Como economizar dinheiro na compra de produtos caros

Vai comprar algo caro? Nunca pense apenas no valor presente

Um dos erros que as pessoas normalmente cometem é comprar um carro, uma casa ou algo de alto valor em termos de valor presente.

Compra de alto valor

Comprei um carro barato, só 65 mil reais.

Não, não, não ! Na verdade não são 65 mil reais.

As pessoas não param para consideram o valor de oportunidade deste dinheiro. Investindo estes 65 mil reais em uma aplicação moderada que renda 9% ao ano vai demorar apenas 8 anos para dobrar de valor (Regra dos 72). Daqui 8 anos você teria 130 mil reais, daqui a 16 anos teria 260 mil reais. Mas agora terá apenas um carro de 8/16 anos de idade na mão que valerá quanto? 15/5 mil reais? 

A menos que você esteja acima dos 50 anos, comprar algo caro vai lhe custar milhares de reais no futuro só em custo de oportunidade. Nada contra a compra em sí, mas você precisa saber o quanto na realidade isto vai lhe custar, não apenas o valor nominal sendo pago. Sabendo disso e decidir comprar mesmo assim e podendo comprar, tudo bem.

Quanto mais novo você for mais vai lhe custar em oportunidade.
Por esse motivo, vários planejadores financeiros recomendam viver abaixo de suas possibilidades quando jovem e guardar e investir o máximo possível. Nos primeiros anos de emprego é recomendável viver como se ainda estivesse na faculdade, limitando o seu custo de vida ao máximo já que neste período os juros compostos tem maior poder sobre o que economizar – devido ao maior tempo.

Despesas Recorrentes

Para custos recorrentes como uma assinatura de tv a cabo que custe 80 reais ao mês por exemplo, lhe necessitará ter 300 vezes este valor investidos para pagar por ele, usando a famosa TSR 4% (leia aqui sobre isto se não tiver ainda feito). Você precisará de 24 mil reais investidos para gerar renda para pagar a sua internet a cabo de R$ 80.

Isso é a base da independência financeira, seus investimentos pagando pelos seus custos mensais. Custos desnecessários te obrigarão a trabalhar mais para acumular mais para pagar por isto. 

Para pensar…

Você não compra com dinheiro…mas com tempo de sua vida


Apesar deste sujeito abaixo não ser minha referência (já que é extremamente comunista), Mujica coloca abaixo algo muito importante. Quando você compra algo, não está pagando com dinheiro, mas com seu tempo de vida !


One thought on “Como economizar dinheiro na compra de produtos caros

  1. Antes de fazer compras como carros, casas é preciso fazer contas antes e pensar quando esse valor investido podia acelerar a independência financeira

    Viver sempre num padrão de vida mais baixo do que seu salário permitiria, vai garantir sempre dinheiro para investir

    Abraço e bons investimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *