“Seu Dinheiro ou Sua Vida” – A bíblia do movimento FIRE

Um dos livros mais importantes e precursores do movimento FIRE é o “Your Money or Your Life” de 1992 da Vicki Robin e do Joe Domingues que se tornou um best-seller.   Talvez poucos de vocês tenham lido esta obra então vamos aqui comentar um pouco sobre ela.  

Os autores

Vicki Robin é renomada inovadora, escritora e palestrante. Além da co-autoria do livro, Robin tem estado na vanguarda do movimento para uma vida sustentável. Ela recebeu prêmios da Co-Op America e da Sustainable Northwest e foi apresentada no livro Visionaries: People and Ideas to Change Your Life da Utne Magazine. Ela também é autora de “Blessing the Hands That Feed Us: What Eating Closer to Home Can Teach Us About Food, Community and Our Place on Earth”.   

Joe Dominguez nasceu no bairro do Harlem em Nova Iorque, um bairro muito pobre (gueto). Frugal desde sempre, ele conseguiu um emprego muito bom em Wall Street como analista financeiro. Após poupar muito e investir ele aposentou aos 31 com cerca de U$100 mil em 1970 (quase meio milhão de dólares em valores de hoje). Nunca mais ele trabalhou por dinheiro, tendo dedicado o tempo a educação financeira dos americanos em um tempo sem internet.   O livro basicamente propõe um mapeamento da sua vida pessoal, profissional e financeira por meio de nove passos (e alguns sub-passos): [Spoiler: Se pretende ler o livro, pare de ler aqui. Clique aqui para comprar o livro]  

  • Passo 1: Fazendo as pazes com o passado: Esta etapa é sobre obter uma visão clara e honesta sobre a sua situação de vida e financeira e como você chegou até aqui. Para isso vamos responder (calcular) a estas duas perguntas:
    • Quanto dinheiro você já ganhou na sua vida toda?
    • O que você conseguiu com ele e pode mostrar hoje?
  • Passo 2: O presente: Acompanhar a sua energia vital: 
    • Por quanto você está vendendo sua vida e sua energia? Calcule seu custo por hora real; traduzir o dinheiro em tempo (energia vital)
    • Rastreie cada centavo que entra e que sai de sua vida (pode usar um aplicativo)
  • Passo 3: Tabela mensal: Os dados do passo 2 te permitem agora observar padrões de consumo e ganhos e como elas afetam sua vida e seu dinheiro. O que você está fazendo com seu dinheiro no presente? Isto te mostrará um retrato acurado do seu estilo de vida e padrões de consumo.
  • Passo 4: Três questões que vão transformar sua vida: Analisando o passo 3, responda as três perguntas abaixo com sinceridade:
    • Recebi satisfação, plenitude e valor na mesma proporção da energia e vida gasta?
    • Este gasto de vida/energia estão em linha com meus valores e propósito de vida?
    • Como este gasto mudaria caso eu não precisasse trabalhar para me sustentar?
  • Passo 5: Fazer com que a energia vital seja visível – Autores propõe criar um gráfico em uma folha de papel (ou lousa) na sua parede do quarto e plotar os gastos e as entradas para inspirar você a ser mais consciente sobre a sua situação financeira e as tendências. Similar ao recomendado para quem quer perder peso, plotar um gráfico o seu peso todos os dias na parede.
  • Passo 6: Valorizando sua vida e energia: Minimizando os gastos – encontrar maneiras de baixar suas despesas porque você respeita sua energia vital e quer conservá-la. Você também quer ter certeza de que está gastando de uma maneira que seja boa para você. E você verá expandir seu senso de economia pessoal para incluir a criação de valor a longo prazo para si e para os outros.
  • Passo 7 : Valorizando sua vida e energia: Maximizando os ganhos: Respeitar a sua energia vital – a quantidade limitada de tempo que você tem para viver – é um princípio fundamental deste programa. Enquanto o Passo 6 explora como este princípio se aplica às despesas, o Passo 7 aplica-o aos rendimentos. Juntos, esses dois passos orientam suas finanças pessoais em direção ao objetivo de máxima realização e liberdade, e ajudam a libertá-lo da “corrida dos ratos”. 
  • Passo 8: O capital e o ponto de cruzamento: Com base no gráfico de parede (etapa 5), você se projetará os dados até o ponto em que poderá esperar que sua linha de renda com investimentos (passiva) cruze sua linha de despesas. Isto é, quando você será sustentado pelos seus investimentos apenas, em vez de emprego remunerado. Projetar quando essa data pode ocorrer é importante, já que vai te dar perspectivas de quando poderá dizer “basta”. 
  • Passo 9: Gerenciando suas finanças: Até agora, se você já implementou as 8 etapas anteriores, percebeu que a independência financeira não é o que você poderia imaginar como “ser rico” – é simplesmente estar livre de preocupações sobre como suas contas serão pagas, independentemente de quer você esteja ou não empregado. Na etapa 9 você estabelecerá seu próprio programa de investimentos de longo prazo para garantir renda suficiente de uma fonte que não seja emprego remunerado no futuro previsível. O objetivo deste passo é permitir que você viva livremente, sem se preocupar com suas finanças – nem seu emprego nem seu portfólio. A chave para este passo é tornar-se conhecedor, competente e sofisticado em relação aos investimentos. Isto não significa tornar-se um analista financeiro mas sim entender e tomar a responsabilidade de aprender a investir bem, com segurança e tomar as rédeas de sua vida !

Gostou dos passos e da ideia do livro? Quer entrar para este movimento? Clique aqui para comprar o livro revisado versão 2018 (e dar alguns centavos para o AA40) e nos conte abaixo o que mais te chamou a atenção nele:  Quer o Livro em português?


17 thoughts on ““Seu Dinheiro ou Sua Vida” – A bíblia do movimento FIRE

  1. Excelente postagem. Estou há tempos querendo ler esse livro. Acho que esse resumo era o empurrão que faltava para me colocar em ação. O que me incomoda (e muito!) é essa importação tosca de termos em inglês. Eu sei que vem sendo usual o emprego nesse contexto, mas qual a razão do terrível neologismo "plotar" se em português há, por exemplo, o verbo "traçar" que se aplica no caso sem nenhuma perda de significado?

    1. Olá Jardineiro. Legal. Espero que goste do livro. É um livro fundamental para equilibrar sua vida e descobrir que há algo a mais do que trabalhar e esperar morrer.
      Plotar está no dicionário Aurélio da língua portuguesa então acho que dá pra usar normalmente. Abcs

  2. Já vi um monte de entrevista com ela em podcast mas sempre esqueço de procurar o livro, vou ser sincero e dizer q não li o seu post por completo p não estragar a leitura, mas comecei o primeiro capítulo hj inspirado pelo seu post.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Legal SRIF365, esqueci de colocar um spoiler alert! Vou adicionar.
      Não deixe de voltar aqui e nos contar o que achou do livro. Abcs

  3. Parece um livro muito interessante sobre dinheiro, qualidade de vida e liberdade financeira.

    Abraço e bons investimentos.

    1. É mesmo. Deixe ai na sua lista de livros a comprar..vale a pena, mas compre a versão atualizada 2018 que retrata melhor os dias atuais! abcs

  4. Olá, AA40. Ótima resenha.

    O livro parece ser bem interessante, focado no lado de mindset da coisa, não em tecnicidades. Vou incluir na lista de leitura.

    Até quando o link da sua indicação fica disponível?

    Abraço!

    1. Exatamente. Não é um livro sobre investimentos nem financeiro. É um livro para regrar a sua vida! Boa leitura.
      O link ficará ai até o Amazon não vender mais kkkk, ou seja, por um bom tempo. Só precisa escolher se quer em ingles ou portugues (tem os dois links acima) abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *