Como medir a sua saúde financeira? Conheça seu quociente financeiro.

Se lhe perguntássemos hoje como vai a sua saúde financeira, qual seria a métrica que você utilizaria?

Alguns exemplos:

  • Tenho um salário de 50 mil reais por mês;
  • Tenho 50 mil poupados;
  • Não tenho dívidas.

Claramente estes parâmetros não dizem nada sobre sua saúde financeira. Para definir sua saúde financeira é preciso calcular o seu quociente financeiro:

Passo 1: Some todas as suas despesas mensais: Aluguel, mercado, alimentação, transporte, viagens, férias, prestações, dívidas etc. Pegue o ano passado como referência. Calcule qual seu gasto médio mensal.

Passo 2: Some todas as suas receitas: Seu salário, bonus, pensão, renda de aluguel, enfim, tudo o que recebeste no ano passado, mas LÍQUIDO de impostos.

Passo 3: Use a fórmula:

QF=1-(gasto médio mensal / receita média mensal): 

Por exemplo, seus gastos mensais médios foram de R$3.000 e suas receitas foram R$ 5.000. Seu quociente financeiro é QF=1-(3000/5000), resultando em 0,4.

Como avaliar o resultado?

  • Menor que 0,1: Você está em grandes problemas.Você é totalmente dependente de suas receitas e gasta praticamente toda ela para se sustentar durante o mês. Você não está guardando praticamente nenhum dinheiro e sua independência financeira está bem longe. Reveja seus gastos hoje e comece a cortar supérfluos e a pensar no futuro.
  • De 0,1 a 0,2: Suas finanças estão OK mas ainda está muito longe da independência financeira. Você consegue guardar um pouco para emergências mas para investimentos maiores não. Se você não mudar os hábitos de consumo irá depender quase que totalmente no INSS para se aposentar e terá que trabalhar até no mínimo 65 anos de idade.
  • De 0,21 a 0,35: Você está conseguindo equilibrar suas finanças e manter um estilo de vida financeiro saudável. Continue assim e se quiser atingir a independência financeira antes, tente subir seu quociente para perto de 0,5.
  • Maior que 0,35: Você é o mestre de suas finanças. Você controla o dinheiro e não ele te controla. Você consegue manter um estilo de vida básico e investe boa parte de sua renda. As principais dicas são investir cada vez melhor este dinheiro e tentar aumentar cada vez mais o seu quociente até o montante investido atingir 300 vezes o seu gasto mensal, ponto no qual terá atingido sua independência financeira.
Qual seu quociente financeiro?
 
pollcode.com free polls

Não importa qual seu salário, suas posses, seu crédito, sua atitude. Se seu quociente financeiro não for saudável, suas finanças não são sustentáveis no longo prazo.
E ai, qual o seu quociente? Compartilhe e comente abaixo que lhe daremos dicas personalizadas para seu caso.

Obrigado pela leitura !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *