Planos de contingencia para sua independência financeira

Um dos maiores medos de quem planeja atingir FIRE (sigla adotada oficialmente para designar pessoas que buscam a independência financeira e/ou aposentadoria antecipada) é a de ficar sem dinheiro no meio do caminho e ter que voltar a trabalhar quando já não terá condições físicas de fazer isto.

Fatores de Riscos

O medo de ficar sem dinheiro se deve a diversos fatores de risco difíceis de controlar. Os principais são:
1) Gastos inesperados:
Acidentes, problemas de saúde graves seu ou de familiares, ou qualquer outro de natureza imprevisível podem consumir suas reservas em pouco tempo.
2) Inflação:
Risco de inflação fora de controle quando seu portfólio não está preparado para isso pode deteriorar rapidamente seus planos (vide Venezuela).
3) Risco de Mercado:

Sequencia de anos de baixo retorno no mercado de ações ou de juros reais muito baixo, especialmente no início da vida FIRE pode ser perigoso.

4) Longevidade:
Planejar um portfólio com uma expectativa de vida aquém da real. Apesar de viver além do previsto ser ótimo, isto pode comprometer o planejamento inicial portanto seja conservador aqui.

5) Perda de capacidade mental:
Não ser capaz de gerenciar seu portfólio quando atingir idade avançada pode ser um problema. Planeje um portfólio do tipo “piloto automático” após os 80 anos.

Planos de Contingência

Enquanto muitos dos fatores de risco acima serem difíceis de prever é preciso adicionar algumas camadas de proteção ao seu plano. Contingências são sempre bem-vindas. Ter um plano otimista, real e pessimista vão te ajudar a ter uma noção maior do que pode acontecer se tudo der certo, se tudo der errado ou se tudo ocorrer normalmente.

A maioria dos FIREs americanos sugerem as seguintes medidas de contingência que um bom plano FIRE deve ter:

 
Complementar sua renda passiva com a aposentadoria tradicional do INSS pode ser uma boa estratégia que, não só lhe permitirá considerar uma quantidade menor para ser aposentar, mas também poderá evitar que sua carteira encolha muito nos anos que sua saúde estará mais frágil.

Mr. Money Mustache diz que é tudo uma questão de margens de segurança. Elas farão você se sentir confortável já que tudo de errado que possa acontecer, você terá uma plano de contingência esperando para atacar – nada pode ser inesperado ! Leia mais

E você caro leitor, quais os planos de contingências (mais de um) tem planejado para sua fase FIRE ? Comente abaixo:


18 thoughts on “Planos de contingencia para sua independência financeira

  1. Meu plano de contingência: Trabalho com uma TSR de 2,5%, pois sou obrigado a manter grande parte do meu patrimônio em um fundo di que rende em média 98% do CDI(e ainda tem que descontar o IR).

    1. 2.5% é bem conservadora, mas entendo isso. Minha empresa também me proibia de tredar e investir via corretora. Se vc trabalha em banco é terrível o compliance.
      Qual o plano B e C?

    2. posso vender ou alugar meu imóvel e morar em local mais barato, posso reduzir um pouco meu custo de vida e já tenho 15 anos de trabalho pra receber alguma coisa do INSS quando eu tiver 65 anos (mas eu acho que até lá, não vai mais ter essa coisa chamada aposentadoria). Mas ainda não tenho coragem de jogar tudo pro alto!

  2. As vezes tenho a impressão de que sou mais estressado com dinheiro (mesmo já tendo atingido a IF) dq meus colegas que vivem atolados em dívidas e não planejam aposentaria… tudo pq fico pensando em cenários catastróficos que me deixariam na miséria. Coisas que só quem procura FIRE acaba se preocupando… vai entender.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    1. Isto provavelmente é verdade. Seus colegas provavelmente não conhecem o conceito FIRE e contam com o salário no fim do mes eternamente, o que sabemos ser um grande erro.

  3. O Plano B deveria ser usar o principal.

    Mas, tenho 2 filhos que conhecerão a fundo o conceito de aposentadoria e gestão de portfólio, eles são meu plano B.

    Mas acredito que ter uma reserva de ouro seria valido, caso tudo dê errado é a única moeda que mantêm seu valor caso tudo desabe, falo de outro físico mesmo.

  4. Olá AA40,

    Eu possuo dois planos de contingência: o primeiro é aposentadoria do serviço público se não mudarem as regras de pedagio até lá; a segunda é o patrimônio que irei receber como herança dos meus pais, pois eles pretendem transferir alguns imóveis em vida pra mim em breve.
    A renda passiva dos imóveis continuará caindo na conta dos meus pais.

    A propósito, também gostaria de fazer parte da sua blogroll.

    Grande abraço

  5. Bom artigo, me fez parar p pensar…. no momento só cheguei às seguintes respostas:

    Plano A – Tudo vai dar certo, minha renda passiva é suficiente p me sustentar, manter o poder de compra frente à inflação e quem sabe até se multiplicar. Sorte do meu possível herdeiro (não pretendo ter filhos)

    Plano B – consegui viver até o fim dos meus dias porém o patrimônio final foi de certa forma corroído pela inflação ou eventualidades que acontecem ao longo da vida. Azar do meu possível herdeiro, não sobrou o suficiente para garantir a IF dele mas acho q paga uma rodada de cerveja no bar da esquina…rs

    Plano C – O país quebrou, governo deu calote nos títulos públicos, todos os imóveis que compõem minha carteira de FIIs pegaram fogo e os bancos que compõem meu portfólio de ações quebraram. Sobrou minha reserva de emergência em dólares que me sustenta por 1 ano sem ter q cortar gastos ou 2 anos cortando gastos. Terei q usar esse tempo para me requalificar e voltar à ativa ou se estiver velho dar aulas relacionadas a minha profissão. Azar meu, dos meus herdeiros e de toda a população brasileira.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

  6. Creio que a perda da capacidade mental é um temor contra o qual não se tem seguro.
    Não vejo plano B para isso. Em tais casos, um filho pode nos interditar e torrar a grana.
    Já vi isso algumas vezes no trabalho. É triste demais. Um filho interdita só pra administrar e se aproveitar do patrimônio.
    Não vejo como fugir muito desse medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *