Die with Zero: Um livro que todo FIRE hard-core precisa ler

Todos nós já ouvimos uma expressão do tipo “viva uma vida que vale a pena ser vivida” – mas o que isso realmente significa? Bem, apresentamos aqui um livro que todo aspirante FIRE precisar ler: Die With Zero de Bill Perkins. Este livro é um complemento perfeito para aqueles que, assim como eu, colocaram os planos FIRE como o único e principal objetivo de vida. Este livro faz você repensar um pouco isto e reestabelecer um equilíbrio entre futuro e presente, entre poupar e gastar.

Livro Die with Zero: Getting All You Can from Your Money and Your Life By Bill Perkins · 2020

Há um problema fundamental com a corrida por dinheiro, uma carreira de sucesso, uma casa própria, carrão e todas aquelas métricas tradicionais de sucesso que aprendemos – estamos perdendo a parte mais importante- tempo de vida !

No final, todos querem ser felizes. No entanto, muitos de nós adiamos essa felicidade pensando que, se continuarmos nos esforçando e acumulando mais, eventualmente conseguiremos tudo o que queremos (tudinho de uma vez só no final da vida) 🙂 . Em vez de vê-lo como um meio para um fim, continuamos à procura de dinheiro, fama e posses, em vez de nos concentrarmos em viver uma vida significativa e próspera agora.

O livro que recomendamos explora três lições que nos ajudarão a viver uma vida melhor, mais equilibrada e mais feliz:

  • Invista em memórias atemporais, não no sucesso temporário.
  • Gaste parte do seu dinheiro enquanto ainda está aqui para apreciá-los enquanto ainda cuida de seus filhos e curte sua famíia. Sabia que 75% do tempo que passará com seus filhos será até seus 12 anos de idade?
  • Os juros acumulados sobre o dinheiro investido podem ajudá-lo a garantir seu futuro financeiro enquanto aproveita o presente.

Leia um trecho

Spoiler

Resumo do Livro

Quem deve ser este livro?

  • Se você se sente mal quando gasta dinheiro (assim como eu) e acha que deveria estar poupando e investindo
  • A pessoa de ~30 anos que quer garantir seu futuro financeiro mas também viver experiências
  • A pessoa de 55 anos que está chegando à velhice e quer planejar suas finanças mais meticulosamente do que antes.

O autor mostra como se sentir confortável vivendo com menos do que ganha e como investir suas economias para que elas possam crescer exponencialmente ao longo do tempo. Além disso, elabora que nesta vida, nada é garantido. Não sabemos quanto tempo nossa jornada vai durar, então não deixe de fazer aquela viagem para a Europa, fazer um mochilão pelo seu estado, pular de paraquedas ou fazer o que você quiser. Não adie sua felicidade e invista em memórias quando você é jovem também, pois tem coisas que não conseguiremos fazer depois.

E você, já leu? Comente abaixo o que achou, pontos que concorda e discorda do autor.

4 thoughts on “Die with Zero: Um livro que todo FIRE hard-core precisa ler

  1. A Yuka do Viver sem Pressa já recomendou esse livro. Agora com você reforçando, to começando a achar que preciso ler também!
    Já pensei muito em mudar as contas da regra dos 4% para algo do tipo “Die with zero”. Para mim, que não deixarei herdeiros, parece ser uma conta que faz mais sentido. Afinal de contas, a vida é agora.
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *