FIRE: Viver abaixo de suas possibilidades ganhou um novo termo. Conheça

Uma palavra tem aparecido muito na mídia e nos blogs FIRE nos EUA ultimamente. A chamada Stealth Wealth ou Stealth Frugality, dependendo do ponto de vista como você analisa.

Basicamente é um novo termo para o “viver abaixo das suas posses“, de forma prática. Ou seja, se você é rico, viva de modo que pareça que você é classe média. Da mesma forma, se você é classe média, aparente ser classe média baixa.

O blog BIG ERN criou um gráfico muito interessante para classificar as pessoas ao nosso arredor. Realmente você e seus vizinhos e amigos se encaixam em algum destes quatro quadrantes:

Gráfico de quadrantes sociais/aparências adaptado do blog BIG ERN
E você?

Em qual quadrante você se colocaria?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Por que aparentar ter menos?

Por que as pessoas escolheriam aparentar ter menos do que elas tem? Segundo o Financial Samurai existem diversas razões para ser modesto quanto a sua vida financeira, dentre elas fomentar relações e amizades mais verdadeiras, evitar que pessoas te peçam dinheiro, não criar a expectativa que você vai pagar por tudo, evitar chances de ser explorado, assaltado, sequestrado, dentre outras.

Evite, por exemplo, comentar sobre seus planos FIRE com colegas, familiares não próximos, e jamais com seu chefe ou pessoas que você não confia dentro da empresa.

Já o Big ERN aponta uma razão ainda melhor e mais importante:

Queria sinalizar ao meu empregador que dependia do meu salário! Especificamente, todos os anos eu queria sinalizar para meu chefe que precisava de um aumento salarial. E um bônus. Eu não queria que meu empregador percebesse que eu realmente podia viver (e viver muito bem!) com cerca de metade do meu salário e que usei a outra metade para acumular Fuck-you money. Claro, eu também não queria que meu empregador pensasse que eu era completamente irresponsável com meu dinheiro. Moderação é a chave! Eu não quero parecer rico, mas também não quero parecer excessivamente frugal!

Karsten – Big ERN

Frugal para ser FIRE ou FIRE por ser Frugal?

Em um dos brilhantes posts da Yuka, ela discorre sobre este tema. Conclui que é muito mais fácil ser FIRE quando seu estilo de vida já é naturalmente frugal, e no caso deles, minimalista.

Quando descobri sobre a existência de um movimento chamado FIRE, nós já éramos minimalistas e frugais, não havia muito o que mudar. Fizemos pequenos ajustes no orçamento, estudei sobre investimentos, mas o comportamento do dia-a-dia e o padrão de consumo não mudou muita coisa. Mesmo com 2 crianças pequenas, nosso aporte beira 60 a 70%, dependendo do mês.

(Yuka, no blog Viver Sem Pressa)

Do contrário, como visto no documentário Playing with FIRE, que você pode alugar e assistir aqui, quando você está acostumado a viver nos quadrantes da direita do gráfico acima, fica muito mais difícil mudar e se tornar frugal.

Trailer do documentário, onde aparecem ChooseFI, Mr Money Mustache, JLCollins, Millennial-Revolution, etc…Aos 2 minutos o casal que luta para se tornar frugal

Ser frugal estressa menos !

Já escrevemos neste post que Frugalidade é diferente de ser miserável. Porém o blog TheSimpleDollar coloca muito bem que um dos principais motivos para ser um frugal discreto é a tranquilidade que isto traz.

Cerca de 73% dos americanos identificam o dinheiro como a principal causa de estresse em suas vidas, de acordo com uma pesquisa recente da Capital One CreditWise. O dinheiro, ou a falta dele, foi indicado na pesquisa como o principal fator de estresse para a grande maioria das pessoas, mais do que qualquer outro fator da vida! Ou seja, o assunto dinheiro causa estresse.

A frugalidade é uma ótima solução para esse problema segundo o blog. Encontrar maneiras simples de gastar menos dinheiro não exige que você busque mais renda e, se você se concentrar em movimentos frugais que não atrapalhem seu estilo de vida, isso também não terá um impacto nas coisas que você gosta de fazer, além de ter mais tempo para as coisas mais importantes e prazerosas da vida.

Concluindo, o termo “frugal” ou “frugalidade” ficou um tanto estigmatizado ao longo do tempo. Contudo, ela está, aos poucos, dando lugar para um termo em inglês chamado “Stealth Wealth”.

Stealth, que pode-se traduzir como “ocular” ou não deixar transparecer, neste contexto, significa “mantenha seu estilo de vida sob controle“, não aparente ou demonstre ter muito dinheiro, mesmo que você tenha ou venha a ter com o passar do tempo. Existem muitos benefícios de se fazer isto, além de ser uma ferramenta poderosa para ajudar a atingir os objetivos FIRE através da economia e aportes gerados.

12 thoughts on “FIRE: Viver abaixo de suas possibilidades ganhou um novo termo. Conheça

  1. A grande realidade é que não precisamos de muito para viver bem, mas a grande maioria das pessoas não sabem disto e acreditam que ter muitas coisas, parecer muito próspero para as outras pessoas ou desfilar com um carrão e mostrar uma casa maravilhosa para os outros é uma obrigação ou meta que tem que ser atingida em suas vidas. Se um dia as pessoas descobrirem a imensa riqueza da simplicidade teremos muito mais pessoas felizes e realizadas no mundo e consequentemente um mundo muito melhor, sem a inveja.

