Ser empregado é igual a investir em renda fixa. Empreender é igual investir em renda variável

Uma comparação muito interessante que me ocorreu uma dias desses foi a descrita no título deste post. Você já parou para pensar nas semelhanças e equiparações que podemos fazer com que estuda e consegue um emprego tem com investir em renda fixa e empreender tem com investir em renda variável?

Ser empregado e empreender são duas das principais opções de carreira que uma pessoa pode escolher. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, e a melhor opção para cada indivíduo dependerá de seus objetivos, perfil e tolerância ao risco.

Ser empregado é como investir em renda fixa

Ser empregado é semelhante a investir em renda fixa. Quando você se torna empregado, você recebe um salário fixo, independentemente do desempenho da empresa (salvo bônus em alguns casos). Isso significa que, embora você possa não ter a oportunidade de ganhar muito dinheiro, também não corre o risco de perder dinheiro.

Da mesma forma, os investimentos de renda fixa geralmente oferecem retornos previsíveis. Por exemplo, quando você compra um título de tesouro, você sabe exatamente quanto dinheiro receberá no futuro. Isso é atraente para pessoas que buscam estabilidade e previsibilidade em seus investimentos.

No entanto, os investimentos de renda fixa também podem ser menos rentáveis ​​do que os investimentos de renda variável. Isso ocorre porque os investimentos de renda fixa são menos arriscados, de modo geral. Concursados do serviço público também podem ser vistos como investidores de renda fixa, mais especificamente de títulos do governo (rendimentos constantes com risco país atrelado).

Empreender é como investir em renda variável

Empreender é semelhante a investir em renda variável. Quando você abre seu próprio negócio, você não tem um salário fixo. Seu ganho dependerá do desempenho do seu negócio. Isso significa que você tem a oportunidade de ganhar muito dinheiro, mas também corre maior risco de perder dinheiro ou até mesmo ir a falência.

Da mesma forma, os investimentos de renda variável oferecem retornos mais voláteis. Por exemplo, quando você compra ações, você não sabe exatamente quanto dinheiro ganhará no futuro. Isso é atraente para pessoas que buscam maiores retornos em seus investimentos, mas estão dispostas a assumir mais riscos.

No entanto, os investimentos de renda variável costumam ser mais arriscados do que os investimentos de renda fixa. Isso ocorre porque os investimentos de renda variável são mais voláteis – maior potencial de retorno, maior o risco – que é a regra geral do mercado financeiro.

Conclusão

Ser empregado e empreender são duas opções de carreira que oferecem benefícios e desafios diferentes. A melhor opção para você dependerá de seus objetivos, perfil e tolerância ao risco.

Se você está procurando estabilidade e previsibilidade, ser empregado pode ser uma boa opção, quiçá empregado do setor público. Se você está procurando a oportunidade de ganhar muito dinheiro, mas está disposto a assumir mais riscos, empreender pode ser uma boa opção, assim como investir em renda variável.

É importante lembrar que, embora as duas opções tenham algumas semelhanças, elas também são muito diferentes, mas não quer dizer que não possamos tentar as duas.

2 thoughts on “Ser empregado é igual a investir em renda fixa. Empreender é igual investir em renda variável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *