5 maneiras de aparecer bem em um call ou video chamada

OK. Eu sei, este é um site sobre FIRE e finanças pessoais e não sobre trabalho, mas estamos vivendo esta pandemia e a grande maioria de nós ainda não atingiu FIRE; isto quer dizer que muitos de nós estamos trabalhando de casa e tendo que fazer video chamadas com colegas, clientes, chefes, etc de forma regular. Algumas dicas para melhorar como você aparece no vídeo podem ser bem valiosas e simples de implementar. Vamos a algumas delas:  

 

1) Luz, Câmera, Ação:

Pode parecer bobagem, mas iluminar o seu rosto de forma correta é tão importante em uma vídeo chamada quanto para um filme de Hollywood. Você precisa iluminar seu rosto de alguma forma. Isso significa que você não pode sentar com uma janela ou lâmpada atrás de você, mas sim na frente, se não você vai acabar como uma silhueta. O ideal não é só colocar uma lâmpada na sua frente por que pode ofuscar. A melhor resultado é usar luz natural de uma janela por exemplo ou uma lâmpada mais no alto. Veja o exemplo:

Veja quanta diferença (Fonte: The Verge)

2) Ângulo da Câmera: 

A posição da câmera em relação aos olhos afeta sua postura, equilíbrio facial e o ponto de vista como você aparece. Se você não tiver uma webcam separada do notebook, tente colocar o mesmo mais elevado para ficar em uma posição confortável com uma postura reta, com a câmera no nível dos olhos ou mais alta. Com a camera de baixo para cima, vários problemas podem surgir, como queixo duplo se você for mais gordinho, parecerá ter o nariz maior do que é e a testa também. Outra dica é baixar sua cadeira também se isto for mais fácil que levantar a câmera.
Ah, ajuste o enquadramento fazendo um teste antes, além claro de limpar a lente da câmera com certa frequência e olhar para a câmera com certa frequência.


3) Plano de fundo: 

Tente deixar o plano de fundo o mais limpo possível de objetos, roupas bagunçadas ou livros que possam ter títulos constrangedores. Geralmente um fundo neutro de uma parede costuma funcionar por que não causa distrações. 
Outros softwares como Teams e o Zoom possuem modos de plano de fundo virtuais e também como “borrar” o seu plano de fundo para evitar que apareçam detalhes indesejados.
Se mesmo quiser colocar sua estante de livros e quadro de fotos no fundo, tudo bem, mas cuidado pois estas coisas acabam dizendo muito sobre você e, caso seja uma entrevista de emprego, por exemplo, já existem pessoas ou departamentos no RH especializado em analisar estas coisas e traçar perfis psicológicos revendo uma entrevista gravada por câmera! É, hoje em dia a coisa está neste nível!


4) O que vestir?

Você está trabalhando de casa, então é natural que você esteja vestido um pouco abaixo do padrão do seu escritório, por exemplo, se este for mais formal. Se te ligarem e você atender em casa de terno e gravata, pode passar uma impressão ilegítima e não natural, a menos que seja um call marcado com o CEO, diretores, etc. O contrário também é válido, aparecer de pijamas, regatas ou despenteado(a) também vai causar péssima impressão.
O melhor mesmo é vestir algo neutro, camisa ou blusa simples ou camiseta neutra e estar minimamente penteado(a) e com maquiagem leve (para elas). Estar apresentável para o caso de chamadas não programadas é uma boa dica. 


5) Barulho: 

Embora não tenhamos muito controle sobre a qualidade do áudio em um call, quando mais silencioso o ambiente melhor. Se você não puder ouvir a discussão, muito provavelmente responderá incorretamente quando solicitado a falar.
Sempre coloque no modo “Mudo” se não estiver ativamente participando das discussões ou se, por ventura, seu ambiente estiver com barulhos que não pode controlar, como uma construção ao lado ou seu vizinho cortando a grama.

Depois de seguir estas dicas simples, relaxe e fale como se estivesse conversando com alguém pessoalmente. Você está sim falando com uma pessoa, apesar de não se dar conta as vezes.
E você, qual outra dica tem para dar? Comente abaixo.


Cadastre seu email em um click e receba nossos novos posts assim que eles forem publicados Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

3 thoughts on “5 maneiras de aparecer bem em um call ou video chamada

  1. Mais uma, avisar o cônjuge que você estará em uma ligação de vídeo, oq mais aconteceu nessa pandemia é aparecer gente sem roupas como pano de fundo da chamada!rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *