Três passos críticos para quem busca independência financeira

Existem centenas de blogs sobre FIRE (Independência financeira, aposentadoria precoce) sendo a maioria em inglês.

Lendo muito sobre o assunto, consegui resumir em três passos o que a maioria dos que alcançaram seus objetivos fizeram.
1. Priorizar: Se o objetivo é viver de renda aos 35, aos 40 ou mesmo aos 50 anos, você deve priorizar isto acima de tudo. Uma vez que o conceito de FIRE for assimilado você deverá focar nisso. Diminuir drasticamente o consumo supérfluo, viver frugalmente, fazer coisas divertidas que custem pouco ou nada, etc.

2. Economizar e investir ao redor de 70% do salário conjunto: A maioria dos brasileiros poupam menos de 5% do salário mensal, e mais de 60% não conseguem poupar sequer 1 real por mês de acordo com pesquisas. Você precisa pensar em poupar e investir cerca de 70% do salário global, ou seja, se você e sua esposa (ou marido) trabalham e o objetivo for FIRE, você precisa poupar além de um salário total e viver com apenas parte de um dos salários para acelerar realmente o objetivo.

Fica fácil se os salários forem relativamente altos, mas mesmo com salários modestos, se os gastos forem compatíveis com a renda, será possível alcançar o objetivo.

3.Acompanhar e conversar sobre finanças: Tão importante quanto economizar é investir e fazer com que o assunto dinheiro seja conversado abertamente na família. Acompanhar o rendimento dos investimentos e priorizar os com maior rendimento e estratégias compatíveis com a situação econômica precisa virar hábito (veja um exemplo aqui com tesouro direto). É preciso gostar disto para realmente ter interesse e se dedicar ao objetivo.

Nunca esquecer que é preciso também aproveitar a jornada para aprender muito sobre finanças, mercado financeiro, investimentos e também ter satisfação e alegria em fazer isto pois não é só o objetivo final que merece toda a atenção, mas a jornada até alcançar ele precisa ser divertida e não um martírio.

PS: Fazer planos para o futuro pós-FIRE também é importante a fim de evitar problemas de desmotivação, ociosidade e depressão como já postamos aqui.

E você? O que você acha sobre os três passos? Pensa diferente? Compartilhe abaixo sua visão !


4 thoughts on “Três passos críticos para quem busca independência financeira

  1. Post bem interessante

    As 1º e a 3º dicas são boas e compatíveis com o Brasil

    já a 2º dica terá de ser adaptada ao Brasil, em vez de 70%, se poupar e investir 20% ou 30% do salário, já ajuda muito.

    Abraço e bons investimentos

    1. Obrigado DIL. Realmente 70% é radical ainda mais no Brasil, mas acima de 20% já vai acelerar bastante rumo ao objetivo. O importante no Brasil é tentar nunca depender do INSS visto que é uma pirâmide insustentável.

  2. Excelente post.

    Eu comecei por agora, mas estou aportando 70% dos meus ganhos. Assim, pretendo atingir minha IF o mais rápido possível.

    Abraços.

    1. É isso ai. O bom da busca pelo FIRE é que cada um faz do seu jeito no seu tempo. Se quiser mais rápido basta poupar mais…se quiser viver sem privações até lá, demorará mais…é escolha pura e simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *