IPCA: 0.46 %am (3.93 %aa)    CDI: 10.4 %aa     SELIC: 0.2 % acumulado no mês (10.4 %aa)      DÓLAR: 5.4588     Cesta Básica (SP): R$ 826.85    

O Desafio “30 dias FIRE”

Provavelmente muitos de vocês já ouviram falar do Camp-FI. Trata-se de um acampamento, ou melhor, um retiro FIRE que acontece anualmente nos EUA. CampFI é um retiro de 3 dias e noites voltado para pessoas buscando alcançar a independência financeira. Acontecem encontros em vários locais e geralmente incluem acomodações em hotéis (normalmente quarto para duas pessoas), alimentação e atividades recreativas.

Em um destes CampFIs surgiu um desafio bem legal que está se espalhando pela FIRESFERA americana. O AA40 traduziu, adaptou, alterou algumas das atividades e trouxe para vocês abaixo.

Neste desafio de 30 dias, você pensará e se inspirará para iniciar e/ou dar um impulso significativo na sua jornada FIRE. Através de atividades diárias cuidadosamente selecionadas, você irá aprofundar seu conhecimento sobre os conceitos e estratégias da FIRE; Aumentar sua clareza sobre seus objetivos financeiros e estilo de vida desejado; Desenvolver hábitos que o aproximam da independência financeira além de fortalecer sua disciplina e motivação para alcançar seus sonhos.

DiaAtividade
1Calcule seu patrimônio líquido
2Revise/calcule suas despesas mensais / Faça um Orçamento
3Anote 3 coisas que te trazem valor e que você gostaria de incluir em seu orçamento
4Anote 3 coisas que você não valoriza e gostaria de cortar de seu orçamento
5 Identifique e anote de 3 a 5 hobbies para sua vida atual ou pós-FI
6Escreva três coisas boas que aconteceram hoje
7Calcule seu Número Coast FI (use nossa calculadora)
8Encontre um grupo FIRE local ou no Reddit/Facebook/instagram e participe
9Analise e identifique os gastos necessários e desejáveis e calcule seu Número Lean FIRE
10Passe de 5 a 10 minutos procurando ou aprendendo um novo hobby/atividade
11Pense e anote se você é feliz hoje e quais as coisas e pessoas que lhe fazem feliz
12Elabore ou revise seu PIP
13Medite por cinco minutos (use aplicativos ou recursos online)
14Considere uma mudança financeira e calcule seu impacto em seus objetivos FIRE
15Analise as despesas necessárias e desejáveis e calcule seu Número FAT FIRE
16Passe de 20 a 30 minutos fazendo a atividade ou hobby escolhido no dia 10
17Ponha algo para vender seu que não usa mais – dica (site Enjoei)
18Projete (escreva) o seu dia ideal após alcançar o FIRE (teste-o em seu próximo dia de folga/oportunidade)
19Faça uma lista de pessoas com quem você deseja manter contato (considere a frequência e os métodos)
20Organize cinco listas de coisas para doar, vender, presentear, reciclar, reutilizar
21Entre em contato com alguém que busca FIRE, seja pessoalmente ou virtualmente
22Passe de 30 a 50 minutos fazendo o novo hobby/atividade identificada no dia
23Ganhe pelo menos R$10 fora do seu emprego (trabalho paralelo, venda algo online, etc.)
24Identifique como será sua estratégia de retirada financeira para viver FIRE e coloque no seu PIP
25Inscreva-se e ouça um novo episódio de podcast financeiro
26Leia e entenda a regra dos 4% e como implementá-la
27Reflita e planeje como será sua sucessão. Cria uma planilha simulando um “testamento”
28Faça uma bucket list- Liste os lugares do mundo que você quer conhecer e qual a idade que você fará isso.
29Identifique um lugar dentro ou fora do Brasil onde você gostaria de passar 6 meses FIRE e estude o custo.
30Compartilhe anonimamente os itens dos seus 29 dias anteriores conosco. Envie para [email protected] e nos diga se autoriza publicar.
Traduzido e adaptado de 30 Day FI Challenge por AA40

O Desafio acima é apenas o ponto de partida para pensar sua vida pré e pós FIRE. Ao concluir as atividades propostas, você estará mais equipado e confiante para continuar sua jornada de forma autônoma, buscando os conhecimentos e ferramentas que melhor se encaixam em suas necessidades e objetivos específicos.

