Skip to content

AA40

Independência Financeira é essencial. Aposentadoria antecipada é Opcional !

  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
Responda ao questionário do Anuário FIRE 2025 do AA40, clique aqui.

Estudo de Caso: Quero a certeza de R$ 1 milhão em 10 anos. Como fazer?

Caros Leitores. Hoje é sexta-feira e vamos a mais um breve estudo de caso. Hoje que nos escreveu foi o Henrique com uma simples questão cuja a resposta não é tão simples assim.

Olá AA40, tudo bem? Conheci seu blog há algumas semanas e desde então não parei de assimilar conhecimento. Seu site é muito bom ! Resolvi te escrever por que estou começando agora no mercado de trabalho. Acabei de diplomar engenheiro mecânico e já consegui meu primeiro emprego apesar da crise. Meu objetivo é juntar um milhão de reais em 10 anos sem correr nenhum risco, mas além disso quero ter a certeza deste valor. Existe algum investimento que proporcione isto? Meu primeiro salário gira em torno de 6 mil líquidos e como ainda vivo como estudante consigo investir quase 5 mil no começo. Teria como fazer um curto estudo de caso só com estes dados? Abraço - Henrique S.

Caro Henrique, primeiramente obrigado pelas palavras e por ser um leitor. Parabéns também pela graduação e pelo primeiro emprego. Como disse, com esta onda de desemprego no Brasil de hoje é excelente ter conseguido colocação já após a formatura. O primeiro emprego geralmente é o mais difícil já que você sai da faculdade sem experiência e muitas vezes sem rumo.Não comentaste se possui financiamento estudantil a pagar ou qualquer dívida então vamos partir do pressuposto que não. 

Taxa de Poupança

Sua taxa de poupança de mais de 80% não parece ser sustentável no longo prazo mas entendo que você pretende economizar ao máximo no inicio como provavelmente não tem família nem é casado é possível sim. Com o tempo a taxa de poupança deverá baixar mas deverá ser compensado com aumento salarial, promoções, etc.

R$ 1 milhão em 10 anos sem risco ?

Sua maior questão é como juntar 1 milhão em 10 anos sem risco. Bom, sem risco não existe investimento. Se houvesse investimento com risco zero, os juros pagos também seriam zero, o que não é melhor do que deixar o dinheiro debaixo do seu colchão.

O primeiro passo é aceitar que existem riscos e que podem ser minimizados, mas no seu caso, ainda no começo, o recomendável é estudar muito sobre investimentos e ficar na renda fixa no início até aprender as artimanhas do mercado de renda variável.

Ter a certeza que vai juntar este valor em 10 anos é muito difícil. Você poderia garantir este valor caso aplicasse quase R$ 400 mil reais HOJE em um títulos prefixado que pague brutos 11%.

Com a Selic tão baixa, os prefixados são um dos poucos títulos de renda fixa que ainda rendem dois dígitos, que seria necessário para seus objetivos.

Particularmente eu gosto dos títulos prefixados, ao contrário da maioria dos analistas pelo famigerada medo da inflação. Isso por que o TD Prefixado por exemplo paga hoje mais de 9% aa brutos, o que é muito mais do que a Selic e o CDI rendem, o que indica que o mercado ainda não confia que a Selic vai permanecer tão baixa por muito tempo. Geralmente esta taxa também aumenta com o aumento da Selic então torna-se uma boa opção para o médio prazo.

Existe um receio grande contra os prefixados por conta dos juros, mas se você aceitar que um rendimento líquido acima de 10%aa  é um bom rendimento (inflação a parte), você pode fechar o olho e garantir este rendimento por 5 ou mais anos, afinal com um rendimento de 10%aa, pela regra dos 72, você dobrará o capital em 7 anos. Quem hoje sabe em que patamar a Selic estará daqui a 5 anos ? Ninguém !

Lembrando que prefixado você pactua os juros no momento da compra e no final do período você receberá exatamente o contratado - Nunca compre com a intenção de vender antecipadamente títulos como este já que o juros só convergem para o contratado no vencimento.

Veja algumas opções de prefixados hoje no tesouro direto (garantia soberana) e no mercado privado (garantia institucional):
Fonte: https://apprendafixa.com.br em abril 2018

Henrique, entenda que você não tem uma grande quantia hoje para aplicar para chegar a 1 milhão em 10 anos para garantir estas taxas, mas sim vai aplicar R$ 5 mil todo mês portanto não conseguirá fixar uma taxa de 11,5% pré hoje para além dos 5 mil. Mas isto pode ser bom...

Se você se concentrar apenas investindo em prefixado pois quer ter a garantia de saber o quanto vai ter no final do período, basta ir controlando as taxas dos títulos que vai comprar todo mês e não comprar títulos abaixo de 10% de rendimento líquido (TD hoje em dia estaria abaixo disso e não seria recomendável comprar tendo em vista seu objetivo).

Se ficar com um rendimento líquido médio acima de 10% aa, aplicando 5 mil por 120 meses, você consegue seu sonhado 1 milhão de reais. Veja:

Inflação

Veja que até aqui mal falamos de inflação já que seu objetivo é simplesmente ter 1 milhão de reais. Como não menciona poder de compra nem nada disso, por isso simulamos com prefixados que, de certa forma, protegem contra a inflação se considerarmos que o BC aumenta a Selic quando a inflação aumenta, que, por conseguinte, aumenta a curva de juros dos prefixados também. Como você compraria todo mês, cada compra terá seu próprio juro pactuado. Lembre-se que mais importante que ter 1 milhão é ter rendimento acima da inflação (real). Embora o prefixado geralmente renda acima da inflação, isto não é 'garantido' como no caso de títulos atrelados ao IPCA. Motivação: Muitos vão criticar a busca pelo milhão mas discordo em partes. Se isto é o principal motivador da pessoa para poupar mais e investir melhor, então é melhor ter esta meta do que ter uma menor ou nenhuma.
 

Tem muito mais...

Bom, escrevi demais já para um email tão breve. Tem muito mais coisas para falar como que não é recomendável investir em só uma classe de ativos, diversificar é necessário, após certa quantia investir um pouco em renda variável também, que não vai adianta ganhar 11%a.a. se a inflação for >10%aa, mas tudo isso você pode ler nos nossos outros estudos de caso e posts em nosso blog se ainda não tiver.

Vamos abrir para nossos colegas comentarem abaixo. Certamente muito do que queria falar eles falarão para você considerar. Abraço e boa jornada a vida FIRE Henrique.

Disclaimer: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Navegação de Post

Post Anterior Post Anterior:
Como gerar renda passiva de verdade durante a aposentadoria antecipada
Próximo Post Próximo Post:
Frugalidade é diferente de pobreza !

Você poderá gostar de ler também...

Ser empregado é igual a investir em renda fixa. Empreender é igual investir em renda variável

9 de maio de 202325 de março de 2024

Estudo de Caso: Macunaíma investidor e os Fundos de investimentos de bancos

24 de setembro de 20193 de julho de 2021
Diferença entre pobre e rico?

Ricos: Por que são estigmatizados se a maioria quer ser como eles?

6 de setembro de 20183 de julho de 2021

Qual dessas três carteiras você escolheria?

26 de junho de 20224 de julho de 2022

Entrevistamos o casal FIREE brasileiro que está fazendo muito sucesso no Instagram

2 de junho de 20203 de dezembro de 2022

Período Sabático: Um teste para seu plano de independência financeira

2 de dezembro de 20175 de julho de 2021

12 thoughts on “Estudo de Caso: Quero a certeza de R$ 1 milhão em 10 anos. Como fazer?”

  1. Anônimo disse:
    6 de abril de 2018 às 13:14

    Problema desses objetivos é justamente a inflação.
    "Eu quero ter um milhão em 10 anos!"

    Vá para a Venezuela e compre um milhão de Bolivares Fuertes lá hoje. (Você só precisa de R$ 70 para fazer isso).

    De nada adianta colocar uma meta de 10% a.a quando você vai pagar IR + Inflação.

    Assumindo que a inflação fique em 3% por 10 anos e IR de 15% (impossível predizer obviamente), o seu rendimento real é de 5,34% ao Ano. Muito menos do que os "10%" que você quer.

    Primeiramente boa parte do teu patrimônio vai pro IR e o resto perde poder de compra.
    Não adianta nada comprar tudo pré-fixado 10% a.a e a inflação subir para 8% (seu rendimento
    real cairia para 0,46% ao Ano)

    Honestamente, acredito que o AA40 foi muito otimista ao passar os cálculos. 10% pré-fixado é muito baixo para a incerteza que estamos passando. Não temos visibilidade alguma do futuro do Brasil em 3 anos, muito menos em 10 anos.

    10% ao ano préfixado para 5 anos é extremamente baixo o retorno para a alta incerteza e risco.

    Os 12,53% que ele mostrou acima pode ser mais atraente. Eu ficaria longe de pré-fixados maiores que 3 anos e pegaria ou papéis para buy-n-hold (10 papeis) ou IPCA+. Melhor garantir o seu poder de compra do que o número de zeros na tua conta.

    Responder
    1. AA40 disse:
      6 de abril de 2018 às 13:53

      Sim Anon, concordo, mas o estudo foi para atender o pedido do rapaz. Assim que ele estudar um pouco mais vai se dar conta desses detalhes como chamamos a atenção dele no texto.
      Mas tem muita gente que realmente não dá bola para a inflação e quer saber do número. É errado? Sim e não. Se para ele o que importa é o número e não o poder de compra – DESDE QUE ELE SAIBA DISSO – tudo bem. As vezes a psicologia é sacana, por que ele poderia ter uma meta muito menor que isto, mas se esforçando tanto para conseguir 1 milhão não só vai criar o hábito de poupar quanto vai fazer com que ele acumule muito mais em um prazo menor. Há este outro lado que muitos não falam mas tem-se que pensar também, entendeu? Abcs

      Responder
  2. AA40 disse:
    6 de abril de 2018 às 13:16

    Recomendação de filme para o final de semana: THE OFFICE SPACE.
    Uma comédia muito divertida sobre a vida corporativa falida. Se vc não assitiu ainda você vai rir e pensar muito ! Não deixe de ver
    https://en.wikipedia.org/wiki/Office_Space

    Responder
  3. Cowboy Investidor disse:
    6 de abril de 2018 às 15:17

    Olá AA40,

    Parabéns ao rapaz pelo emprego e pelo curso.
    Você foi bem didático na explicação. Mas títulos prefixados são muitos arriscados, pois a inflação e o IR pode "comer" tudo o que ganhou. No meu ponto de vista é melhor investir em um título atrelado ao IPCA. Daqui a algum tempo o henrique pode começar a diversificar seus investimentos para ter mais garantia.

    Abraços.

    Responder
    1. AA40 disse:
      6 de abril de 2018 às 15:24

      Valeu CI. Veja bem que ele vai comprar todo mês então se a inflação subir, a selic sobe e os prefixados pagarão mais (chegaram a pagar quase 18% em 2016). No final o risco é bem mitigado. Se ele fosse comprar tudo hoje, ai sim o risco era exatamente como falou.
      Para ter certeza do milhão, só com prefixados pois sabe-se exatamente o quanto vai receber no vencimento. O restante é pós-fixado e nada garante que o CDI/Selic não fique em 6%aa ou abaixo por vários anos, bem como nada garante que não subirão.
      Enfim: Diversificação como sempre recomendamos !

      Responder
  4. Investidor Concursado disse:
    6 de abril de 2018 às 19:23

    Olá, AA40.

    Penso que se a inflação se mantiver controlada (o que nos patamares do BR significa abaixo dos 10%), não precisamos nos preocupar com ela, pois a tendência é que os ajustes nas taxas de juros e nos salários já devem dar conta de segurar o dragão.

    Quando iniciei os investimentos, também tinha o mesmo objetivo, chegar ao milhão em menos de 10 anos. Com o passar do tempo fui vendo que esse valor não é suficiente para trazer a tranquilidade financeira e que 10 anos é um prazo curto. Como vc disse, o Henrique deve evoluir com o tempo também.

    Mas não abandonei as projeções. Rsrsrs

    Eu as faço com valor presente, sem considerar a inflação. E eu gosto tbm de fazer a projeção com uma taxa de juros bem pequena (0,65% am ou 8,08% aa). Nesse cenário, mantido o aporte atual, eu devo passar dos 3,5 milhões em 2040 (daqui a 22 anos). Ou seja, tenho muito chão pela frente ainda kkk

    Responder
    1. AA40 disse:
      6 de abril de 2018 às 20:14

      Pois é CI. A inflação é sempre uma preocupação mas já foi bem pior. Acredito que como um balizador sim é muito importante almejar um valor no tempo por que vai te motivar e incentivar a chegar lá acima de qualquer coisa.
      No caminho então muito se vai aprender sobre o que realmente importa e a investir melhor. E
      Você tem uma meta legal e realista em 22 anos. Boa jornada e seguimos no mesmo barco ! abcs

      Responder
  5. Anônimo disse:
    7 de abril de 2018 às 20:09

    Obrigado pela analise do meu caso AA40. Começei a ver que realmente o maior importante não é o 1 milhão, tem outras coisas que influenciam e pelo jeito é a inflação a principal. Vou continuar estudando e sua analise me abriu os olhos para o tanto que tenho que aprender sobre invesitmentos ainda. Um abraço e siga seu belo trabalho que vou acompanhar.

    Responder
  6. Vagabundo disse:
    8 de abril de 2018 às 04:23

    Sugiro a ele fazer um colchao com tesouro selic equivalente a um ano de despesas, depois pega IPCA+ pra proteger da inflacao. Inclusive acho mais facil calcular pelo juro do IPCA+ que é real. Jogando essa taxa na calculadora vai desanimar um pouco porque vai demorar bem mais, porem o resultado é consistente, é 1 milhao mesmo, o poder de compra preservado. Obviamente a partir de um certo momento vai ter que entrar na renda variavel mas até lá tem tempo.

    Responder
    1. AA40 disse:
      8 de abril de 2018 às 14:33

      Este é o problema. Até pensei em fazer isso mas desanima muito com as taxas atuais e meu medo era que esse cara largar a meta e começar a gastar tudo e não entrar para a comunidade FIRE. As vezes precisamos ter cuidado com nossas recomendações. Com 1 milhão na conta ele vai poder fazer isso mais adiante, se no começo o que importa pra ele é o valor de 1m, tudo bem. Depois de 10 anos ele terá aprendido muito para entender o que vc recomenda acima. Enfim…valeu pela sugestão.

      Responder
  7. SrIF365 disse:
    8 de abril de 2018 às 07:27

    Ainda me surpreendo como as pessoas que começam a trilhar o caminho da IF focam tanto no patrimônio final ao invés da relação renda passiva e custo de vida. 1 milhão pode ser muito para quem vive com 2 mil reais por mês mas é pouco para quem vive com 5 mil por mês. Seu artigo sobre o 1 milhão não ser mais o suficiente ilustra bem o assunto.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    Responder
    1. AA40 disse:
      8 de abril de 2018 às 14:30

      Na verdade não me surpreendo não IF365. Começo é assim mesmo. Demora até aprender o que importa, mas uma meta ambiciosa destas é um ótimo começo. Pior se ele tivesse como meta poupar 5% do salário, certo?
      Temos que relativizar as coisas.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para aa40.fire@gmail.com
Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para [email protected]
Compartilhe seus ganhos em 2025 e seus planos para 2026

Mais Recente na FIREsfera

1 mês de Mudança - Impressões até o Momento
Dec 06, 2025 02:12 — Viver, Viajar e Investir - VVI
Balanço - Novembro/2025
Dec 04, 2025 19:49 — Quero virar Vagabundo
Fechando o ano com rentabilidade e agradecimentos à Firesfera!
Dec 04, 2025 19:05 — Professora FIRE
Carteira de Dividendos – Dezembro de 2025
Dec 01, 2025 23:46 — Os Poupadores
A Decade Can Change Everything
Dec 01, 2025 14:30 — Millennial Revolution
Carteira Fórmula Mágica Novembro 2025
Dec 01, 2025 12:20 — Investidor Inglês
Breaking the Golden Handcuffs with 5 Kids | Sunny Burns | Ep 575
Dec 01, 2025 06:00 — ChooseFI
Fechamento de Novembro 25 - 8.714.306 (+1,37%)
Nov 30, 2025 15:01 — Independência Financeira ou Morte
Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
Nov 29, 2025 13:34 — Viagem Lenta
Happy Thanksgiving 2025!
Nov 24, 2025 03:38 — Retire by 40
The 50-year mortgage is not as bad as we’ve been told!
Nov 19, 2025 09:00 — Early Retirement Now
VIDA
Nov 16, 2025 12:15 — Caminho das Pedras
Learning How to Spend Money (While Enjoying Every Dollar Spent)
Nov 14, 2025 14:29 — Financial Independence and Early Retirement Blog - Mad Fientist
Atualização Patrimonial Out/2025 R$2.967.506 (+0,07%) | TSR 4% R$9.982
Nov 13, 2025 18:22 — FIRE Arroz com Feijão
How Unlimited Free Stuff from Amazon Almost Ruined My Retirement
Oct 07, 2025 01:32 — Mr. Money Mustache

⇘Veja mais antigos ⇘Veja Blogs da FIRESFERA

 

Receba nossa Newsletter Mensal


Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

MAIS LIDOS ESTE MÊS
crap

Termômetro FIRE
crap

Enquete

Vote: Qual é o seu número FIRE?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ferramentas

Cadastre seu blog na firesfera


LIVROS RECOMENDADOS

Twitter/X do AA40-Clique aqui

Podcast do AA40

Subscreva no seu player preferido

Entre de vez para o Movimento FIRE Brasil

Receba novidades em seu email e um relatório FIRE-DASH mensal com o que aconteceu no mercado


Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Featured in
M&R
ECONOWEEK UOL

Aviso / Isenção de Responsabilidade

O conteúdo do Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/), incluindo artigos, ferramentas como o simulador Monte Carlo, e outros recursos, é fornecido exclusivamente para fins educacionais e de entretenimento, com base no direito de expressão garantido pelos artigos 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados, e nada neste site deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro, jurídico ou fiscal. Os ativos, estratégias ou cenários mencionados refletem opiniões e experiências pessoais dos autores, que podem não ser adequados para outros investidores. Resultados passados não garantem resultados futuros, e as ferramentas de simulação geram estimativas probabilísticas, não previsões precisas. Encorajamos os usuários a consultar profissionais financeiros qualificados antes de tomar decisões de investimento ou aposentadoria. O uso deste site e de suas ferramentas é de exclusiva responsabilidade do usuário. O Aposente aos 40, seus criadores, colaboradores e afiliados não se responsabilizam por perdas, danos ou consequências decorrentes do uso das informações aqui fornecidas. Ao acessar este site, você reconhece e aceita os riscos inerentes às decisões financeiras e às projeções de mercado. Podemos receber comissões por links afiliados ou conteúdo patrocinado, sem custo adicional para você. Comentários de leitores não representam a opinião do Aposente aos 40. Todo o conteúdo é voltado principalmente para o público brasileiro; usuários de outros países devem verificar a conformidade com regulamentações locais.

💠 Consulte nossa Política de Privacidade 💠 Siga-nos no X : https://twitter.com/aa40_fire

2025 © AA40 - www.aposenteaos40.org | Todos os Direitos Reservados | [email protected]
WordPress and Bam.
Responder

Não mostrar novamente