Skip to content

AA40

Independência Financeira é essencial. Aposentadoria antecipada é Opcional !

  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
Responda ao questionário do Anuário FIRE 2025 do AA40, clique aqui.

A Regra dos 4% ou Taxa Segura de Retirada (TSR / SWR)

(Publicado em 10/12/2016)

A Regra dos 4% ou Taxa Segura de Retirada (TSR / SWR)

Ela é métrica base da maioria dos planos de aposentadoria antecipada e independência financeira. Ela também é assunto de intensos debates em muitos fóruns pois é controversa e questionada.
Seguida por muitos como uma doutrina, criticada por outros tantos como uma heresia: O Fato é que a TSR (Taxa Segura de Retirada) ou Safe Withdraw Rate (SWR) é, sem dúvida alguma, um dos principais pilares do movimento FIRE.

A TSR também é conhecida por Regra 4% ou SWR (Safe Withdrawal Rate em Inglês).

Mas afinal, o que é a TSR ou Regra dos 4%? 

Em termos populares, a TSR é basicamente é um número dado de forma percentual de quanto, do total do seu dinheiro inicial (Patrimônio Líquido investido), você pode gastar por ano para que ele dure por todo o período de sua aposentadoria antecipada ou independência financeira (FIRE). Ou seja, o pior caso.

Não significa que o valor de 4% é a regra, o nome da regra é Safe Withdrawal Rate e você é quem define o percentual com base no que investe e seu nível de tolerancia a risco.

Como foi concebida a TSR?

O criador da "Regra dos 4%" (ou "Safemax" como também é conhecida) é Willian Bengen. No seu estudo original (cujo arquivo você encontra abaixo) ele introduziu a famosa regra dos 4%.

Artigo Original WillBengen 1994Baixar

Porém outro estudo famoso foi concebido também na década de 90, onde três professores da Universidade Trinity juntaram esforços para responder a grande questão: Quanto preciso acumular e quanto posso gastar - ajustado pela inflação - para me aposentar cobrindo todos meus gastos pessoais?

Naquela época, computadores pessoais não eram comuns ainda nem tinham a capacidade de processamento de hoje. Então manualmente eles calcularam qual o percentual máximo sustentável que uma carteira 60% ações americanas (SPX) 40% renda fixa (bonds) permitia de saque com base em dados do período de 1926 até 1995. Aliás, o estudo da Trinity tem algumas diferenças com a do Bengen por um usar Bonds High Yield de longo prazo e o último utilizar bonds de prazo intermediário (7 anos).

A conclusão chegada foi que, em um portfólio investido 60% Ações 40% Renda Fixa (nos EUA), uma taxa segura de retirada anual sustentável (com base em 30 anos de aposentadoria tradicional) é, em geral, 4% de seu patrimônio líquido ou net worth em inglês. Segura por que 4% foi encontrado o pior caso no pior ano e na pior sequencia histórica da bolsa, os outros períodos foram todos acima de 4%. Desde então esta ficou sendo conhecida como a regra de bolso de quanto é preciso acumular para viver de renda.
Se seu patrimônio líquido investido ao "aposentar" é de 500 mil reais, você poderia sacar pouco mais de R$ 1,600 por mês corrigidos todo ano pela inflação que não ficaria sem dinheiro nunca em um prazo de 30 anos, mesmo considerando os piores anos de retorno na bolsa americana.

Simplificando o cálculo, A TSR 4% define o quanto de patrimônio você precisa acumular para viver de renda:
➤ Você precisa acumular 25 vezes o seu gasto anual ou 300 vezes a sua despesa mensal (ou sua meta de salário mensal) para poder atingir a independência financeira tão sonhada !

Exemplo: Seu gasto mensal é R$4,500. Isto seria 54 mil reais por ano. Se você Como saber qual o melhor título do Tesouro Direto para investir hoje?, você precisaria de 25x, ou seja, R$ 1,350,000 reais para obter sua independência financeira !


Nos EUA

Muitas pessoas nos EUA acham que 4% é muito arrojado nos tempos atuais de juros baixos, então eles ajustam a TSR para 3% ou 3,5% ou então acumulam mais, cerca de 33 vezes o gasto anual. Isto se aplica mesmo em tempos de crise como em 2008 com o crash da bolsa....4% poderia ser sacado mesmo neste período.

Sacando 4% anualmente ajustado pela inflação, seu portfólio principal teoricamente não se esgotará pelo período 30 anos. Veja que ele não diz que preservará o principal.

Mas só 30 anos?

Sim, porém como muito bem observa o pioneiro FIRE, MisterMoneyMustache, a matemática, neste caso, é bem interessante: há muito pouca diferença entre um período de 30 anos e um período de anos infinitos (Chamamos esta de PWR ou Taxa Perpétua de Retirada), ao determinar quanto tempo seu dinheiro vai durar. É muito parecido com uma hipoteca de 30 anos, onde quase todo o seu pagamento é devido aos juros. Algo muito mais importante é o risco de uma sequencia de retornos negativos no início da "aposentadoria". Se sua carteira sobreviver os 10 primeiros anos, com certeza ela vai durar mais de 30 anos usando a regra dos 4%.

Leia mais: https://aposenteaos40.org/2021/11/pwr-a-taxa-de-retirada-perpetua.html

Isto para os EUA, mas e para o Brasil ? 

(Em 2016) Apesar do estudo ter sido concebido para os EUA, para o Brasil ela funciona ainda melhor, como já mostramos nesta simulação histórica. Isto por que por aqui o próprio governo emite títulos do tesouro direto oferecendo juros reais líquidos acima de 4%. Veja o título abaixo. É a famosa NTN-B de 2050 (agora rebatizada de IPCA+) que está pagando hoje (Setembro de 2018) 5,84% além da inflação (IPCA + 5,84%aa), o que, se aplicarmos a fórmula de cálculo dos Juros reais = (1+i)/(1+k)-1 e considerarmos uma inflação média de 4,5%aa, teríamos: 


Juros reais = (1+0.0989)/(1+0.045)-1 = 5,15% !

Comprando um título destes, você garante que mesmo se a inflação subir para 50% ao ano, seu dinheiro renderia bruto acima da inflação, protegendo* seu capital da inflação.

Atenção: Vale lembrar aqui da famosa pegadinha deste título. O imposto de renda incide sobre o total do rendimento e não apenas a parcela prefixada, ou seja, se a inflação subir muito (acima de 30% aa), boa parte de rendimento será devido a inflação e o retorno real líquido poderá ser até negativo - leia sobre isso. 

Contudo, é justo dizer que o Tesouro Direto IPCA+ é um excelente mecanismo de proteção de seu capital para situações em que há risco de disparada de inflação, comum em países como o nosso.

Não muito tempo atrás (2016) o rendimento chegou deste título chegou a ser de mais de IPCA+7% aa. Você poderia ter "travado" seu rendimento neste percentual, o que muita gente fez, confira neste link.

Para travar a taxa de juros contratada, o título não pode ser vendido antecipadamente, somente em 2050, embora ele pegue isto semestralmente, sendo perfeito para quem quer renda antes do vencimento.

Nos EUA, uma TSR de 4% é considerada um tanto arriscada hoje em dia por conta dos juros reais estarem muito abaixo da média histórica. O investidor lá precisa investir na bolsa de valores praticamente 80% do seu capital para tentar chegar a 4% de retorno líquido, coisa que aqui no Brasil o próprio governo oferece a risco baixíssimo (risco país). Então, sem dúvidas, podemos afirmar que no Brasil é mais fácil de utilizar uma TSR de 4% que nos EUA. Alias, para o investir com bom conhecimento que aplica via corretora com baixas taxas, incorpora debentures, Tesouro Direto e ETFs em seu portfólio, poderia facilmente aumentar esta TSR para 4,5% ou até 5%.

Existe este estudo que mostra que no Brasil para o período analisado, uma TSR de 4% teve 100% de sucesso para um período de mais de 50 anos de saque no portfólio enquanto uma TSR de 5% levou o portfolio a durar no mínimo 29 anos  - isso em uma carteira teórica com menos de 50% de exposição a renda variável. (Estudo de 1995 a 2009 portanto antes da estagnação e crise vivida no Brasil no início da década de 2010).

Leia aqui e também aqui excelentes discussões sobre o tema e uma simulação para o Brasil aqui. Portanto uma TSR de 5% para um portfólio bem montado e acompanhado, embora agressivo, pode ser utilizado de forma realista por alguém que realmente saiba o que está fazendo e consegue se adaptar fácil e rapidamente a diferentes situações econômicas.

Como é dividido hoje (2025) os tipos de FIRE no Brasil baseado no gasto total no pós FIRE.  APENAS UM EXEMPLO, USE SEUS GASTOS MENSAIS x300 PARA ESTIMAR O SEU NUMERO
Como é dividido hoje (2025) os tipos de FIRE no Brasil baseado no gasto total no pós FIRE. APENAS UM EXEMPLO, USE SEUS GASTOS MENSAIS x300 PARA ESTIMAR O SEU NUMERO

E se os juros caírem?

Especula-se que no futuro não teremos juros públicos tão generosos quanto os atuais - NINGUEM SABE. Por esse motivo é sempre recomendável ter uma exposição, de acordo com seu perfil de risco, a renda variável para o caso de o país decolar economicamente, os juros caírem e a bolsa subir. Porém não espere a bolsa subir para comprar, compre aos poucos todo mês, preferencialmente utilizando ETFs se você não tem experiencia com o mercado de capitais. Leia mais sobre isso.

De qualquer forma, eventos acontecem na política e no país que provocam aumentos repentinos nas taxas de juros futuras e o TD IPCA+ passa a pagar valores interessantes. Sempre que isto acontecer, procure comprar estes títulos, geralmente quando o juro real estiver acima de IPCA+ 5%aa.

Melhor ainda, veja este post para uma alternativa:

https://aposentadaaostrinta.com.br/por-que-o-renda-permite-aumentar-a-taxa-segura-de-retirada-no-momento/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=por-que-o-renda-permite-aumentar-a-taxa-segura-de-retirada-no-momento

Críticas a TSR

Existe muito preconceito no Brasil (e também fora) quanto ao uso da TSR, mas isso geralmente vem por parte de blogs (exemplo) e pessoas com um bom conhecimento financeiro que possuem outras métricas para avaliar um portfólio. Para o público em geral, a TSR é uma métrica extremamente útil e importante para balizar o planejamento financeiro pessoal. Ela vai te fornecer uma noção aproximada do tamanho do portfólio que precisa juntar, o tempo para tal, quanto poupar por mês dentre outras, que é o básico para qualquer planejamento financeiro de longo prazo ! Simule aqui

Lembre-se, a TSR 4% não é uma regra absoluta mas apenas uma estimativa que serve para obtermos um alvo genérico que, ao longo do tempo, vai ser refinado conforme sua situação financeira e sua vida forem mudando.

Mas invisto para receber dividendos, então não gosto da TSR 4%

Já desbancamos este mito neste artigo. Isto vem da ideia errada de que para usar a TSR você precisa "vender o principal". Não. Só venderá cotas (que após 20 ou 30 anos de investimentos serão lucro/ganho de capital e não principal) se o yield ou seja, o rendimento dos dividendos e juros da sua carteira não chegar a 4%aa. Veja o esquema:

Leia este artigo para entender como operacionalizar.
https://aposenteaos40.org/2019/11/sacando-os-4-porcento-tsr.html

Não quer deixar herança?

Muitos criticam a TSR4 por que não pretendem deixar herança pois não tem filhos, mas o estudo original em nenhum momento diz que a TSR4 preservará o principal. Ela apenas diz que você não ficará sem dinheiro em um período de 30 anos.
Os primeiros anos vivendo de renda são os mais críticos. Qualquer crash de mercado fará com que o poder de geração de renda passiva de sua carteira seja comprometida caso siga retirando uma quantidade além da TSR 4%, sem contar os terríveis efeitos da inflação caso fique acima da meta. Aqui no AA40 recomendamos usar uma TSR4% nos primeiros 10 anos de FIRE e depois aumentar a taxa de retirada caso seu portfolio tenha performado acima do esperado e não queria deixar herança. Caso o mercado não esteja andando bem nos primeiros anos FIRE é extremamente importante ser flexível e não sacar os 4% se possível.
Todas essas simulações você consegue fazer facilmente aqui.

Portanto, seguindo a TSR ou não, o importante mesmo para viver de renda com tranquilidade é só usar os rendimentos em excesso a inflação. Se a inflação do mês for 0,38% e seu portfólio rendeu 0,7% no mês, você poderia sacar e gastar 0,32% da carteira.


TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE A REGRA DOS 4%

  • SIMULAÇÃO TSR 4% NO BRASIL, INVESTINDO EM BOLSA, TD SELIC E MIX
  • Como calcular a TSR definitiva
  • Ajustar a TSR todo o ano ou não ?
  • Quantos reais você precisa para viver bem?
  • Por que 300 é seu número da sorte?
  • Resultado da Enquete sobre qual a TSR mais utilizada no grupo FIRE no Brasil
  • Seguindo a TSR você morrerá antes de ter terminado de gastar seu dinheiro
  • O inventor da Regra dos 4% acaba de mudá-la em 2020
  • Por que gostamos tanto da Regra dos 4%?
  • TSR no Brasil, a série
  • Investe para renda passiva e dividendos? Pode e deve usar a TSR 4% mesmo assim, veja aqui por que

Dúvidas? Como começar? perguntas? Comente abaixo que lhe responderemos !

Navegação de Post

Post Anterior Post Anterior:
Brasileiros morando nos EUA: Como investir seus dólares e controlar o imposto?
Próximo Post Próximo Post:
Morar de aluguel pode ser um excelente investimento. Entenda.

Você poderá gostar de ler também...

S&P500 chart

Analisando ETFs: As 6 principais métricas que devemos olhar

5 de agosto de 202016 de outubro de 2021

Estudo de Caso: Como o aumento do custo de vida pessoal pode dificultar os planos FIRE

24 de agosto de 201813 de junho de 2021

Como economizar dinheiro na compra de produtos caros

20 de novembro de 201711 de setembro de 2023

Pensando em Independência financeira? Você precisa ter estes 4 números na “ponta da língua”

10 de fevereiro de 202216 de outubro de 2023

5 maneiras de perder dinheiro sem sequer perceber

7 de setembro de 20176 de julho de 2021
Como a percepção de tempo influencia o quanto você poupa para o futuro

Como a percepção de tempo influencia o quanto você poupa para o futuro

8 de maio de 201813 de junho de 2021

23 thoughts on “A Regra dos 4% ou Taxa Segura de Retirada (TSR / SWR)”

  1. Vagabundo disse:
    5 de abril de 2017 às 03:17

    Foi um estudo feito em cima dos resultados da bolsa americana. Poderia elaborar em como esse estudo é aplicável ao Brasil ?

    Responder
    1. https://aposenteaos40.org/ disse:
      5 de abril de 2017 às 13:14

      Vaga, fiz isso acima mas concordo que preciso elaborar um pouco mais. Se você pegar os dados historicos da Selic e do IPCA desde 1994 (pq antes disso não havia economia brasileira), e fizer a diferença entre os dois – que é o juro real – verá que a média, apesar de estar diminuindo, foi de mais de 11% de 2002 a 2005, de quase 7% de 2006 a 2010, e de 4.4% de 2010 a 2016. Teoricamente sempre tivemos juros reais acima de 4%, ou seja, uma TSR de 4% é bem conservadora.
      Mas não precisa nem calcular tudo isso…veja o tesouro direto, pegue um título Tesouro IPCA + longo, de 2035, 2045 ou 2050. Veja a taxa de rendimento que está pagando hoje…mais de 5% além da inflação, ou seja, desconte o imposto de renda e seu rendimento real líquido é de quase 5%. Compre um título deste e ao invés de poder sacar 4%, poderá sacar quase 5%…aqui é muito mais fácil que nos EUA…veja quanto o tesouro direto dos EUA está pagando para um TIP, semelhante ao IPCA+, ridículos 0,9% !

      Responder
  2. FF disse:
    11 de agosto de 2017 às 19:34

    " Comprando um título destes, você garante que mesmo se a inflação subisse para 50% ao ano, seu dinheiro renderiam brutos 55,15%aa, protegendo seu capital da inflação sempre rendendo acima dela." Esse raciocínio não está incompleto? É necessário considerar também o imposto de renda, que incide sobre o rendimento total (inflação + 5,15%), não apenas sobre a taxa "real". No exemplo, incidiria um imposto de 15% em cima do rendimento total de 50,55%, o que implica uma "mordida" de 8,27% sobre o patrimônio, acabando com o rendimento acima da inflação.

    Responder
    1. https://aposenteaos40.org disse:
      11 de agosto de 2017 às 19:54

      Verdade FF. Nunca paramos para calcular com uma absurda inflação destas (e esperamos nunca precisar), mas sim, você está certo. O IR é sobre todo o rendimento. única forma de RF que garante rendimento real é LCA/LCI IPCA+ que não é muito comum encontrar mas existe. Vamos adequar o txt

      Responder
    2. FF disse:
      11 de agosto de 2017 às 20:06

      Opa, obrigado pela resposta rápida. É, para nós que tivemos o plano real na maior parte de nossas vidas, nem consideramos as possíveis implicações de taxas de inflação tão altas =)

      Mas não é necessário que a taxa seja tão absurda como 50% para que o IR acabe com o rendimento de um título indexado à inflação, basta que 15% da taxa de inflação seja maior ou igual à taxa de rendimento real. No exemplo, se a inflação bater em 29,2% o rendimento líquido passa a ser zero e você estaria "travado" com um papel que não vale nada. Abs!

      Responder
    3. https://aposenteaos40.org disse:
      11 de agosto de 2017 às 20:15

      Agredeço a observação. Estava agora mesmo simulando no site do TD. 30% de inflação é realmente onde as coisas começam ficar feias. Acima disto reandimento real é negativo. Agora mesmo assim é uma boa proteção mas não é 100% como muitos pensam.
      Simulei com 1000% de inflação e o TD protegeria em cerca de 850%. Creio que nenhum CDB ofereceria algo perto disso se as coisas caminharem a la Venezuela por aqui. abcs

      Responder
  3. Investidor Inglês disse:
    6 de setembro de 2017 às 13:39

    Olá Aposente aos 40!

    Belo artigo e mais uma vez obrigado por linkar meu post. Adicionei você ao meu blogrol!

    Valeu!

    Responder
    1. https://aposenteaos40.org disse:
      6 de setembro de 2017 às 13:44

      Obrigado. Vou adicionar o seu ao nosso blogroll tbm. abcs

      Responder
  4. Vida Rica disse:
    15 de março de 2018 às 00:07

    fiquei com uma dúvida: a TSR leva em consideração que o patrimonio acumulado continua rendendo após a IF?

    Responder
    1. AA40 disse:
      15 de março de 2018 às 01:29

      Lógico VR senão não seria sustentável.

      Responder
    2. Vida Rica disse:
      15 de março de 2018 às 14:44

      entendi.
      é que não achei o cálculo da TSR desmembrado, digamos assim.
      obrigado!

      Responder
    3. AA40 disse:
      15 de março de 2018 às 14:47

      Geralmentea a TSR é definida pelo quando de retorno acima da inflação vc obtêm. 4% ao ano do total do seu patrimônio liquido é geralmente o consenso de quando vc pode sacar e consumir.

      Responder
  5. AA40 disse:
    27 de março de 2018 às 19:05

    Quem quiser ler mais sobre a TSR, não perca esta entrevista do MadFientist com Michael Kitces que diz:
    " If you got into merely average valuations, it really wasn’t a 4% rule, it was a 5% rule. And if you got into cheaper valuations, it was more like a 5.5% to 6% rule."

    Confira: https://www.madfientist.com/michael-kitces-interview/

    Responder
  6. Rod disse:
    16 de junho de 2018 às 17:32

    no brasil da pra sacar 5% com os pês nas costas e investimento ultra conservadores..enfiando o pe em debentures , CRA e CRI..fundos multimercados e algumas FII's da pra arrancar 6% e manter o principal facil..abs

    Responder
    1. AA40 disse:
      25 de novembro de 2018 às 21:37

      Que dá dá mas não chame de ultra conservador uma carteira com debentures, multimercados e FIIs ! Moderado e veja lá!

      Responder
  7. Unknown disse:
    8 de janeiro de 2019 às 15:49

    Fiquei com dúvidas no simulador do Fire. Na primeira parte da planilha, identificamos o valor que é necessário acumular com base na TSR de 4%. No exemplo é de 1.500.000. Na segunda parte, o valor final do montante após as aplicações mensais durante 240 meses é de 1.147.176,10. As aplicações não deveriam ser feitas até atingir a quantia de 1.500.000,00? Outra dúvida: Mesmo atingindo o montante de 1.147.176,10, inferior ao indicado para atingir o FIRE, é possível sacar mensalmente a quantia de R$ 5.429,60 usando o TSR de 4% para saques durante trinta anos (alterei esse campo na planilha já que o artigo informa que o a taxa de 4% foi calculada com base no período de saque para 30 anos), não entendo porque é possível sacar 5.429,60 se o valor necessário para ter a renda de 5.000,00 é maior (1.500.000) e para sacar 5.429,60 é menor (1.147.176,10).

    Responder
    1. AA40 disse:
      8 de janeiro de 2019 às 15:53

      Caroline. A primeira parte do simulador é totalmente independente da segunda. A primeira é simplesmente um calculador da TSR4. A segunda é um simulador de investimento acumulado com rendimentos e vc configura mais abaixo a sua TSR que no caso está automaticamente em 4,5% mas vc deve alterar para a sua. Espero q tenha ficado claro. Abcs

      Responder
  8. Anônimo disse:
    9 de novembro de 2019 às 20:08

    Parabéns pelo site. Apenas gostaria de sugerir uma correção: diferente do que é descrito no início do texto, os computadores pessoais já eram relativamente comuns na década de 90 – ainda mais numa faculdade norte-americana. O IBM-PC, por exemplo, foi lançado em 1981. Obrigado.

    Responder
    1. AA40 disse:
      5 de janeiro de 2021 às 22:05

      Verdade anon, mas os tais professores que falaram isso. Talvez fosse mais comum na Califórnia e não no interior do Texas onde fica a Trinity University. Abcs AA40

      Responder
  9. Matheus disse:
    5 de janeiro de 2021 às 21:51

    Olá. Tenho uma pergunta: após anos comprando cotas de ETF (por exemplo, o IVVB11), quando enfim eu decidir parar de trabalhar e precisar retirar o dinheiro, como faço para ter o valor em mãos mas não esgotar minhas cotas de ações compradas?

    Para retirar o 4% para viver ao longo de um ano eu terei de vender cotas. Entendo que o raciocínio é o de que as cotas terão se valorizado tanto ao longo dos anos que a venda das mesmas não significaria a venda do valor principal, mas dos proventos, porém – e perdoem minha ignorância – eu não consigo entender o seguinte comentário do artigo:

    “Não, só venderá shares (que após 20 ou 30 anos de investimentos serão lucro e não o principal) se o yield ou o rendimento dos dividendos e juros da sua carteira não chegar a 4%aa. Leia o artigo para entender como operacionalizar.”

    Entendo que existe o raciocínio de que ouve a valorização, mas ainda assim você tem de vender as ações compradas (as cotas) para poder obter o dinheiro.

    Qual seria a solução para manter isso de forma indefinida?

    Uma vez mais, perdão se minha pergunta é confusa ou simplesmente estúpida, porém eu confesso que estou um pouco confuso.

    Responder
    1. AA40 disse:
      5 de janeiro de 2021 às 22:03

      Matheus, supondo que compraste uma cota de IVVB11 a R$39 em 2014. Hoje ela está valendo R$ 212, ou seja, quase 5 vezes e meia a mais. Os R$ 173 de "lucro" quando vender a cota são como se você tivesse comprando algo que só paga dividendos e o preço ainda hoje esteja em R$39. Veja que é a mesma coisa.
      Para manter isso indefinidamente, simplificadamente basta "manter" uma cota / R$39 investidos e utilizar o restante (renda passiva na forma de ganho de capital).

      Espero que não tenha ficado ainda mais confuso. Abcs AA40

      Responder
    2. Matheus disse:
      5 de janeiro de 2021 às 22:18

      Muito obrigado pela resposta. Não imaginei que você fosse responder tão rápido. Agora eu creio que entendi. Fiquei muito feliz ao descobrir seu Blog. Está me ajudando com várias dúvidas que tenho há alguns meses. Atualmente eu estou comprando ações de algumas empresas que rendem bons dividendos (Taesa, BB Seguridade, Itaúsa, AES Tietê) e de fundos imobiliários. Não vejo essa estratégia como um desastre, porém sempre me incomodou o fato de não conseguir saber por quanto tempo essas empresas vão ser grandes. Eu já tinha interesse em ETFs, na verdade logo que comecei a pesquisar esse tipo de investimento me atraiu. Só o que me incomodava era a “ausência” de dividendos diretamente depositados na corretora. Vejo agora que meu incômodo é algo ilusório. Entendo os riscos dos ETFs (em especial nos primeiros anos de aposentadoria), porém eles me parecem mais seguros do que depender de dividendos de empresas que podem acabar tendo problemas no futuro.

      Muito obrigado uma vez mais, e todo o sucesso do mundo para seu blog e seus planos de vida.

      Responder
    3. AA40 disse:
      5 de janeiro de 2021 às 23:15

      Sem problemas. Sim ETFs por serem ativos naturalmente diversificados tem risco intrinseco muito menor que uma única empresa.
      Veja que o que falei foi bem simplificado, com ganho de capital (no Brasil acima de 20k em vendas mensais) há imposto de renda mas isto não se aplica a ETFs nacionais ainda, já dividendos são isentos. Os R$39 a manter tbm, precisa incluir a inflação nisso…detalhes que aos poucos vc vai entendendo melhor, mas a ideia principal é essa, ganho de capital e dividendos são duas faces da mesma moeda, moeda essa que é o retorno total.
      Aqui tem algo a mais para ler: https://aposenteaos40.org/2019/11/sacando-os-4-porcento-tsr.html

      Abcs AA40

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para aa40.fire@gmail.com
Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para [email protected]
Compartilhe seus ganhos em 2025 e seus planos para 2026

Mais Recente na FIREsfera

1 mês de Mudança - Impressões até o Momento
Dec 06, 2025 02:12 — Viver, Viajar e Investir - VVI
Balanço - Novembro/2025
Dec 04, 2025 19:49 — Quero virar Vagabundo
Fechando o ano com rentabilidade e agradecimentos à Firesfera!
Dec 04, 2025 19:05 — Professora FIRE
Carteira de Dividendos – Dezembro de 2025
Dec 01, 2025 23:46 — Os Poupadores
A Decade Can Change Everything
Dec 01, 2025 14:30 — Millennial Revolution
Carteira Fórmula Mágica Novembro 2025
Dec 01, 2025 12:20 — Investidor Inglês
Breaking the Golden Handcuffs with 5 Kids | Sunny Burns | Ep 575
Dec 01, 2025 06:00 — ChooseFI
Fechamento de Novembro 25 - 8.714.306 (+1,37%)
Nov 30, 2025 15:01 — Independência Financeira ou Morte
Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
Nov 29, 2025 13:34 — Viagem Lenta
Happy Thanksgiving 2025!
Nov 24, 2025 03:38 — Retire by 40
The 50-year mortgage is not as bad as we’ve been told!
Nov 19, 2025 09:00 — Early Retirement Now
VIDA
Nov 16, 2025 12:15 — Caminho das Pedras
Learning How to Spend Money (While Enjoying Every Dollar Spent)
Nov 14, 2025 14:29 — Financial Independence and Early Retirement Blog - Mad Fientist
Atualização Patrimonial Out/2025 R$2.967.506 (+0,07%) | TSR 4% R$9.982
Nov 13, 2025 18:22 — FIRE Arroz com Feijão
How Unlimited Free Stuff from Amazon Almost Ruined My Retirement
Oct 07, 2025 01:32 — Mr. Money Mustache

⇘Veja mais antigos ⇘Veja Blogs da FIRESFERA

 

Receba nossa Newsletter Mensal


Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

MAIS LIDOS ESTE MÊS
crap

Termômetro FIRE
crap

Enquete

Qual tipo de FIRE está planejando?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ferramentas

Cadastre seu blog na firesfera


LIVROS RECOMENDADOS

Twitter/X do AA40-Clique aqui

Podcast do AA40

Subscreva no seu player preferido

Entre de vez para o Movimento FIRE Brasil

Receba novidades em seu email e um relatório FIRE-DASH mensal com o que aconteceu no mercado


Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Featured in
M&R
ECONOWEEK UOL

Aviso / Isenção de Responsabilidade

O conteúdo do Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/), incluindo artigos, ferramentas como o simulador Monte Carlo, e outros recursos, é fornecido exclusivamente para fins educacionais e de entretenimento, com base no direito de expressão garantido pelos artigos 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados, e nada neste site deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro, jurídico ou fiscal. Os ativos, estratégias ou cenários mencionados refletem opiniões e experiências pessoais dos autores, que podem não ser adequados para outros investidores. Resultados passados não garantem resultados futuros, e as ferramentas de simulação geram estimativas probabilísticas, não previsões precisas. Encorajamos os usuários a consultar profissionais financeiros qualificados antes de tomar decisões de investimento ou aposentadoria. O uso deste site e de suas ferramentas é de exclusiva responsabilidade do usuário. O Aposente aos 40, seus criadores, colaboradores e afiliados não se responsabilizam por perdas, danos ou consequências decorrentes do uso das informações aqui fornecidas. Ao acessar este site, você reconhece e aceita os riscos inerentes às decisões financeiras e às projeções de mercado. Podemos receber comissões por links afiliados ou conteúdo patrocinado, sem custo adicional para você. Comentários de leitores não representam a opinião do Aposente aos 40. Todo o conteúdo é voltado principalmente para o público brasileiro; usuários de outros países devem verificar a conformidade com regulamentações locais.

💠 Consulte nossa Política de Privacidade 💠 Siga-nos no X : https://twitter.com/aa40_fire

2025 © AA40 - www.aposenteaos40.org | Todos os Direitos Reservados | [email protected]
WordPress and Bam.
Responder

Não mostrar novamente