16 thoughts on “O Desafio “30 dias FIRE”

  1. Item 21: Eu gostaria muito de sentar num bar e tomar umas com um pessoal FIRE (ou FIREE), mas o povo não gosta de aparecer por razões óbvias (também me incluo nesse grupo). Mas seria uma satisfação muito grande conhecer pessoalmente o AA40 ou aquele pessoal do Boteco FIRE, incluindo seus convidados, em especial o Sr. IF.

    1. Um dia quem sabe L.I. Quem sabe nosso país se torne seguro o suficiente para mais pessoas darem as caras sem medo de sequestros, assaltos, charlatanisse, pirâmides,violência e enganação de todo tipo, e coisas piores. Por enquanto não dá. Abcs

  2. A #27 é de extrema importância e poucos o fazem. Já parou para pensar o que vai acontecer com todas as suas contas (banco, corretora, e mídias sociais) no momento que você falecer?
    Planejar juntamente com seu conjuje é para ontem. Fiz isso e recomendo a todos fazer um testamento registrar em cartório.

    1. Verdade Paulo. importante também é colocar os dois como conjuntos donos das contas. Pois se não for, no momento da morte de um, as contas são proibidas de serem movimentadas legalmente (se você movimentar é crime) se não em conjunto. Só depois do processo legal de inventário é que poderá ter acesso. Muito importante isto Paulo. Obrigado por mencionar e preciso fazer um post sobre isto em breve. Abcs

    1. É mesmo Eng. Existe vários grupos, encontros, retiros, acampamentos. O pessoal nos EUA se puxa mas ao mesmo tempo conta com segurança e o pessoal paga bem caro para estes eventos. Tentei ir no Econome em março mas não quiz desembolsar 400 dólares de entrada mais viagem e hotel. Parece que estes eventos estão se tornando mais uma forma desse pessoal que ficou famoso no mundo FIRE tirar mais um dinheiro extra. Como bom frugal, não curto muito pq todo conteúdo tem gratis nos blogs e podcasts deles.
      https://economeconference.com/
      Abcs

  3. AA40,

    Gostei da sua lista. Em especial das atividades 3 e 4.
    Há muita coisa que quero tirar da minha vida, inclusive hábitos e outros que preciso acrescentar. Esse será meu ponto de partida para a reflexão.

    Agradeço por compartilhar!

  4. AA40, por falar em podcast, descobri recentemente um que nao sei se vc conhece, chamado Two Sides of Fi, em que o cara que pretende atingir FIRE esse ano conversa com um outro que já faz 4 anos que aposentou, e eles discutem muitas questoes interessantes, no ultimo episodio, o que já se tornou FIREE fala da sua experiencia nesses ultimos 4 anos,nao só em relação a finanças mas inclusive com temas como saúde mental etc.. muito bom

    1. Bom dia MF. Sim conheço e já escutei muitos episódios deles. É muito bom e vai na linha mais FIRE puro. Outros como o ChooseFI hoje em dia nem falam mais de dinheiro e finanças muito e sim mais de viver melhor. Isto me incomoda um pouco para dizer a verdade pq nem todo mundo está no nível pós FIRE do Brad e Jonathan por exemplo. Por isso 2sidesofFI pode ser uma melhor escolha para quem está no Pré FIRE e quer uma análise e opinião balanceada sobre o nosso principal tema aqui.
      Obrigado por compartilhar. Vou tentar adicionar o feed deles ao nosso blogroll.
      Outro para quem está começando FIRE tardiamente é o “Catching Up to FI”.
      Abcs AA40

  5. Vou imprimir aqui em casa e fazer com o companheiro. Estamos numa fase de grandes mudanças e a idade (menos de 50 mas mais de 40) dos dois nos preocupa nesta etapa na qual queremos chegar a uma velhice tranquila. Quem sabe este desafio nos traga um pouco mais de claridade.

  6. Legal essas sugestões de podcast (eu não conhecia) porque eu também acho que o chooseFI já se perdeu porque a capacidade financeira dele já o afastou qualquer frugalidade.
    Vou acompanhar as recomendações
    Abraços

    1. Legal Well. Bom saber que há este interesse. Achei que poucos seguiam podcasts gringos, mas é uma ótima para além de aperfeiçoar o inglês, aprender sobre FIRE. Vou trazer mais sugestões.
      Outro que estou seguindo é o RiskParityRadio, é mais avançado um pouco para que quer montar uma carteira FIRE e pós FIRE melhor e aumentar a TSR. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *