10 maneiras de aumentar sua renda que podem funcionar de verdade

A equação FIRE pode ser resumida em: O que você ganha – (menos) o que você gasta = Diferença ou gap.

Aumentar o “gap” é algo que a comunidade FIRE foca a maior parte do seu tempo na fase de acumulação. Aumentar a diferença entre o que você ganha e o que você gasta. Para fazer isto temos duas alavancas com que podemos mexer.

  • Aumentar os ganhos
  • Diminuir os gastos

Focamos geralmente na segunda alavanca por que é a mais fácil talvés e aquela que temos controle mais direto. Mas hoje vamos falar da primeira alavanca. Como ganhar mais:

Não existe limite para o quanto podemos ganhar. Mas geralmente pensamos, já ganho o meu salário, o que mais posso fazer? Geralmente temos muita dificuldade em imaginar o que mais podemos fazer para aumentar não apenas nossa renda atual mas o potencial de ganhar mais no futuro. Por isto hoje vamos dar algumas ideias do que pode ser feito hoje para impactar seu futuro positivamente.

Partimos do princípio que temos um limite de quanto podemos cortar de despesas para não entrarmos no que chamados de privação. Podemos não apenas pensar em cortar gastos, mas ganhe mais, curta mais a jornada e chegue lá mesmo assim.

Vamos listar 10 ideias para aumentar sua renda que podem ser para você ou não. Escolha uma ou duas e faça. Haja. Não fique só na teria. Tente algumas delas.

  • 1) Peça um aumento: Pode parecer inocente mas a quantidade de pessoas que tem medo ou ficam inconfortáveis para pedir aumento é incrível. Se você sente ou sabe que está provendo valor para a empresa em que trabalha, peça um aumento. Você só ganhará se você pedir. O “não” você já tem, qualquer coisa além disso é lucro. Algumas pesquisas mostram que alguém que pede aumento durante sua carreira acaba com cerca de R$ 1 milhão a mais na conta no final de sua carreira. Uma estratégia a usar se você não souber se está provendo valor para sua empresa e seu chefe, comece anotando e documentando todas as ocasiões onde você brilhou e fez a diferença e leve este documento para sua conversa com seu chefe quando decidir tê-la. Ah, se mesmo dando o máximo isto não funcionar, tente o “Quiet Quitting“.

  • 2) Pense e comece um negócio em paralelo: Além de criar uma nova fonte de renda, ter um “bico” é mais sobre trabalhar com algo que você realmente gosta e tem interesse e quer fazer depois ao ser FIRE. Ninguém vai parar aos 40 e não fazer mais nada até morrer. Isto não exite. Então se você tem uma ideia de algo que você gosta de fazer (cozinhar, vender algo, escrever, criar uma consultoria, guiar turistas, blogar, qualquer coisa), a hora de começar a fazer algo com ela é agora, enquanto você tem contatos, conhecimento e energia. Além disso, um negócio em paralelo vai te fazer desenvolver novas habilidades e criar novos contatos. Tente fazer isto sem criar dívidas se possível. Mesmo se este negócio falhar e não der certo, você terá aprendido tanto que a segunda tentativa será muito mais susceptível ao sucesso. Lembre-se, a cada derrota e a cada nova habilidade adquirida, sua chances de sucesso depois sempre dobram.

  • 3) Mude de carreira: Existem carreiras que você pode amar mas não pagam tão bem e dificilmente isto mudará. Ou ainda, se você está em uma carreira que você não gosta muito, por que não mudar? Nos dias de hoje ninguém precisa de uma nova graduação ou 4 a 5 anos em uma universidade para mudar. Em 6 meses podemos conseguir certificações e cursos em uma nova industria e mudar carreiras completamente nos dias de hoje. Muitas carreiras sim precisam de um diploma como medicina ou direito, mas outras tantas ou mais não precisam e novas indústrias valorizam mais o conhecimento e a sua atitude do que um pedaço de papel. Leia 3 livros sobre um assunto e você saberá mais sobre isto que 90% da população mundial. Se você quer mudar de carreira, nunca foi tão fácil fazer isto nos dias atuais.

  • 4) Vire um consultor: Em muitas industrias hoje em dia, os contratados são regra e não exceção. Se você tem uma reserva ou FU money (se demorar para conseguir um contrato) e se você estiver em um emprego e você tem a habilidade necessária na indústria, veja se é possível se tornar um consultor e vender sua habilidade para a empresa ao invés de seu tempo. Então você poderá vender suas habilidades para vários clientes e aumentar sua renda consideravelmente. Talvez não funcione para a sua carreira em específico mas em muitas e muitas carreiras isto funciona e é real. Pesquise e veja se sua empresa e seus concorrentes estão usando consultores e contratados para suas funções.

  • 5) Provenha valor : Esta é um pouco difícil de compreender, mas basicamente é identificar o objetivo da sua empresa e de seu chefe e focar naquele objetivo e fazer com que seja atingido – bônus. Se você conseguir prover valor o suficiente para seu chefe e sua empresa, você será lembrado. Pode não ser algo instantâneo mas isto se somara ao longo do tempo. Círculo de valores. Este é aquele “long game” em que você será lembrando por prover valor. O detalhe é não deixar isto se tornar algo negativo em que você será o faz-tudo. Tente prover valor, ou seja, por exemplo, fazer aquilo que seu chefe valoriza mas não quer fazer. Ele pensará duas vezes antes de te negar um aumento (veja #1, você precisa pedir se você fizer a #5) ou cortar seu bônus na próxima crise, por que se você sair, ele é quem terá aquela tarefa ou achar alguém que faça o que você faz e isto não é fácil.

  • 6) Se torne um negociador melhor: Uma das habilidades mais importantes para se ter na vida é aprender a ser um negociador, como negociar. Seu sucesso na vida é fator de quantas conversas inconfortáveis você terá na vida. Há inúmeros livros para aprender isso. Um dos melhores livros é o “Influência – de Robert Cialdini”. Sendo um melhor negociador e sabendo dos detalhes de como se tornar um influenciador você terá acesso a vários dos tópicos anteriores.

  • 7) Aprenda a vender: Ninguém gosta muito de vendedores e pode parecer idiota mas aprender a vender é uma habilidade que pode fazer tanta diferença na sua vida que você não imagina. Não pense em vendas no sentido tradicional, mas em vender você, seus projetos, suas ideias e sua imagem e o princípio é o mesmo. Está em aprender a convencer as pessoas e aprender a persuadir. Aprender a se comunicar e ser persuasivo vai colocar você a frente sempre. Um dos melhores livros sobre o assunto é o “The ultimate sales machine de Chet Holmes”

  • 8) Aprenda a falar em público: OK. Este é o preferido de W. Buffett mas pode não ser para todos. Por isso não precisa fazer os 10 tópicos mas escolha os seus preferidos. Este tópico engloba o #6 e #7 mas vai além. É sobre ter confiança em você mesmo. Se sentir confiante abre portas e você sabe disso, basta observar o CEO de sua empresa, o seu chefe e muitos outros exemplos.

  • 9) Desenvolva uma habilidade que você possa vender: Aprenda a fazer alguma coisa que você possa vender. Fazer comida, fazer sites, fotografia, qualquer coisa que você possa aprender usando youtube e possa comercializar. Skill stacking ou empilhar habilidades é o futuro. A cada habilidade que você aprende, sua chances de sucesso dobram. Leia mais em https://dariusforoux.com/skill-stacking/

  • 10) Aumente sua eficiência: Muitas pessoas fazem as coisas acontecer. Outras falam sobre algo a vida toda e não fazem nada e não são práticas. Seja ou aprenda a ser como o primeiro tipo de pessoas. Habilidade de fazer as coisas acontecerem, na hora, rapidamente, dar resposta precisa e no prazo é algo muito raro na população e fazer isto colocará você em outro patamar na sua empresa e no mercado de trabalho. Quando você fizer isto com consistência por algum tempo, isto setará você a parte. Aplique isto aqui mesmo. Pegue um ou dois destes tópicos e faça acontecer. Não fique só na teoria, aplique na prática.

Seu melhor investimento poderá ser você mesmo. Comece hoje mesmo.

AA40, Adaptado de Rebel Entrepreneur

11 thoughts on “10 maneiras de aumentar sua renda que podem funcionar de verdade

    1. Verdade. A 10 é algo que dá pra ver claramente no ambiente de trabalho. Aqueles que fazem e aqueles que tocam com a barriga para pegar o salário no final do mês. Tenho colegas que chegam as 10h da manha com a desculpa do trânsito. Ai param as 10:30h pro cafezinho. Voltam as 11 e as 11:30 tão saindo para almoçar. Voltam a 1:30h ai as 2:30 tem a parada do café e da fofoca. Voltam as 3 e as 4 tão saindo para “evitar” o horário do rush.
      Ai não dá. São escolhas né. Vc escolhe ser eficiente e crescer ou então escolhe ir rolando com a barriga até não te aguentarem mais. Abcs e boa semana.

  1. Boa noite AA40! Em um mundo em que vendemos 40+h/semana e ainda temos vida fora do trabalho (muitas vezes esposa e filhos) é praticamente impossível continuar trabalhando CLT e criar outras fontes de renda… No papel pode até funcionar, mas ao meu ver não é sustentável. O que resta é tentar de aperfeiçoar para melhorar o preço da sua hora trabalhada.
    Grande abraço!

    1. Boa noite VVI. Perfeito, concordo. Tbm sou pai de 2 e marido e batalho 55+ horas por semana e não tenho tempo nem vontade. Mas nao precisa ser uma fonte extra de renda, mas só a #1 já é algo que podemos adotar. Se trabalhamos tudo isso e temos resultados, nada mais justo que pedir 8 a 10% de aumento justificado. A #4 é algo que podemos ir pensando tbm para mais além. A 6 e a 10 tbm não precisam de uma vida fora do trabalho, podemos aplicar nele mesmo. Abcs

    1. Fala Neto. Eu tbm, falar em público é algo que luto todo dia para evitar mas é importante e muito aprender.
      Acho que a principal diferença entre a 2 e a 9 é que a 2 é mais um negócio, um business em sí e a 9 é qualquer coisa que faça dinheiro sem precisar abrir uma empresa. Vender alguma parada na internet, aprender algo, fazer e vender. Mas sim, são dois ramos do mesmo galho.
      Abcs e bora lá

  2. Quero agradecer ao AA40 pelo post. Coloquei em prática e pedi aumento ontem aqui onde eu trabalho e ganhei. Não foi muito. Pedi 15% e me deram 10% mas funciona. Mostrei que tive vários cases em que ajudei muito a empresa a economizar e modernizar os processos e isso deu certo.
    Recomendo a todos tentarem. Obrigado AA40

  3. Oi AA40!

    Aqui é a Elsa, do extinto blog “Sempre Sábado”. Voltei como “Aposentada aos Trinta” para falar como tá sendo minha vida pós FIRE. Agradeço se puder adicionar meu blog no seu blogroll 🙂

    Recentemente eu vi uma Youtuber que teve uma idéia fantástica para gerar renda extra. Ela decidiu garimpar roupas em brechós pela cidade (que normalmente são vendidas a preços bem baixos), tirava fotos boas e revendia as peças em sites como Enjoei.com, conseguindo um lucro de quase 50% no valor investido. Achei genial!
    É uma ótima opção para mulheres que costumam enjoar logo das roupas. Uma opção seria ter todo o seu guarda-roupa anunciado nesses sites e só comprar peças novas quando vende-se uma antiga.
    Enfim, idéias criativas para gerar renda me fascinam!

    Beijos

    1. Olá Elsa. Que bom ter vc te volta ao firesfera!!! Lógico que adiciono, tá lá já.
      Genial essa do youtuber mesmo. Totalmente possível e exatamente no tópico. Fica sendo a 11ra maneira então hehehe. Sei que muitos que fazem isto nos EUA, vão nos Goodwills e compram coisas boas mto baratas e revendem na Amazon ou ebay e faturam. Muito criativo mesmo.

      Abcs e que bom ter vc de volta
      AA40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *