para arranjar empregou ou ganhar dinheiro).
As opções são inúmeras!
Outra saída para o “tédio”: trabalho voluntário e fazer caridade. Ajude uma igreja, centro espírita, orfanato, asilo, etc.
Quanto a abrir um negócio, não precisa ser um negócio que “arrisque o seu patrimônio”, pode ser uma coisa pequena, tipo vender coisas no Mercado Livre, Elo7, OLX, etc. Você “arrisca” um dinheiro pequeno para comprar um estoque inicial e vai vendo no que dá.
Isso tudo são coisas que eu penso em fazer quando chegar lá. Algumas eu já faço.
Abraço!
Fala Mago. Sim, sim, tudo isso está na minha lista. Creio que é ansiedade mesmo de colocar isto em prática, mas acho que depois de ter tempo e tentar tudo isso ai, algo deve se sobressair como algo que me dê prazer em fazer. Por enquanto nada disso parece ser suficiente para tal, mas só parece. Preciso tentar na prática primeiro.
Abcs
AA40
Pelo texto parece que sua vida está satisfatória, com tempo para cuidar da família suficiente, mesmo trabalhando. Nós, que temos filhos em idade escolar, não temos tanta liberdade para largar tudo e ir viajar o mundo.
Ter juntado o dinheiro do Fire (ou quase) quer dizer liberdade, inclusive a liberdade de manter a vida como está.
Às vezes a máxima: “em time que está ganhando não se mexe” pode servir por um tempo até que mudanças reais apontem o caminho a ser seguido.
Verdade Sousa. Gostei do seu comentário. É bem isso, as coisas estão bem, tudo funcionando, tlvz seja a hora de ter mais gratidão pelo conquistado e continuar até que os filhos saiam do ninho e a liberdade esteja completa. Tlvz tenha que cuidar de meus pais ainda logo ai, mas não espero que tome todo meu tempo.
Abcs
AA40
Esse mês completo 41 e a reflexão sempre vem a tona: tempo livre, filhos, saúde e hobbies. Desses, ser dono do próprio tempo é o grande desafio.
Parabéns pelos 40 anos.
Obrigado e parabéns pelos 41. Pois é, acho que nunca seremos donos 100% do nosso tempo, ainda mais quando se tem esposa e filhos e pais vivos, mesmo quando não tivermos mais chefes e subordinados. Mas é a vida.
Abcs
AA40
Obrigado mais uma vez em compartilhar seus pensamentos. Conheci o blog em 2019 quando comecei minha jornada. Confesso que aos 40 não tinha nada. Uma vida boemia com minha esposa. Em menos de 5 anos consegui levantar um patrimônio diversificando em tudo e a cada vez que o conhecimento entrava eu percebia que as coisas se multiplicam. Resultado quando chequei aos 44 anos, Filha em idade escolar, ainda irei ficar uns 10 anos nesse loop, preferi pegar tudo que tinha guardado pra minha aposentadoria e comprar um belo apartamento com toda a área social disponível em uma cidade top SCS. No início bateu o arrependimento mas na prática foi satisfatório. Fico com minha filha, levo na escola, vou pra academia. Consegui muito mais robies. Nunca fico parado. Pelas análises que fiz e perguntando para pais de amigos o que eles fazem após a aposentadoria eu percebi que atividades é o que conta, então eu aumentei. Faço luta, voltei a tocar violão, passei no parque com minha filha coisa que nunca fazia. Viver essa é a resposta. E agora eu volto novamente a minha meta do zero para aposentadoria. Sofrido sim, mas feliz 😉
Legal Cristiano. Obrigado por compartilhar sua experiência. Viver, tlvz seja isso mesmo, não se preocupar tanto em planejar o que fazer depois e deixar a vida levar e acontecer. Certamente coisas para fazer aparecerão. Tlvz tentamos planejar tanto a parte financeira que tentamos planejar o que não é financeiro tbm e isto não deveria ser feito. Sei lá, parece isso…importante é se sentir feliz como vc disse
Abcs
AA40
Não importa o quanto de valor financeiro a pessoa tenha, nunca, jamais terá 100% de segurança. Lembremos que dinheiro é infinito, mas o tempo que nos resta é finito. Eu não ficaria satisfeito deitado no sofá o dia inteiro assistindo séries. Trabalharia de forma bem light, com o que eu gosto, sem o fardo nas costas da obrigatoriedade do retorno financeiro(salário), nem mesmo seriam todos os dias da semana. Por que? Até mesmo a agua quando está parada apodrece. Focaria também parte do meu tempo livre em autoconhecimento, é libertador. Estamos neste mundo para sermos uteis de alguma forma, não para sermos um fardo. Grande Abraço.