    1. Perfeito Jacy. Exatamente o que penso e é a mentalidade que nós do movimento FIRE precisamos adotar. Simplicidade, viver bem com menos, sem querer mostrar o que não somos para quem não gostamos. Grande abraço AA40

  2. Oi AA40, tudo bem? Sabe que a cada amadurecimento na minha jornada FIRE, vejo como o equilíbrio é fundamental para tudo. Há os que poupam em excesso para viver um futuro distante, e não percebem que estão desperdiçando o tempo precioso do hoje, sem nem saber se estarão vivos amanhã. Já há outros que preferem fechar os olhos para o futuro e viver o presente como se não houvesse amanhã (onde eu trabalho, muita gente é assim). Abrir mão da vida de hoje e apostar que a felicidade só virá depois de ser FIRE é um grande erro no meu ponto de vista. A jornada deveria ser divertida, deveria ser desafiadora, não deveria ser um sacrifício de tantos anos. E se é um sacrifício, algo deve ser mudado. Ou a forma de pensar, ou a forma de gastar o dinheiro (elencar prioridades), ou até mesmo tentar aumentar o salário de alguma forma. Adoro seus posts. É uma honra ser citada neste blog. Beijos.

    1. Honra é ter vc nos visitando e comentando. Seu blog é uma jóia da Firesfera, sem demagogia.
      Como vc e o Big Earn bem falaram, equilíbrio é a chave. Não se pode adiar tudo e não se pode antecipar a bonanza.
      Eu falo isso direto, se for sacrifício não está fazendo do jeito certo. Mas entendo até pois eu já tive fases em que estava sendo um sacrifício pq a vida no trabalho estava nada fácil e eu queria dar um gás para chegar lá, mas percebi que não adianta fazer isto, o jeito foi dar uma respirada e encarar a jornada curtindo as coisas pequenas que nela surgem.
      Abcs AA40

  3. Oi AA40,

    Gostei muito do post e também me identifiquei com ele. Parece que você colocou um espelho na minha face. Mantenho um estilo de vida frugal, mas sem aparentar para os meus familiares próximos e amigos. Isso me permite uma certa camuflagem.

    E a questão corporativa, infelizmente, é bem real. No passado, já fui preterido de receber uma promoção por ser solteiro e por “apenas” esse motivo não precisar de uma promoção (pois teoricamente precisaria de pouco dinheiro), apesar de ter desempenhado muito bem meu trabalho.

    Então o fato de parecer rico (mas sempre me mantive frugal) auxilia no processo de promoções que são muito importantes na nossa fase de acumulação.

    Abraços,

    1. Camuflagem é um termo interessante VAR. É essa a ideia mesmo.
      Infelizmente o mundo corporativo sempre foi e continua sendo um mundinho de aparências. Como dizem aqui, é tudo BS (Bullshit) ! Mas ainda temos que aparentar para conseguir o fuck you money necessário. Esperamos que algum dia isso mude e com o novo “working from home” isso tenderá a melhorar um pouco.
      Abcs AA40

  4. Boa noite AA40! Interessante a análise. Engraçado que pra mim aparentar “ser pobre” sempre veio automaticamente de uma visão que tenho de aproveitar ao máximo meus recursos…exemplo: Vou deixar de usar uma roupa que eu gosto por quê apareceu uma manchinha ou um pequeno buraquinho? A roupa perdeu sua função uma vez que o preto dela não é mais tão preto?
    Lembro que quando era adolescente tinha um pouco desse consumismo exagerado sim, muito mais ligado a fazer sucesso com as meninas do que por me sentir melhor…lembro de desejar camisas pólo Rauph Lauren ou Lacoste e querer uma botinha da Timberland (apesar que os pais não compravam pra mim e no final eu só ficava na vontade mesmo)….mas com a idade vemos o como esse consumismo é exagerado e desnecessário. Tenho um amigo gringo que mora aqui no Brasil que diz como o brasileiro valoriza um produto pelo preço dele e não pela qualidade…e é verdade…no nosso imaginário se algo é barato, logo é ruim, e vice versa. Temos que mudar isso… Consumismo não é ruim, o problema é o consumismo exagerado e desnecessário que nos é vendido pela sociedade… Grande abraço!

    1. Olá VVI. Perfeito comentário. “O brasileiro valoriza um produto pelo preço dele e não pela qualidade” é muito verdade. Os americanos que eu conheço aqui dizem que reconhecem brasileiros por que parecem um outdoor. Adoram fazer propaganda e mostrar marca, coisa que eles raramente fazem.
      Esse consumismo só faz mal para o seu bolso, para o planeta, para a sociedade e para seu ego quando vc não pode pagar por isso.
      Abcs
      AA40

  5. Concordo plenamente com você AA40!
    É interessante que no livro “O milionário mora ao lado” a gente percebe como a maioria dos milionários americanos na verdade são confundidos como classe média e eles continuam mantendo o mesmo padrão de vida mesmo após enriquecer… vai totalmente contra o estereótipo de milionário que a gente costuma ter.
    Outra afirmação bacana é do autor do livro “A Psicologia financeira”. “Wealth is what you don’t see”… é um conceito interessante, pois quanto dinheiro vc tem no banco não é algo visível, mas o carrão, casona, roupa de marca, etc. são… E você só os consegue quando troca seus ativos por passivos…
    O plano aqui é ser milionário secreto (FIRE 007)! kkk
    Um abraço!

  6. Interessante AA40! Disso tudo só me falta ser FIRE, rsss. O resto não é dificuldade nenhuma para mim. E, realmente, ser frugal é uma leveza de espírito. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *