As 4 maneiras do investidor amador perder dinheiro no mercado financeiro

Aqui no AA40 sempre reforçamos nosso estilo um pouco mais conservador de investir pois estamos visando FIRE em um médio prazo, porém não se pode negar que as ações são, de longe, a melhor classe de ativos para possuir se você deseja construir riqueza durante um longo prazo de tempo.

Podemos dizer que não há fórmula mágica para o sucesso na bolsa – A regra ainda é a de comprar um mix diversificado de empresas de alta qualidade, e/ou boas pagadoras de dividendo, segurar bom um longo período e deixá-las crescer (Nada melhor do que fazer isso via ETFs). Se o mercado cair exageradamente, aproveite para comprar mais e/ou rebalancear seu portfólio mas não deixe de comprar quantias predeterminadas todo mês de acordo com sua alocação de risco, esteja o mercado em alta ou em baixa.

 
Porém, na tentativa de enriquecer rapidamente, principalmente os novatos e amadores (e as vezes até alguns com bastante experiência) fazem coisas que podem ser devastadoras para a saúde e a sustentabilidade de seus investimentos. Podemos citar as quatro principais:
 

1) Day Trade

Investidores novatos geralmente entram no mercado para fazer day trading. Isto é, comprar e vender ações e índices no mesmo dia ou várias vezes ao dia, tentando com isto obter lucro rápido. Na maioria das vezes os resultados são devastadores. Além dos custos de operação envolvidos que podem ser altos, o imposto de renda é ainda mais alto nestes casos.
Você já inicia a operação no prejuízo. Bancos e corretoras grandes tem robôs traders que fazem milhares de operações por segundo. Como você, mero iniciante, pode competir com eles? Deixe estas operações para profissionais apenas e não arrisque-se nisso se não quiser perder capital.


[HM: Viver de daytrade? Dá mais ser motorista de aplicativo, leia] 
 

2) Especular com opções: 

Os iniciantes no mercado ao aprenderem o mínimo sobre opções começam a especular com elas “fora do dinheiro” na esperança de obter lucros astronômicos rapidamente. Eles leem noticias como esta com lucros de 600% em quatro dias e já acham que encontraram a mina de ouro e vão ficar ricos em um mês – NÃO VÃO.
Na maioria das vezes o resultado é o “pó”. Assim são chamadas as opções que zeram de valor e viram nada e o prejuízo é todo seu. Se mesmo assim quiser se aventurar no mundo das opções, aprenda tudo sobre elas, principalmente se for para usar fazendo travas de proteção que pode ser algo útil. Use simuladores antes, vire um trader com experiência e saiba o que está fazendo com manejo de risco, do contrário fique de fora e invista para o longo prazo apenas.

 

3) Comprar “Penny Stocks”: 

O termo penny stocks é usado para definir ações que valem poucos centavos ou menos que 1 ou 2 reais na bolsa. Novamente, os novatos buscam dinheiro fácil visto que a variação de 1 centavo muitas vezes equivale a 10% de lucro ou prejuízo. Da mesma forma que você pode lucrar 10% com 1 centavo de variação, você perderá 10% se cair um centavo- veja que loucura. Além disso, existe normalmente um spread absurdo por falta de liquidez, além destas empresas serem altamente manipuladas por notícias e especulações que visam tirar dinheiro dos “sardinhas” (outro termo dado ao investidor iniciante/amador).
Evite fazer isto; aplique seu dinheiro em ETFs ou empresas sólidas, com histórico e bons resultados financeiros e dividendos. Sim, você vai pagar mais caro por elas, mas é por que está comprando valor e não preço. Invista em empresas e FIIs que você conheça o que eles fazem ou em índices que são compostos de várias empresas, já que isto minimiza absurdamente os riscos de perda caso uma delas venha a falir.

 

4) Ser ganancioso demais ou vender em pânico:

Todo investidor, até os novatos, sabem que para prosperar no mercado precisamos comprar na baixa e vender na alta. Por mais simples que isto pareça, o investidor, na prática, geralmente faz ao contrário. Compra na empolgação e vende no pânico.

Quando as ações despencam, bate o desespero e o investidor mais “emocional” venderá suas posições na baixa. Da mesma forma, se uma ação ou índice parece não parar de subir e você está de fora, você ficará tentado a comprar e isto, na psicologia, se chama FOMO (Fear of missing out ou em português, medo de ficar de fora), e provavelmente você estará comprando um topo. Comprando na alta e vendendo na baixa.

Para tentar minimizar isto, compre empresas de valor periodicamente (mensalmente, trimestralmente, semestralmente), não importando se o mercado subiu ou caiu. Isto também funciona muito bem com índices como IVVB11,  PIBB11, BOVA11, DIVO11, e mesmo FIIs e REITs de qualidade.
 
 
Após todas estas dicas, se mesmo assim não acreditar em nós e quiser se aventurar e fazer day trading, especular com opções ou penny stocks, separe uma parte de seu capital (10% no máximo) que, psicologicamente aguentaria perder, sendo que isto não lhe quebrará e mate a curiosidade e vontade de tredar. Considere isto como o custo de aprender. 
 

[Vale a pena pagar para aprender? Veja um caso real de alguém que aprendeu mas perdeu muito]

 
Lembre-se, a melhor maneira de enriquecer no mercado financeiro é devagar ! 

E você caro leitor, já cometeu um destes quatro erros capitais? Teve sucesso com algum e por quanto tempo? Conte-nos sua história abaixo:
 

18 thoughts on “As 4 maneiras do investidor amador perder dinheiro no mercado financeiro

  1. Acho que a grande maioria já experimentou perder uma grana com day trade. Eu que sou conservador cheguei a me arriscar e perdi uns 100 a 200 reais. Essa opção é para poucos

    1. Não necessariamente. Cada um tem sua estratégia mas como um blog FIRE preciso me ater ao que a comunidade mundial provou ser o mais eficiente. Eu mesmo invisto das duas formas, Indexing e DGI. Abcs

    2. Bom Dia AA40, tudo bom?

      Se é um dinheiro para a aposentadoria, nada mais justo que deixar ele crescendo via ETF Eficientes iguais as americanas.

      Mas oque é um DGI?

  2. Bem legal o artigo, eu comecei no day trade e eu perdi alguns milhares de reais, mas foi bom como se diz é com os erros que nós aprendemos, abraços

  3. Excelente texto! Digo sem vergonha que já cometi todos os 4 durante o início da minha jornada. Porém consegui aprender com os erros e corrigir minha estratégia. Acho que deu certo.. rsrsrs…
    abs!

Deixe uma resposta | (Para comentar como anônimo, deixe nome, site e email em branco)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Deixe em branco para comentário anônimo.

Por favor atualizem seus blogrolls com o novo feed rss do AA40: https://aposenteaos40.org/feed

  1. O planejador financeiro dos meus sonhos
    Vida Rica 20/May/2022
  2. Just inked a contract for my next book, and I want you to be a part of it!
    JL Collins 19/May/2022
  3. O que realmente importa para o pequeno investidor?
    Investidor Ingles 19/May/2022
  4. Proventos Recebidos - Abril de 2022
    Cowboy Investidor 19/May/2022
  5. Plano para Reerguer Minha Reserva de Emergência
    Investidor PR 16/May/2022
  6. Will There Be a Recession in 2022?
    Millennial-Revolution 16/May/2022
  7. Os 05 Maiores Segredos do Investidor de Valor
    Pobre Poupador 16/May/2022
  8. 377 | Glide Path to Retirement During Financial Uncertainty
    ChooseFI 16/May/2022
  9. Esquerda e Bolsonarismo estão presos no passado
    Poupador do Interior 15/May/2022
  10. Por que eu desisti de procurar pelo emprego perfeito
    Viver Sem Pressa 15/May/2022
  11. Motivos para começar a investir no exterior AGORA + Bônus Avenue
    Como Investir no Exterior 09/May/2022
  12. April 2022 Early Retirement Update
    Root of Good 09/May/2022
  13. Não desista no primeiro tombo. E nem no segundo. E nem no terceiro.
    Simplicidade e Harmonia 09/May/2022
  14. Aluguel de Ações - Vantagens e Desvantagens - Minhas Impressões
    VVI 08/May/2022
  15. [Atualização] – FoFs: rentabilidades acumuladas até abril/22
    Viagem Lenta 05/May/2022
  16. Balanço - Abril/2022
    Quero virar Vagabundo 03/May/2022
  17. Atualização Pessoal - Abril/22
    Funca Beta 02/May/2022
  18. A compra do Imóvel - detalhes até agora
    Independencia financeira ou Morte 01/May/2022
  19. Não foque em investir
    Aposente Cedo 30/Apr/2022
  20. Aime to Invest – From Bankruptcy to FI in 8 Years
    Mad Fientist 25/Apr/2022
  21. Crypto is probably a bad investment!
    Big ERN - Earlyretirementnow 25/Apr/2022
  22. Mulheres, não elogiem a altura de outros homens quando acompanhada
    Além da Poupança 16/Apr/2022
  23. Leitores de Recife e Maceió
    mundosoul 09/Apr/2022
  24. Bitcoin é a melhor bateria que já inventaram
    Ifologia Pop 03/Apr/2022
  25. IBOV e CZB decolando - Março de 2022: "Contra fluxo não há argumentos"
    Zé Batalha Finanças 03/Apr/2022

Blogroll completo | Diretório da Firesfera | Pedir para entrar no Roll