Interessante essa frase “Até mesmo a agua quando está parada apodrece”. Com certeza não penso em parar e nunca fazer nada produtivo. Meu dilema é achar algo que eu gosto de fazer e faria até de graça – hoje não tenho nada além de alguns hobbies. Estou em busca de algo mais concreto e tangível…
Abcs
AA40
Parabéns, AA40!
Eu comecei a cantar e a jogar beach tennis por exemplo, que são hobbies que trazem junto diversas atividades paralelas como academia, alongamento, pilates, karaokê, treino de música, conhecer novos artistas, etc, e acabam preenchendo bastante o tempo de maneira bem legal!
Como já disseram aí, hobbies, a minha dica extra é: teste vários, errar até acertar é o caminho quando falamos em hobbies 🙂
Legal Luca. Boas dicas! Vou testar vários! Abcs-AA40
Excelentes reflexões, AA40. Eu sinto que já tem um tempo que estou nessa crise da meia idade, apesar de não estar nos 40 ainda. Reflito muito sobre tudo o que fiz até aqui, me sinto com bastante frequência bem nostálgico em relação ao passado e inquieto se estou fazendo o melhor no presente.
Sinto um pouco de dificuldade em dedicar energia para esse planejamento da fida pós-FIRE, pois me parece que isso ainda está muito, muito londe da minha realidade (às vezes questiono se realmente irei conseguir atingir esse objetivo, inclusive). Assim as vezes parece que ficamos num modo semi automático, aportanto ali o que podemos mensalmente, enquanto o tempo passa.
É engenheiro, acho que todos nós passamos por isso durante a fase de acumulação, aportando todo mês, as vezes mais do que podemos, enquanto o tempo passa e nos questionamos se realmente adiar o consumo em pról de um futuro que pode não chegar é realmente o caminho certo e vale a pena. Quem não se perguntou isso em algum momento? O problema é que o futuro invariavelmente chega em 99.9% dos casos e se não tomarmos iniciativa hoje para melhor o futuro, este automático continuará e no final da vida não teremos feito nada e continuaremos na mesma. É por isso que acho que, apesar de tudo, FIRE vale muito a pena !
Abcs AA40
meu amigo, primeiro parabéns pelos 40, acredito que maioria da humanidade tem essas mesmas indagações que você, inclusive eu, que aos 46 anos, nunca encontrei o trabalho dos sonhos, ou o que realmente gosto de fazer, o que faz o cara pular da cama as 6hs motivado, aquele trabalho que você não vê passar o tempo passar, ditato poular: quem trabalha com o que gosta nunca vai trabalhar! vai ser um prazer, mas pelo menos comigo nunca aconteceu, sou muito curioso, sempre tentando aprender algo novo, ou seja, a partir do momento que conheço o assunto/trabalho perde a graça, e queremos partir pra outra…mas sigo uma filosofia a uns 15 anos “MENOS É MAIS”, realmente sinto isso, que já estou aposentado a muito tempo, mas continuo fazendo diversas coisas, mas dentro de uma tranquilidade, menos tudo, poderia ter mais dinheiro, sim, mas para que? futilidades? tenho 3 filhos em idade escolar, consigo conviver com eles com muito mais tempo do que meus pais sogros fazendo coisas simples como andar de bike, inclusive voltei nos meus 12 anos esses dias quando encontrei uma bmx reliquia, pura nostalgia, e fui andar junto com eles… outra coisa interessante sobre viagens… nunca fui nem para europa nem para os eua, pois considero custos absurdos gastos em pouco tempo, mas já tive 3 motorhomes, moro em floripa por opçao há uns 20 anos, e já viajei boa parte da américa latina, viagens de ate 6 meses, claro que tenho vontade de conhecer eua e europa etc, mas de motorhome, custo beneficio absurdamente menor, exemplo nesse inverno crianças não conheciam a neve, conseguimos ir em uma estação sky na argentina rodando, cansativo por causa do pouco tempo de ferias deles escolares, mas o custo total de 5 pessoas, não chegou a 1 pessoa com pacote para bariloche por exemplo, ou seja, é possível fazer as coisas com valores bem menores, 1 ano sabatico na europa é um sonho, se esposa não tivesse com problemas de saúde já teria ido, com motorhome fica tudo mais fácil, além de que você percebe que não precisa muito para viver, tem tudo em um espaço minimo e como você falou não vai chegar nos 100 anos…mas ainda invejo quem conseguiu encontrar sua verdadeira vocação e é super feliz e realizado no trabalho, aquele que não consegue se aposentar…nós só levamos dessa vida a vida que se leva… fato…ideal é não deixar herança, se não conseguir gastar até morrer, doe pra caridade, pois após morte pessoal fica brigando pelo que nós acumulamos e não conseguimos gastar…vi isso bem em inventários por ai… além de deixar os filhos acomodados…se um dia vier a floripa avise que lhe mostro cidade de bike, isso nunca parei desde os 6 anos de idade, bike é vida, conheço pessoal com 75anos muito bem…vegetariano inclusive…
Obrigado pelas felicitações.
Pois é Christian, nunca aconteceu comigo também e acho que com a maioria isso não acontece. Nos dias de hoje é difícil achar um trabalho que vc gosta tanto que faria até de graça, muito em função das pessoas ao redor desse trabalho, da estrutura das empresas, das relações profissionais.
Bacana sua experiência com motor home pela Latam. Acho que realmente dá pra viver tranquilo, gastando pouco e viajando no conforto do lar (motor home proporciona isso). Não tinha pensando nisso mas viajar assim parece muito mais tranquilo. Quando a herança, venho me perguntando muito isso, pq vc nunca sabe o amanhã, veja o triste que aconteceu com o Cid Moreira. O melhor acho que é fazer um testamentinho e colocar lá como se dará o acesso dos seus bens no caso de passar antes de gastar tudo. Tipo ir liberando aos poucos aos filhos em cada idade, deixar pra caridade um bom pouco, etc. Se não já viu.
Obrigado por compartilhar
Abcs
AA40
Em primeiro lugar, parabéns! Eu estou vivendo a vida fire desde janeiro. Eu já tinha garantido matematicamente porém vinha adiando a dois anos. Tive que parar na marra. O ponto em que tocava um comércio foi vendido e o novo dono demoliu o prédio. Como já tinha a fire não quis começar tudo de novo em outro lugar, pois já tenho 56 anos e me sinto cansado. Nos três primeiros meses senti muita falta do trabalho. Porém foi em um trabalho voluntário que encontrei sentido na vida. Durante uma missa o padre disse que estava muito preocupado com o fechamento das contas da igreja, pois sempre havia divergências nos fechamentos mensais. Agora estou lá fazendo uma coisa que gosto de fazer.
Obrigado pelas felicitações. Puxa que legal sua historia Claudio!
Voluntário fazendo o que gosta sem ter que se preocupar com dinheiro. Esta é a meta de todos. Parabéns por conseguir e fica o exemplo para nós. Abcs AA40
parabéns pelo aniversário! e vai testando, uma hora vc acha coisa pra fazer: trabalho voluntário, escrever, ler, se exercitar, etc.
abraço!
👍
Já já estou com 39 e cada vez mais eu vejo o meu FIRE distante apesar de ter um conforto gigante por ter um patrimônio confortável. Mas esse ano por exemplo tive um rendimento de míseros 4% por causa dos últimos meses da bolsa. O que me preocupa mais hoje em dia também é a saúde e a inflação. Cada vez mais, devido a idade eu vejo pessoas falecendo e tenho me preocupado muito com um bom plano de saúde. Então, hoje em dia o que mais me preocupa no FIRE é o bom plano de saúde mesmo (é muito caro e aumenta de preço muito rápido). Acredito que o que vale a pena é estar presente com os seus queridos, fazer atividades física, construir uma boa estrutura muscular, se alimentar bem e estudar sempre. O resto são só felicidades momentâneas.
Coincidência estou fechando com 4% tbm no Brasil e olha que tenho 70% renda fixa, mas a bolsa sofreu tanto que os 30% fizeram um bom dente no retorno anual. Mas como sempre, todo excesso de pessimismo traz oportunidades.
Plano de saúde é importante, assim como manter uma rotina saudável mental e fisicamente. Ando pecado nisso. Preciso dar uma maior atenção a saúde mental.
Abcs e feliz 2025
AA40